Ruas limpas, praças preservadas, iluminação adequada e uma infraestrutura bem mantida criam um ambiente atrativo para investidores e empreendedores. Com a premissa de que uma cidade bem-cuidada impulsiona o comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) tem ressaltado junto aos candidatos na corrida eleitoral de 2024, a necessidade de comprometimento dos futuros gestores municipais com a zeladoria urbana.
“Lojistas e marcas enxergam valor em estabelecer seus negócios em locais que refletem cuidado e atenção aos detalhes. Uma cidade bem-cuidada, agradável e segura para os clientes, além de ser um lugar melhor para os moradores, se torna mais competitiva na atração de investimentos. Portanto, ao investir na zeladoria urbana e na conservação de áreas comerciais, o poder público estará, na verdade, investindo no crescimento econômico e na geração de empregos”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
A organização elaborou um documento que lista as pautas mais relevantes para o setor de comércio e serviços da capital mineira. Intitulado de “Caderno de Propostas”, o material tem sido entregue aos postulantes ao Executivo Municipal. O tema zeladoria urbana é um dos oito destaques e buscam garantir que os corredores comerciais estejam sempre limpos, bem iluminados, sem buracos nas ruas, seguros e prontos para receber as fortes chuvas.
Levantamento feito pela CDL/BH mostra que, embora haja avanços, a cidade ainda possui mais de 500 pontos críticos conhecidos de descarte irregular de lixo; faltam manutenção adequada nas lixeiras públicas; só no ano passado, foram abertas cerca de 500 reclamações por dia sobre tapa-buraco; relacionados à iluminação pública foram, ao todo, mais de 17 mil chamados no ano. Além disso, o cidadão que solicita o serviço de poda de árvores precisa esperar, em média, 59 dias para ver sua demanda ser atendida.
“Apesar dos avanços, ainda há muito a ser melhorado em Belo Horizonte quando se trata de zeladoria urbana. O setor de comércio e serviços é diretamente afetado pela manutenção da cidade, especialmente as lojas de rua que, infelizmente, podem perder vendas para as lojas on-line ou centros comerciais fechados, que conseguem manter uma zeladoria eficiente. Por isso, é fundamental que o próximo prefeito ou prefeita enxergue o cuidado com a cidade como um impulsionador da economia”, defende Souza e Silva.
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MARIA CRISTINA GOMES REIS
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