São Paulo, 11 de dezembro de 2024 – A Wake Creators, líder em marketing de influência baseado em dados, divulga pesquisa feita com sua base de criadores de conteúdo sobre a pós-Black Friday. O material traz insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, estratégias das marcas e o impacto das campanhas realizadas durante o maior evento de varejo do ano.
O estudo revelou que 74% dos influenciadores observaram um aumento na procura das marcas por ações de Black Friday em comparação a 2023. Entre os formatos de conteúdo que mais geraram interações com a audiência, os vídeos curtos, como reels, lideraram com 58% de preferência, seguidos por stories com links (33%), posts no feed (6%) e lives (3%).
Além disso, a Black Friday continua sendo uma das datas sazonais mais relevantes para o mercado, com 56% dos entrevistados percebendo um maior engajamento em comparação a outras ocasiões, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados.
A pesquisa da Wake Creators também investigou quais influenciadores se sobressaíram nas campanhas de Black Friday, entre os mais citados estão Virginia com 6% das menções, seguida por Lucas Rangel (3%), Alvxaro (2%), Beatriz do Brás (2%) e Ivete Sangalo (2%).
Já em relação às marcas que mais se destacaram nas campanhas, está a Amazon liderando o ranking (9%), seguida por Magazine Luiza (7%), Shopee (6%) e Mercado Livre (4%). Além disso, a Amazon também foi mencionada como a empresa com a qual os participantes mais gostariam de ter trabalhado durante a Black Friday (8%), acompanhada por Shopee (5%), Magazine Luiza (5%), Mercado Livre (4%) e Nike (4%).
Para o futuro, os entrevistados indicaram que as campanhas de Black Friday podem ser aprimoradas com maior liberdade criativa, apontada por 61% como prioridade. Além disso, melhorias na comunicação e no briefing (58%), uma integração mais eficaz com os times de marketing das marcas (46%) e suporte mais estruturado durante as campanhas (35%) foram destacados como aspectos fundamentais para garantir colaborações mais alinhadas e resultados ainda melhores.
“A Black Friday é mais do que uma data de promoções; é um verdadeiro termômetro para o poder do marketing de influência. Entender como os influenciadores vivenciam esse momento nos oferece insights valiosos para moldar estratégias mais eficientes e criativas. Eles são a ponte entre as marcas e os consumidores, e essa análise pós-evento não apenas ajusta as abordagens, mas também fortalece a colaboração e amplia o impacto ao longo de todo o ano”, afirma Julia Affonseca, Diretora de Negócios e Operações da Wake Creators.
*A pesquisa sobre pós-Black Friday da Wake Creators ouviu um total de 393 criadores de conteúdo cadastrados na plataforma da empresa na primeira semana de dezembro de 2024.
Sobre a Wake Creators:
A Wake Creators é uma empresa de tecnologia, com mais de 10 anos de existência, líder em marketing de influência baseado em dados. Fundada em 2014, foi adquirida pelo grupo LWSA em 2021, e desde 2023 faz parte do ecossistema Wake, que oferece soluções digitais integradas para o varejo e a indústria. A Wake Creators tem a maior base de influenciadores da América Latina, com 260 mil criadores cadastrados e usa inteligência artificial e machine learning para as campanhas trazerem o melhor impacto e performance para as marcas. No portfólio de clientes, grandes marcas, como Samsung, Ambev, Spotify, Unilever, Bradesco, Natura, Magazine Luiza, iFood, entre outras. Saiba mais em: https://wake.tech/wake-creators/
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ELLEN ALVES BATISTA
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