No espírito do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Movimento de Apoio ao Paciente com Câncer (MAC) uniu forças com os profissionais Luiz Nascimento (@luiz_ellus_) e Salvador Cabeleleiro (@salvador.cabelereiro), além das equipes de Oncologia e Psiquiatria da Internação do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), na tarde desta quarta-feira (22). Juntos, proporcionaram uma tarde especial de cuidados aos pacientes e acompanhantes.
Durante o evento, os pacientes receberam cortes de cabelo, barba e sobrancelha. “Um cabelo e uma barba podem parecer simples, mas para quem enfrenta um tratamento tão delicado, representam muito mais do que estética. Essa ação vai além do cuidado físico; é um gesto que eleva a autoestima, recorda a valorização da vida e proporciona um sorriso em meio aos desafios. Estamos aqui para fazer a diferença e mostrar que, juntos, podemos oferecer apoio e carinho a quem mais precisa,” destaca a secretária da Oncologia e idealizadora do projeto, Rosana Coelho.
Além dos cuidados estéticos, a ação incluiu a distribuição de brindes, como bonés e itens de higiene, fornecidos pela equipe de voluntários do MAC. A chefe do Serviço de Enfermagem da Oncologia, Kelly Marques, expressou a gratidão por poder oferecer carinho e cuidado aos homens em tratamento. “É reconfortante lembrar a valorização da vida e da sensação de bem-estar, em momentos como este, vemos a beleza da solidariedade transformando vidas. Cuidar da estética, do emocional e da saúde é essencial para uma assistência integral. Essa ação reflete nosso compromisso diário em oferecer não apenas tratamento, mas também carinho e dignidade aos pacientes que confiam em nossa equipe”.
A iniciativa não se limitou à Oncologia; os pacientes do serviço de psiquiatria do Hospital de Base também participaram ativamente. O chefe do Serviço de Enfermagem da Psiquiatria, Edinan Oliveira Neto, destacou a importância de ações direcionadas aos pacientes hospitalizados nessa área, ressaltando a necessidade de olhar para o paciente na totalidade, além dos transtornos mentais. “Ver essa iniciativa abraçando também os pacientes da psiquiatria é uma prova de que a saúde integral vai além dos diagnósticos. Ao olharmos para o paciente na totalidade reconhecemos a importância de ações como essas, que contribuem para uma assistência mais humanizada. Que iniciativas como essa se multipliquem, proporcionando bem-estar e cuidado a todos os que passam por nosso hospital.”
À tarde de cuidados reforça a importância de ações conjuntas e destaca o compromisso das equipes em proporcionar uma assistência integral, melhorando a qualidade de vida e humanizando o tratamento oferecido a todos os pacientes do HBDF pertencente ao IgesDF.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U