Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Manejo da dor e febre mantêm os cavalos saudáveis e com elevado desempenho

    08/05/2025

    Alerta aos tutores. Ingestão de alimentos contaminados podem provocar problemas gástricos em pets

    08/05/2025

    Fraude no INSS: quem protegerá os aposentados?

    08/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quinta-feira, maio 8
    EM DESTAQUE
    • Manejo da dor e febre mantêm os cavalos saudáveis e com elevado desempenho
    • Alerta aos tutores. Ingestão de alimentos contaminados podem provocar problemas gástricos em pets
    • Fraude no INSS: quem protegerá os aposentados?
    • Gestores públicos do Brasil se reúnem em Seminário sobre Eficiência e Transparência, em Fortaleza
    • São Paulo inaugura a primeira ÁREA DE POUSO 01, e entrega 60 motolâncias ao SAMU
    • Presidente Lula nomeia Marcelo Morgado para o TRE-MT e reforça protagonismo jurídico de Mato Grosso
    • Glaucoma atinge milhões de pessoas e exige atenção para diagnóstico precoce
    • Entendendo as Verdades sobre o Uso de Fórmula Infantil nos Primeiros Anos de Vida
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Faturamento do varejo cresce 7% em julho, apesar de queda no fluxo de visitas, revela IPV
    ECONOMIA

    Faturamento do varejo cresce 7% em julho, apesar de queda no fluxo de visitas, revela IPV

    28/08/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    No mês de julho de 2024, o varejo físico brasileiro apresentou uma performance mista. Enquanto o fluxo de visitação em lojas físicas recuou em comparação ao mesmo período do ano anterior, o faturamento do setor mostrou crescimento expressivo de 7% em âmbito nacional. De acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV), pesquisa organizada pela HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), essa elevação nas vendas foi impulsionada, em grande parte, pelo aumento no ticket médio. 

     

    Desempenho do fluxo de visitas 

    Após dois meses de crescimento acentuado, em razão de datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Namorados, julho registrou uma desaceleração. O fluxo de visitação em shopping centers caiu 5%, enquanto as lojas de rua tiveram um recuo mais modesto, de 1%. Esses números indicam uma retração após o forte desempenho observado nos meses anteriores. 

     

    Faturamento em alta 

    Contrariando as expectativas geradas pela diminuição do fluxo, o faturamento geral das lojas físicas cresceu 7%. Esse avanço foi observado em todas as regiões do país, com destaque para o Sul e o Nordeste, onde o crescimento foi de 11%. Esse desempenho positivo está associado a um expressivo aumento de 8% no ticket médio, que reflete o comportamento de consumo em um ambiente econômico ainda desafiador. 

     

    “O varejo nacional em julho mostrou alguns desafios importantes. A combinação de inflação, juros elevados e crédito restrito está moldando um consumidor mais cauteloso e seletivo. O setor precisará continuar adaptando suas estratégias, tanto em termos de oferta quanto de financiamento, para navegar nesse ambiente econômico um pouco mais complexo e volátil. A capacidade de inovar e oferecer valor percebido será crucial para sustentar o crescimento nos próximos meses”, comenta Eduardo Terra, sócio da HiPartners e Presidente da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. 

     

    Análise regional e setorial 

    Regionalmente, os resultados variaram no que diz respeito ao fluxo de visitantes, com algumas regiões apresentando crescimento e outras, retração. No entanto, todas registraram aumento no faturamento, sinalizando uma recuperação do poder de compra em várias partes do país. 

     

    Setorialmente, o destaque mais uma vez foi o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, que atingiu crescimento de 11% no faturamento, mantendo a tendência positiva observada nos meses anteriores. Em contrapartida, o setor de móveis e eletrodomésticos mostrou uma queda de 9% no faturamento, destacando-se como a exceção entre os setores monitorados. 

