A Brigada de Incêndio do Hospital Municipal da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, tem mais de uma centena de colaboradores e todos estão orientados para agir rapidamente. No início de abril (dias 4 e 5), a turma de 105 pessoas, passou pelo treinamento intermediário para reforçar a segurança do trabalho. O conteúdo incluiu rotas de fuga, como ajudar os demais colegas e usuários que estejam nos andares, sabem manejar os equipamentos extintores e mangueiras, além de como se comportar para evitar o pânico nas situações de risco.
“Todo incêndio grande começa pequeno, por isso é importante ter uma brigada bem treinada para conter e prevenir”, enfatizou Bruno Levenes, bombeiro civil que coordenou os dois dias de capacitação. Ele trouxe exemplos de casos reais que poderiam ter sido evitados para debater com as turmas nas aulas teóricas. Juntos, os brigadistas analisaram os perigos e desenvolveram propostas de contenção e resolução. Nas aulas práticas percorreram as rotas, manusearam os equipamentos e se familiarizaram com a rotina diante de um alerta.
Conteúdo
Vídeo, com cenas de ocorrências reais, ajudou a trabalhar o conteúdo que incluiu definição do fogo, métodos de extinção de incêndio, fenômenos do fogo, formas de combate a incêndio, tipos de jatos, abordagem de locais e evacuação de local sinistrado e/ou de difícil acesso.
No módulo prático, realizado na área externa do hospital, os brigadistas combateram pequenos focos de incêndio, criados em área controlada para que pudessem experimentar extintores e mangueiras. Também houve simulação de ocorrência de ordem clínica, em que eles realizaram o resgate e deslocamento da vítima com utilização de pranchas rígidas.
Para Caio Reinaldo, um dos organizadores do evento e Técnico em Segurança do Trabalho, o treinamento organizado pelo Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, foi muito satisfatório e importante para a segurança de todos, colaboradores e pacientes, que frequentam o HMB.
Brigada de incêndio
A brigada de incêndio é um grupo de pessoas da própria instituição que atua na prevenção de focos de incêndio, no abandono de área e atendimento a vítimas de primeiros socorros. Uma brigada necessita atender os requisitos registrados pela ABNT NBR 14276:2020.