Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

    11/05/2025

    Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

    11/05/2025

    Quando a relação com a mãe é desafiadora, melhor comemorar ou se resguardar no Dia das Mães?

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    domingo, maio 11
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano
    • Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA
    • Quando a relação com a mãe é desafiadora, melhor comemorar ou se resguardar no Dia das Mães?
    • Dia das Mães: Renata Fornari destaca o perdão como caminho para a libertação emocional
    • Dia das mães 2025: O que elas realmente querem ganhar?
    • DTM no puerpério: quando a dor na mandíbula revela o peso invisível da maternidade
    • Médico mineiro é premiado por técnica inovadora de transplante de córnea durante maior congresso mundial de oftalmologia
    • Cinco anos de telemedicina: de emergência a recurso indispensável na saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Dia dos Pais: data pode injetar R$ 1,7 bilhão na economia da capital mineira
    ECONOMIA

    Dia dos Pais: data pode injetar R$ 1,7 bilhão na economia da capital mineira

    06/08/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    As vendas do mês de agosto, impulsionadas pelo Dia dos Pais, celebrado no dia 11, prometem injetar R$ 1,77 bilhão na economia da capital mineira. Esse valor, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), representa um aumento de 3,4% em comparação ao mesmo período de 2023, quando o montante para o período foi de R$ 1,71 bilhão.

    “Os comerciantes estão cada vez mais animados com o Dia dos Pais. A data abre as comemorações do segundo semestre e vem se fortalecendo como uma boa oportunidade de vendas”, celebra o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

    Na expectativa dos lojistas ouvidos pela entidade, espera-se que os consumidores invistam, em média, R$ 190,91 por presente, um aumento de 8,83% em relação ao último ano. Para 76,2% dos entrevistados, os filhos irão manter o mesmo nível de investimento nos presentes em comparação a 2023 e para 2%, os gastos serão maiores. Entretanto, 14,6% esperam uma redução.

    Em relação à quantidade de presentes adquiridos, 54,3% acreditam que os filhos vão comprar dois presentes; 43,1% esperam a compra de um item e 2,6%, acham que os clientes vão adquirir três presentes.
    As principais formas de pagamento apontadas são o parcelamento no cartão de crédito (60,9%) com uma média de três parcelas; à vista no crédito (24,5%); débito (7,3%) e PIX (6,6%).

    Roupas e utensílios domésticos para os pais
    Os produtos indicados pelos comerciantes como maior tendência a liderar as vendas na data são: roupas (41,2%), utensílios domésticos (13,3%), calçados (12,7%), acessórios (9,7%) e artigos de decoração (4,8%).
    Em relação ao estoque de itens, em comparação a 2023, 59,6% afirmam que vão manter o mesmo volume, 26,5% vão aumentar e 0,7% irão aumentar consideravelmente. Já 12,6% disseram que vão diminuir.

    Os principais motivos para a redução de estoque são o aumento excessivo dos preços sem o acompanhamento da renda mensal (55%) e a cautela dos consumidores que pretendem economizar (40%).

    “O preço praticado pelos fornecedores tem sido um ponto sensível para os lojistas. Nessa pesquisa, por exemplo, mais de 55% afirmam que os valores aumentaram. Isso, infelizmente, pesa no bolso do comerciante e ele precisa repassar esse custo para o preço final para se manter em atividade”, explica Souza e Silva.

    Apesar desse aumento de preços para a aquisição de mercadorias, 39,1% dos lojistas acreditam que as vendas deste ano serão melhores que as do ano passado e 39,7% acham que será igual. Para 19,2% serão piores e para 2%, muito pior. “Felizmente a confiança do comerciante nas datas comemorativas se mantém estável. Isso é um bom reflexo, especialmente dos acontecimentos econômicos vividos pela capital mineira no primeiro semestre, como redução da inadimplência, manutenção e geração de empregos e renda disponível”, avalia Marcelo de Souza e Silva.

    Estratégias de vendas
    Liquidação e flexibilidade nos pagamentos seguem como os principais impulsionadores de vendas, com aumento percentual em ambos os casos. Sendo que, em comparação ao último ano, a primeira estratégia foi utilizada por 47,5% dos lojistas na data e, em 2024, será por 61,6%. Já as facilidades de pagamento aumentaram de 16,6% para 20,5%. A pesquisa mostra ainda que 100% dos entrevistados vão investir em alguma ação publicitária para o Dia dos Pais, um crescimento de 22,6% em comparação ao último ano.

    “Essas estratégias são fundamentais para atrair os clientes, especialmente nas compras de datas comemorativas, onde muitos estão em busca de bons preços e facilidade para pagar as compras. É fundamental que os comerciantes estejam abertos a essas estratégias para conseguir potencializar as vendas e também fidelizar clientes”, aconselha o presidente da CDL/BH.

    Os entrevistados também citaram estratégicas como decoração da loja e vitrine (84,8%), mix de produtos (72,8%), divulgação dos produtos (58,9%), redução do preço dos produtos (1,3%) e aperfeiçoar o atendimento (1,3%). As respostas são de múltipla escolha.

    Para divulgar os produtos e as promoções para a data, os principais canais utilizados pelo comércio da capital serão a vitrine (85,4%), boca a boca (78,8%), Instagram (75,5%), WhatsApp (63,6), site próprio (20,5), carro de som (4,6%), Facebook (2%).

    Dados sobre a pesquisa

    A pesquisa da CDL/BH foi realizada entre os dias 15 e 30 de julho de 2024, com 151 comerciantes de Belo Horizonte. A margem de confiança é de 85% e o erro amostral é de 8%. Foram ouvidos empresários dos setores de vestuário (41,1%), papelarias e livrarias (13,2%), calçados (11,9%), joias e bijuterias (7,3%), presentes (4,6%), cosméticos e perfumaria (3,3%), utilidades domésticas (2,6%), utilidades gerais (2%).

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    MARIA CRISTINA GOMES REIS
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

    11/05/2025

    Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

    11/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025
    EM DESTAQUE

    Instituto Fliegen promove torneio amador de xadrez para crianças

    17/10/20240

    O TEMPO E A TEMPERATURA: possibilidade de chuva no litoral pernambucano na manhã desta quinta-feira (18)

    17/01/20240

    No carnaval, aumentam os riscos de dermatites de contato 

    06/02/20240

    CBRA/2024: Em Florianópolis, abertura oficial ressalta união e avanços científicos

    31/08/20240

    Feira de Troca-Troca de livros no Shopping ETC: circulação de saberes para o feriado de 7 de setembro

    02/09/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.