Uma imersão na história da escravidão e na força da resistência. Um romance que se aprofunda no tempo, bem como na alma humana para conduzir o leitor a uma história de dor, busca por identidade e também de resistência. A narrativa de Marco Aurélio Correia, professor da rede municipal do Rio de Janeiro, doutorando em educação no programa de pós-graduação ProPed-UERJ, revela a brutalidade da escravização de corpos negros entre África, Brasil e Haiti e nos convoca a pensar sobre aqueles homens e mulheres que lutaram para romper com esse passado hostil e assassino. Marco estará, com a sua obra, no estande da Urutau, no dia 12 de setembro, às 20h, para uma noite de lançamento e de autógrafos.
Muana, personagem principal da história, é uma jovem que ao sonhar ser artista, se depara com o seu destino brutal que foi interrompido pela escravidão. “Câmera Escura” [editora Urutau] acompanha a vida de Muana desde tenra idade, aproximando o leitor a Orixalidade, a religiosidade e a cultura ancestral, traçando um retrato da influência africana na formação da identidade brasileira, além de explorar as nuances do papel da mulher na sociedade, especialmente em relação à escravidão e à violência.
“Câmera Escura” cria uma atmosfera que nos faz confrontar com a realidade do brutal, porém nos mostra as belezas da esperança e a capacidade que a resiliência pode ter em nossas vidas, nos convidando à reflexão sobre o papel da literatura na construção de uma memória coletiva para uma sociedade justa e igualitária.
“Uma história para quem ama mulheres. Muana narra a sua busca por si mesma ao viver o trauma do cativeiro. Da escravização à liberdade, do Rio de Janeiro a Nova Orleans, e da fotografia ao cinema, a jovem, filha natural de Chioua atual Cabinda, reflete sobre como a arte é uma correnteza que a vida navega”, explica o autor Marco Aurélio.
O escritor estará também lançando o seu livro “Necropoéticas e outras histórias”, no dia 14 de setembro, pela editora Nua, durante Bienal do Livro de São Paulo.
Tanto “Câmera Escura” quanto “Necropoéticas e outras histórias”, revela o interesse de pesquisa do autor que coordena a Escola Criativa Audiovisual Àwòrán, onde ministra também aulas de introdução a roteiro e escrita criativa. Organiza o CineMGH, projeto que realiza exibições, formações e eventos nas comunidades do complexo de Manguinhos e outras periferias do Rio de Janeiro.
Sobre o autor:
Marco Aurélio da Conceição Correa é professor da rede municipal do Rio de Janeiro (SME-RJ), doutorando em educação no programa de pós graduação em educação (ProPed-UERJ), pósgraduado em ensino de história da África (PROPGPEC-CP2). Coordena a Escola Criativa Audiovisual Àwòrán, onde ministra também aulas de introdução a roteiro e escrita criativa. Organiza o CineMGH, projeto que realiza exibições, formações e eventos nas comunidades do complexo de Manguinhos e outras periferias do Rio de Janeiro. É autor do romance Câmera escura, do infantil Luiza e o som do tempo, dos poemas de Calema Pequena, do teórico Cinemas afro-atlânticos e dos contos de Necropoéticas.
Clique para ir até o perfil do autor:
https://www.instagram.com/marcorelio__/
FICHA TÉCNICA DE CÂMERA ESCURA
Título: Câmera Escura
Autor: Marco Aurélio Correa
Ano: 2024
Editora: Urutau
Gênero: Literatura brasileira, ficção, romance
ISBN: 978-65-5900-646-5
Páginas: 160
Preço: R$58,00 (livro físico)
Onde comprar: pelo site da Urutau ou diretamente com o autor
https://editoraurutau.com/titulo/camera-escura
SINOPSE DE NECROPOÉTICAS E OUTRAS HISTÓRIAS
Qual é o fio condutor de nossas vidas? E a quem interessa dizer que o oposto da vida é a morte? Dos recantos do Estácio às travessas do Pelourinho, do Brasil a Nairóbi e além, Necropoéticas e outras histórias propõe investigar o desencanto da morte para reencantar a vida, enlaçando múltiplas narrativas do povo negro em diáspora. São treze contos que conversam entre si e nos convidam a testemunhar experiências distantes do luto ocidentalizado, recriando linguagens e temporalidades e simbologias a cada história.
Para comprar: https://loja.umlivro.com.br/necropoeticas-e-outras-historias-6057956/p
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
jornalista.tamyristorres@gmail.com