Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Manejo da dor e febre mantêm os cavalos saudáveis e com elevado desempenho

    08/05/2025

    Alerta aos tutores. Ingestão de alimentos contaminados podem provocar problemas gástricos em pets

    08/05/2025

    Fraude no INSS: quem protegerá os aposentados?

    08/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quinta-feira, maio 8
    EM DESTAQUE
    • Manejo da dor e febre mantêm os cavalos saudáveis e com elevado desempenho
    • Alerta aos tutores. Ingestão de alimentos contaminados podem provocar problemas gástricos em pets
    • Fraude no INSS: quem protegerá os aposentados?
    • Gestores públicos do Brasil se reúnem em Seminário sobre Eficiência e Transparência, em Fortaleza
    • São Paulo inaugura a primeira ÁREA DE POUSO 01, e entrega 60 motolâncias ao SAMU
    • Presidente Lula nomeia Marcelo Morgado para o TRE-MT e reforça protagonismo jurídico de Mato Grosso
    • Glaucoma atinge milhões de pessoas e exige atenção para diagnóstico precoce
    • Entendendo as Verdades sobre o Uso de Fórmula Infantil nos Primeiros Anos de Vida
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»SAÚDE»93% dos atendimentos em UPAs da Fundação Leandro Bezerra de Menezes acontecem em até 2 horas
    SAÚDE

    93% dos atendimentos em UPAs da Fundação Leandro Bezerra de Menezes acontecem em até 2 horas

    06/12/202300
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    No mês de setembro, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza administradas pela Fundação Leandro Bezerra de Menezes (FLBM) realizaram 100% dos atendimentos aconteceram dentro do prazo máximo de quatro horas indicado pelo Protocolo de Manchester, que classifica os pacientes conforme o grau de criticidade apresentado e estabelece os casos prioritários. Desses, 93% dos pacientes foram atendidos em até duas horas.

    A instituição é responsável pelas UPAs Vila Velha, Bom Jardim e Edson Queiroz que, juntas, realizaram 29.089 atendimentos no mês. Desses, 9.929 pacientes foram atendidos na UPA Vila Velha, 9.800 na UPA Bom Jardim e os 7.626 restantes da UPA Edson Queiroz.

     A maior parte desses atendimentos (55%) foi classificada como pouco urgente, identificados pela cor verde e que podem esperar até duas horas por atendimento. Em seguida, representaram parcela significativa dos pacientes aqueles com quadros de urgência (31%), sinalizados pela cor amarela e que devem ser atendimentos em até uma hora.

    Os casos muito urgentes totalizaram cerca de 7% dos atendimentos, tendo sido consultados em no máximo 10 minutos. Já os pacientes com risco de morte, que são os casos de emergência, devem ser atendimentos assim que adentrarem na unidade e representaram 0,7%. Por fim, os pacientes não urgentes, que podem esperar até quatro horas por atendimento, totalizaram apenas 0,3% do total de atendidos.

    Com o desempenho, as unidades registraram um percentual de satisfação dos pacientes de 98% no mês.

    Trabalho de melhoria

    A diretora técnica da UPA Edson Queiroz, Vanessa Alencar, detalha que, para atingir a meta relacionada ao tempo de atendimento – um dos principais fatores de reclamações de pacientes a instituições públicas de saúde – foi realizado um intenso trabalho de sensibilização e orientação do corpo clínico sobre a importância do atendimento no tempo preconizado pelo Manchester desde janeiro deste ano, além de acompanhamento diário do quantitativo de atendimentos médicos.

    Ela também pontua que foi realizada avaliação in loco de alguns atendimentos realizados na unidade desde a classificação de risco até a entrada do paciente em consultório médico. Esse acompanhamento permitiu a identificação de problemas na prática, como uma dificuldade com as chamadas via painel, que foi resolvida junto à equipe de TI.

    “Outra medida, principal até, foi instituir uma reunião de integração com os diretores técnicos da unidade sempre que os médicos são admitidos. Nela, orientamos os fluxos e regras da unidade, além de treinar os protocolos clínicos”, afirma.

    “Estamos tendo poucas admissões, porque já temos um quantitativo bom de profissionais aptos a dar plantões. Mas, sempre que preciso, fazemos uma convocação e essas reuniões são realizadas dentro da unidade por um dos diretores, com visita guiada aos setores”, acrescenta Alencar.

    Ainda sobre a dificuldade de estabelecer um padrão de qualidade em um quadro de médicos rotativo, a diretora técnica pontua que a localização da UPA Edson Queiroz é próxima à residência de muitos profissionais, o que acaba por estimular o repasse de plantões.

    “Com isso, mais médicos passam pela unidade, que tem um fluxo elevado de pacientes. Se não houver uma orientação contínua sobre os fluxos, acaba gerando problemas”, alerta.

     

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Glaucoma atinge milhões de pessoas e exige atenção para diagnóstico precoce

    08/05/2025

    Entendendo as Verdades sobre o Uso de Fórmula Infantil nos Primeiros Anos de Vida

    08/05/2025

    53% dos brasileiros se exercitam: aprenda a escolher o tênis certo para cada modalidade esportiva

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    Como organizar suas finanças? 5 passos para o sucesso

    06/03/20250

    Shopping Anália Franco recebe atração do filme Kung Fu Panda 4

    21/03/20240

    Estações do Metrô, CPTM e EMTU recebem ações de saúde no Novembro Azul

    21/11/20240

    Ecosan fornecerá à Sabesp projeto de dessalinização para Ilhabela

    21/09/20240

    Duda Real comemora meio milhão de seguidores em seu perfil do Instagram; veja!

    17/07/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Continental Shopping sorteia New HR-V em campanha especial de Dia das Mães

    07/05/2025

    Shopping Santa Cruz reforça mix de lojas com novas inaugurações e ampliações

    07/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.