São Paulo, maio de 2024 – Temida por uns, amada por outros, importante para todos. A Matemática é uma das disciplinas escolares que mais gera resistência entre estudantes de várias idades. Tem até um dia em sua homenagem (6 de maio), comemorado em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, qute nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, e contribuiu para popularizar a ciência com romances como “O homem que calculava” e “Céu de Allah”. E para quem se pergunta qual é o propósito de saber a fórmula de Bhaskara, convidamos os professores André Villa Barbeiro e William Ulisses da Silva, do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, para mostrar algumas aplicações indispensáveis da matemática no dia a dia e como se preparar melhor para obter uma boa nota nas provas.
Finanças pessoais
A matemática é fundamental para entender e gerenciar finanças pessoais. Conceitos como juros compostos, orçamento, planejamento de investimentos e empréstimos são todos baseados em princípios matemáticos. “Somos 72 milhões de inadimplentes no Brasil. Nós devemos usar a matemática financeira para alcançar uma estabilidade financeira”, comenta William. Para isso, os estudantes podem se preparar aprendendo matemática financeira e praticando a aplicação desses conceitos em situações do dia a dia, como criar um orçamento mensal ou comparar diferentes opções de investimento. “É possível ajudar a família a calcular o imposto de renda e garantir a restituição de valores que podem representar um alívio no orçamento, por exemplo”, destaca.
Ciência de dados
A análise de dados é uma área em crescimento em diversos setores, incluindo negócios, ciência, saúde e tecnologia. “Por essência, a matemática é a ciência que conecta dados e analisa padrões, desempenhando um papel fundamental na análise estatística de dados, modelagem matemática e algoritmos de aprendizado de máquina”, afirma André. Os estudantes interessados em ciência de dados podem se preparar estudando estatística, álgebra linear, cálculo e programação, sugere o professor. “O importante é ter curiosidade, buscar investigar o porquê das coisas, enxergar as questões de um ponto de vista mais amplo e abrangente, sem se ater somente a fórmulas decoradas”, completa.
Engenharia e tecnologia
Muitos campos da engenharia e tecnologia dependem fortemente de conceitos matemáticos. Por exemplo, engenheiros utilizam cálculos matemáticos para projetar estruturas, desenvolver sistemas de energia renovável e otimizar processos industriais. “Estudantes interessados em engenharia e tecnologia devem se concentrar em matemática aplicada, física e programação”, recomenda William.
Ciências naturais e pesquisa
“A matemática é uma ferramenta essencial para a compreensão e análise de fenômenos naturais. Na física, por exemplo, equações matemáticas descrevem o movimento de objetos e as leis fundamentais do universo”, comenta André. Os estudantes interessados em ciências naturais e pesquisa podem se preparar estudando cálculo, álgebra avançada e estatística.
Arquitetura e design
William explica que, na arquitetura e no design, a matemática é utilizada para criar estruturas sólidas, calcular proporções e desenvolver projetos esteticamente agradáveis. Conceitos como geometria, trigonometria e geometria descritiva são aplicados no processo de design e construção. Estudantes interessados nesses campos podem se preparar estudando esses conceitos matemáticos e desenvolvendo habilidades de visualização espacial.
De forma geral, os estudantes podem se preparar para essas aplicações praticando com problemas do mundo real e buscando oportunidades de estágio ou projetos extracurriculares relacionados às áreas de seu interesse. “A escola não está levando a matemática para a casa do aluno, porque a matemática já está na casa dele, está em toda parte. Mas é necessário estimular a curiosidade e o interesse dos alunos por esse conhecimento”, analisa William. “Não precisa ter medo. A matemática é a mais humana das ciências, porque é pura criação da mente humana para resolver conflitos”, finaliza André.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro: Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola alemã de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Microsoft Education; e a da Rede de Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, o Colégio Visconde de Porto Seguro passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional com opções de currículos Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.