Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Quais as diferenças do tratamento ortodônticos para jovens e adultos

    14/05/2025

    FGM Dental Group apresenta inovações em resinas e fortalece presença no CIOCE 2025

    14/05/2025

    Planos de Saúde Sob Medida: Como Reduzir Custos sem Perder Qualidade

    14/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quarta-feira, maio 14
    EM DESTAQUE
    • Quais as diferenças do tratamento ortodônticos para jovens e adultos
    • FGM Dental Group apresenta inovações em resinas e fortalece presença no CIOCE 2025
    • Planos de Saúde Sob Medida: Como Reduzir Custos sem Perder Qualidade
    • Deloitte conduz debates sobre inteligência artificial generativa na abertura do GenAI Summit 2025
    • Talento local na NBA: sete brasileiros por trás do estádio mais moderno do mundo
    • iFood Benefícios segue inovação acelerada e anuncia mais duas funcionalidades para transformar a gestão de RH
    • O Centro de Prevenção ao Câncer Júlia do Prado, em Patrocínio/MG, celebra 1 ano de atuação e anuncia a ampliação dos serviços
    • IgesDF e CIEE reforçam parceria e promovem alinhamento com gestores sobre o Programa Jovem Aprendiz
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Belo Horizonte é a 5ª maior cidade no consumo de artigos para casa e decoração
    ECONOMIA

    Belo Horizonte é a 5ª maior cidade no consumo de artigos para casa e decoração

    31/10/202300
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Belo Horizonte garantiu novamente seu lugar entre as cinco cidades líderes no ranking de consumo de artigos para casa e decoração. De acordo com o mapeamento realizado pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em colaboração com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), a capital mineira registrou uma significativa participação de 2,4% nessa categoria em 2022.
     

    Embora tenha se mantido no ranking entre as cinco maiores consumidoras, Belo Horizonte teve uma queda de 2,73%, em 2018 (3ª posição no ranking) para 1,9%, em 2019, (4ª posição no ranking). Manter-se na 5ª posição com 2,4%, em 2022, representa uma projeção de crescimento anual para a capital.  

    A cidade ficou à frente de Salvador (6ª), Curitiba (7ª), Recife (8ª), Fortaleza (9ª) e Goiânia (10ª).

    Cenário Nacional 

     

    De acordo com o estudo apresentado pela ABCasa, o mercado de varejo de artigos para casa, decoração, presentes, celebrações e utilidades domésticas do Brasil apresentou números expressivos em 2022, revelando um setor robusto e em crescimento constante, que movimentou mais de R$ 96,3 bilhões no ano passado, envolvendo 238,8 mil pontos de venda em todo o país.

    Dentre esses pontos de venda, 135,2 mil são lojas de varejo especializadas em artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, enquanto 103,7 mil são pontos de venda de varejo não especializado, incluindo lojas de departamentos, variedades e home centers.

    “É importante ressaltar que o nosso setor empregou um total de 2,7 milhões de pessoas em 2022, tanto em lojas especializadas como em varejistas não especializados.” aponta Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa. 

    A produção local de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas em 2022 correspondeu a R$ 54 bilhões, em valores líquidos, sem impostos, por meio de 25,9 mil unidades produtoras que empregam diretamente 458,5 mil funcionários.

    No que diz respeito ao comércio exterior, o setor de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas fez importações no valor de US$ 1,3 bilhão em valores FOB (Free on Board) em 2022. Paralelamente, as exportações brasileiras desses produtos somaram US$ 897 milhões, também em valores FOB, no mesmo período.

    Outro destaque dessas estatísticas é o consumo residencial nas principais cidades brasileiras. Entre as dez maiores cidades em consumo de artigos para casa, destacam-se: São Paulo com 9,2%, Rio de Janeiro com 4,5%, Brasília com 2,6%, Porto Alegre e Belo Horizonte, ambos com 2,4%. Esses municípios são vitais para o mercado de varejo desse setor.

    Segundo o presidente da ABCasa, esses dados demonstram a vitalidade e a importância do mercado de artigos para casa, decoração, celebrações, presentes e utilidades domésticas no Brasil. 

    “O nosso setor, ao lado da construção civil, teve um aumento expressivo no pós-covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração”, destaca Eduardo Cincinato.

     

    Sobre a ABCasa
     

    A Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil – ABCasa, é uma entidade sem fins lucrativos, que se constitui como a mais representativa do setor. Seu objetivo principal é fortalecer o segmento e criar uma base de relacionamento entre empresas, entidades de classe, fornecedores, distribuidores, importadoras e profissionais.

    Com mais de 650 associados, a organização auxilia na maturação do mercado de artigos para a casa e celebração, oferecendo conteúdos, estudos setoriais e organizando eventos importantes que geram excelentes oportunidades de negócios aos associados.

     

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Como declarar pró-labore e lucros no Imposto de Renda 2025

    14/05/2025

    Nova NR1 exige mapeamento de riscos psicossociais porém bancos ignoram exigência e podem enfrentar avalanche de ações trabalhistas

    14/05/2025

    Como clínicas estão se tornando financeiramente sustentáveis ao abandonar os convênios

    14/05/2025
    EM DESTAQUE

    Para promover nova experiência ao cliente, Mercadão dos Óculos lança totem que faz visagismo e ‘compra inteligente’

    06/08/20240

    O TEMPO E A TEMPERATURA: quarta-feira (29) com chuva em todo Norte

    28/11/20230

    Sustentabilidade e inovação em foco: Plástico Brasil 2025 debate reciclagem e novos materiais

    30/03/20250

    Hoje você foi adestrado pelo seu político favorito?

    04/02/20240

    Brasil já registrou mais de 1,7 milhão casos de covid em 2023

    11/12/20230
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Modelo Imola Urach faz sucesso com corpo escultural nas redes sociais

    20/08/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023

    A ascensão do mercado de apostas e os patrocínios esportivos e de grandes eventos

    12/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.