Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»SAÚDE»Atendimento focado na jornada do paciente reduz custos da instituição de saúde
    SAÚDE

    Atendimento focado na jornada do paciente reduz custos da instituição de saúde

    23/07/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Atendimento focado na jornada do paciente reduz custos da instituição de saúde
    Feedback contínuo e uso de tecnologias aprimoram a experiência e melhoram o desfecho clínico

    Nos últimos anos, o ecossistema de saúde tem vivido significativas transformações, ampliando o foco na experiência da pessoa. A jornada do paciente, que abrange desde o agendamento de consultas até o acompanhamento pós-tratamento, é um fator essencial para aprimorar a qualidade do atendimento e reduzir custos operacionais.

    De instituições de acreditação hospitalar como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Health Information and Management Systems Society (HIMSS), principal associação de informática em saúde do mundo, a reguladoras como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), todas são enfáticas em recomendar que as instituições de saúde acompanhem a satisfação de pacientes.

    Por exemplo, pacientes que desfrutam de uma experiência positiva tendem a seguir mais rigorosamente as recomendações médicas, o que leva a melhores desfechos clínicos e reduz a probabilidade de complicações e readmissões hospitalares. Além disso, uma experiência satisfatória fortalece a reputação da instituição, influenciando diretamente a escolha do cliente em um mercado competitivo.

    “Temos visto movimentos dos gestores da saúde buscando melhorar a experiência assistencial, não somente pelo mundo, mas aqui no Brasil também. Hoje o foco vai além do atendimento, pensando em todas as etapas que o paciente percorrerá”, afirma Emerson Zarour, Diretor da Global Health, unidade de inovação da MV, empresa líder na América Latina em desenvolvimento de software de gestão para a saúde.

    Neste contexto, a tecnologia desempenha um papel fundamental na modernização da jornada do paciente, desde o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que melhora a precisão do atendimento, até aplicativos de saúde que facilitam o monitoramento remoto e a comunicação paciente-profissional de saúde. A colaboração entre profissionais de saúde também é importante, garantindo um plano de tratamento abrangente e personalizado que melhora os resultados clínicos e a eficiência operacional.

    Além disso, o foco na jornada do paciente também traz eficiências operacionais significativas. Processos mais fluidos e comunicação clara ajudam a reduzir visitas repetidas e otimizam o uso de recursos. Com o feedback de pacientes sobre a experiência assistencial em programas de melhoria contínua, as instituições de saúde podem identificar oportunidades de promover soluções mais eficazes.

    No entanto, a implementação de uma jornada do paciente eficaz enfrenta desafios, como resistência à mudança, falta de infraestrutura tecnológica adequada e utilização de processos que dificultam a integração de dados. Superar essas barreiras requer um compromisso organizacional robusto, investimentos em tecnologia e educação contínua de pacientes e profissionais de saúde.

    “O que torna o processo de transformação digital mais eficiente é a adaptação dos profissionais de saúde e de pacientes ao novo modelo. Mudar o mindset é essencial, pois os processos e protocolos anteriores não fazem mais sentido na lógica da jornada digital. A partir do momento em que se torna mais prático agendar consultas, acessar exames, prescrever medicações ou registrar informações com apenas alguns cliques, o engajamento vem”, encerra o especialista.

    Sobre a MV
    Com o propósito de empoderar a sociedade no cuidado da saúde, a MV é uma multinacional que impulsiona a transformação digital no setor. Líder no mercado da América Latina, a companhia desenvolve há 36 anos, softwares inovadores para facilitar a gestão de hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, centros de diagnóstico e redes de atendimento público. À frente de um ecossistema robusto de empresas e soluções, a MV atende diretamente mais de quatro mil clientes usuários, assegurando eficiência, agilidade, precisão e segurança nos serviços de saúde. Descubra mais em www.mv.com.br.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    SOPHIA MUNIZ SALUSTIANO
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Do básico ao ideal, entenda o papel da ultrassonografia em cada fase da gestação

    09/05/2025

    Mordidas de pets podem causar infecções graves e levar à cirurgia na mão

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Seu ombro saiu do lugar? Entenda por que isso acontece e o que fazer

    17/04/20250

    Dicas de hidratação para enfrentar ondas de calor

    31/08/20240

    Z1 e idwall fecham parceria para atender à Resolução do Banco Central

    07/11/20230

    CMO aprova texto-base do orçamento de 2024 nesta quinta-feira (21)

    21/12/20230

    Biossoluções são os destaques da Acadian no Congresso Andav 2024

    21/08/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.