O Brasil pode perder 40% de disponibilidade de água até 2040, de acordo com estudo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Diante desse cenário, a Saint-Gobain Canalização, fabricante de tubos e acessórios de ferro fundido dúctil, reaproveita 85% de todo o efluente industrial gerado em suas unidades industriais, localizadas em Itaúna (MG) e Barra Mansa (RJ). Atualmente, a companhia conta com seis estações de tratamento de água e efluentes, que totalizam mais de 600 m³/h de líquidos reutilizados, o suficiente para abastecer aproximadamente 80 mil habitantes, o equivalente a 50% da população do município de Barra Mansa.
“Um dos nossos compromissos em prol do meio ambiente é reduzir a captação de água de corpos hídricos. Para isso, contamos com nossas estações de reuso de água, bem como sistemas de monitoramento, evitando desperdícios. Nossa meta é diminuir em 80% o descarte de água até 2025”, explica Marcelo Machado, CEO da Saint-Gobain Canalização para a América Latina.
Além das estações e processos com circuito fechado de água, a companhia possui sistemas que monitoram o adequado funcionamento dos equipamentos e bombas. Os sensores detectam possibilidades de quebras de maneira preditiva, possibilitando a manutenção antes do rompimento. Outra iniciativa da companhia é a captação de água da chuva por meio de sistemas específicos.
“Na nossa operação em Barra Mansa, obtemos água do Rio Paraíba do Sul. Com o reuso de água, deixamos de fazer a captação diretamente dos corpos hídricos, impactando positivamente na fauna, flora e na comunidade que utiliza esse bem tão essencial para a vida, principalmente em períodos de estiagem”, conclui Marcelo Machado.
Cuidados com o meio ambiente: da empresa para o mercado
A preocupação com a perda indevida de água e o seu uso consciente não é apenas uma iniciativa interna. A Saint-Gobain Canalização é a distribuidora exclusiva no Brasil do Filtralite, solução inovadora em argila expandida que substitui a areia ou areia e antracito em filtros convencionais utilizados em estações de tratamento de água em empresas de saneamento, indústrias, papeleiras e mineradoras. Entre os seus benefícios estão a redução do consumo de energia, o aumento da capacidade de vazão de cada filtro sem necessidade de construção de novos filtros e a entrega de água potável de melhor qualidade.
Além disso, a companhia também é responsável por distribuir o Surejoint, uma junta elástica que possibilita realização de teste de montagem sem necessidade de enchimento da linha, detectando eventuais erros de encaixe de tubos tipo ponta e bolsa. O anel de vedação garante a instalação correta, reduz manutenções e elimina o risco de perda física.
domingo, maio 11
EM DESTAQUE
- Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano
- Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA
- Quando a relação com a mãe é desafiadora, melhor comemorar ou se resguardar no Dia das Mães?
- Dia das Mães: Renata Fornari destaca o perdão como caminho para a libertação emocional
- Dia das mães 2025: O que elas realmente querem ganhar?
- DTM no puerpério: quando a dor na mandíbula revela o peso invisível da maternidade
- Médico mineiro é premiado por técnica inovadora de transplante de córnea durante maior congresso mundial de oftalmologia
- Cinco anos de telemedicina: de emergência a recurso indispensável na saúde