     

    Confira os principais destaques do levantamento do IPV de julho/24:  

    As lojas de shopping centers registraram uma retração de 2% no fluxo de visitação, enquanto as lojas de rua tiveram uma queda de 1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior; 

    Apesar disso, o faturamento no varejo cresceu 7%, com destaque para as regiões Sul e Nordeste, que cresceram 11%; 

    O ticket médio geral apresentou uma variação positiva de 8%, com as lojas de rua e de shopping alcançando crescimento de 10% e 5%, respectivamente; 

    O setor de “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” foi o destaque setorial, com alta de 11% no faturamento em relação a julho de 2023, mesmo tendo andado de lado na quantidade de vendas, cuja variação foi de 0% no período; enquanto o setor de móveis e eletrodomésticos sofreu redução de 9% no volume financeiro, mesmo tendo crescendo 4% em cupons emitidos. 

     

    Para obter o estudo completo, acesse: www.hipartners.com.br/ipv/. 

        

    Sobre a HiPartners Capital & Work     

    Criada em 2012, a HiPartners Capital & Work nasceu de um projeto pessoal do empreendedor Walter Sabini Junior, responsável pela venda da Virid, plataforma de e-mail marketing adquirida em 2011 pela Serasa Experian. Hoje é o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs, buscando alavancar empreendedores e soluções para gerar impacto no varejo brasileiro. Para saber mais, acesse: www.hipartners.com.br       

          

    Sobre a SBVC         

    Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competitividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses do setor e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: conteúdo, relacionamento, responsabilidade social e apoio técnico. Acesse: www.sbvc.com.br  

     

    Sobre a FX Data Intelligence      

    A FX Data Intelligence é uma plataforma que fornece insights para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja, como dados de fluxo e jornada de compra, com outros dados, como vendas e campanhas de marketing, oferecendo indicadores inteligentes capazes de recomendar as melhores decisões e fazer análises preditivas. Dessa forma, o varejista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br        

          

    Sobre a F360      

    Fundada em 2013 por Henrique Carbonell, Fernando Carbonell e Luiz Fernando Payolli, a F360 é uma startup com a missão de transformar a gestão de varejo de franquias e do pequeno e do médio varejista, desenvolvendo a melhor ferramenta de gestão do Brasil. O objetivo é gerar eficiência operacional, evitar perdas financeiras aos seus usuários e potencializar as vendas. Desenvolvida por — e para — o varejista, a plataforma oferece, em uma ferramenta única, a integração de todos os processos de gestão de uma franquia ou de pequeno e médio varejo. A empresa faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs. Para saber mais, acesse: https://www.f360.com.br/.        

              

    Sobre a 4intelligence        

    A 4intelligence é uma startup que desenvolve soluções para suportar tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de algoritmos e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando obter as respostas mais acuradas, para que sejam entregues no momento correto às pessoas certas. Acesse: www.4intelligence.com.br       

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    HERIKA MENDES GRACINDO COSTA
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Click Cannabis ocupa as ruas para mudar o jeito como o Brasil vê a cannabis medicinal

    08/05/2025

    Mães que inspiram: A celebração da LocExpress

    08/05/2025

    Indústrias precisam repensar marca empregadora para sobreviver à escassez de talentos, aponta especialista

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    SP recebe delegação de SC e debate ações de acolhimento voltadas para população de rua

    26/11/20240

    “Para mim, todo mundo tem que se engajar com a questão ambiental”, diz Dudu Azevedo em entrevista

    05/03/20240

    Eleições em São Paulo: As pesquisas movem opiniões e estratégias políticas

    31/05/20240

    Outubro registra 162 pedidos de recuperações judiciais e tem recorde do ano, mostra Serasa Experian

    25/11/20230

    Cientistas de SP e da Índia criam tratamento promissor contra tumores sólidos

    26/04/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Continental Shopping sorteia New HR-V em campanha especial de Dia das Mães

    07/05/2025

    Shopping Santa Cruz reforça mix de lojas com novas inaugurações e ampliações

    07/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.