Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»SHOPPING»50% dos brasileiros acreditam que IA ajudaria a economizar em compras, aponta pesquisa
    SHOPPING

    50% dos brasileiros acreditam que IA ajudaria a economizar em compras, aponta pesquisa

    21/12/202401
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    O projeto que regulamenta a Inteligência Artificial no Brasil foi aprovado pelo Senado, que segue agora para a Câmara dos Deputados analisar esse que será um marco regulatório e deverá impactar as indústrias que fazem uso desse recurso. O texto visa trazer definições mais claras sobre a tecnologia. Sob o ponto de vista do consumidor, 50% dos brasileiros acreditam na utilidade da IA para economizar dinheiro, ou seja, para comparar produtos mais baratos, ou onde encontrá-los com menor preço, foi o que revelou uma pesquisa da Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem.

    Segundo Giovanna Dominiquini, diretora de vendas da Infobip, esse dado evidencia como a Inteligência Artificial já faz parte da rotina das pessoas, que estão até mesmo conseguindo economizar fazendo compras mais inteligentes. “Recursos como a IA são uma grande tendência no mercado e a regulamentação dessas diretrizes precisa favorecer tanto o mercado, quanto a proteção e segurança de todas as pessoas. É papel das empresas também  ficarem atentas sobre como devem usar essa ferramenta a seu favor, seja para ajudar na comparação de produtos, explicar diferenças e até mesmo investir em personalização”, explica. 

    Ao focar nas preferências dos clientes, o setor varejista pode sair na frente criando um banco de dados para direcionar ao cliente a melhor experiência para cada gosto. De acordo com o mesmo estudo, 33% dos brasileiros disseram achar útil o uso da IA para criar listas de produtos personalizadas com seus gostos e necessidades. 

    Com a tramitação de um marco, Giovanna acredita que ficará muito mais difícil disseminar fake news, além de um processo mais transparente na utilização da tecnologia, o que garante maior proteção ao consumidor e um mercado mais justo para as empresas. No entanto, a especialista alerta para que futuras responsabilizações de uso prejudicial da IA sejam analisadas com cautela. “Deve-se ter pessoas muito envolvidas em tecnologias como a IA e capazes de examinar com profissionalismo a responsabilidade dos envolvidos, de modo a não prejudicar um mercado tão promissor. Os próprios dados da pesquisa mostram o quanto a população já utiliza para algo tão positivo, que é a economia. Isso também ajuda a marcas que possuem preços mais competitivos e, talvez não tão conhecidas, a adentrarem a lista de compras dos brasileiros”, ressalta.

    Outros dados da pesquisa revelam como o brasileiro quer utilizar a IA na hora de fazer compras e até mesmo para encontrar produtos utilizando imagens, como é o caso de 41% dos entrevistados que dizem preferir carregar fotos em plataformas que tenham Inteligência Artificial, quando não sabem ou não querem digitar o nome do que buscam. Já 44% falam que a IA ajudaria a explicar diferenças entre um produto e outro, enquanto 34% utilizariam para resumir avaliações desses produtos. Ainda sobre como a população almeja fazer uso da tecnologia, 32% disseram que gostariam de recomendações de novos produtos com base no histórico de compras.

    “É importante também que as empresas trabalhem de acordo com os canais favoritos de seus clientes para entender em qual deles deve investir recursos de Inteligência Artificial, tornando a jornada de compra mais fluída e assertiva”, comenta Giovanna. Na Black Friday deste ano, por exemplo, os canais favoritos foram o SMS, e-mail e WhatsApp, registrando mais de 1,6 bilhão de interações durante o dia, de acordo com dados globais da Infobip. 

    A tendência é que a IA continue em constante evolução no mercado e se transforme em uma assistente de compras potente. Os consumidores estão ficando mais habituados com o uso da tecnologia e a enxergam como uma aliada — que auxilia na procura do produto mais barato e daquele que ela está buscando. “Não só em períodos de maior movimento do comércio, mas para todas as épocas do ano, a Inteligência Artificial deve ser usada a favor das empresas em todas as épocas para aumentar a satisfação do cliente e fazer com que ele permaneça com a marca sempre”, finaliza. 

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    MARIA LUCIA VIEIRA DE SOUZA
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos

    09/05/2025

    Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"

    09/05/2025

    Iguatemi Campinas e Galleria Shopping celebram a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Rede Fortaço chega ao mercado varejista de materiais de construção

    13/12/20230

    Juristas refletem sobre prazos processuais preclusivos de contratos FIDIC em evento do Instituto Brasileiro de Direito da Construção

    16/02/20240

    O que esperar do mercado de provedores para 2025?

    09/04/20250

    Conheça o corpo técnico por trás do Projeto Verde Cinza: Um espetáculo de conscientização ambiental

    28/04/20250

    ANDRITZ marca presença no 56° Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, da ABTCP 2024

    26/09/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.