O Brasil tem mais de 20 milhões de empresas ativas, sendo 2,7 milhões abertas em 2022. Segundo dados do Painel Mapa de Empresas, o país está entre os que mais empreendem no mundo e subiu da 13ª posição para a 7ª no ranking mundial de empreendedores em 2022. Um relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revela que quase 10% da população adulta tem seu próprio negócio no país atualmente.
Para garantir a manutenção e a evolução da própria empresa, além de boa vontade, é preciso estar antenado aos movimentos e tomar alguns cuidados para atuar nesse mercado desafiador. Veja aqui seis dicas atuais para empreender :
1. Planejamento
Ter uma ideia bem definida é o guia para se debruçar sobre o planejamento, fazer um estudo de mercado, de possibilidades, público-alvo, chances de faturamento, localização do empreendimento ou oportunidades online etc. Para isso, é essencial organizar as finanças e traçar as metas, antes de colocar a empresa para rodar.
2. Parcerias estratégicas
Quando um empreendedor busca ter seus próprios produtos para venda, por exemplo, é fundamental optar por indústrias ou fornecedores que garantam a qualidade da oferta e da entrega. Além disso, um mix variado permite atender um público mais amplo e demandas de diversos perfis.
3. Consultoria de mercado
Hoje, existem empresas que além de fornecer o produto, trazem mentorias e treinamentos especializados no setor de atuação. Esse diferencial pode ser a chave para agregar expertise ao negócio, buscando conhecimento junto a empreendedores mais experientes e, obter um padrão de qualidade à frente da concorrência.
4. Qualidade do estoque
Para ofertas aderentes às necessidades dos clientes, é preciso ir além da quantidade Em uma sociedade cada vez mais protagonista de seu consumo, quem opta por fornecedores que prezam pela qualidade, pode concorrer com grandes marcas e fidelizar seu público de maneira definitiva.
5. Inteligência de dados
Quando o negócio é organizado a partir de seu banco de dados, é possível ter acesso às informações preciosas sobre seus clientes e, assim, atender as pessoas de forma personalizada, criando ofertas e ações de marketing .
6. Investimento na equipe
O passo definitivo é alinhar sua equipe aos objetivos. É essencial investir em treinamentos, construir líderes e estimular novos talentos para fortalecer operações, engajando os colaboradores a criar um time com foco em resultados .
*Jose Antônio é fundador do Grupo GD, empresa referência no mercado de joias B2B que atua desde a fabricação de peças, venda, entrega e consultoria especializada aos parceiros.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U