Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»TECNOLOGIA»Inteligência Artificial aumenta gastos na nuvem e aquece mercado de Finops
    TECNOLOGIA

    Inteligência Artificial aumenta gastos na nuvem e aquece mercado de Finops

    29/08/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Apesar de permanecer relacionada como principal protagonista do ciclo de hype para tecnologias emergentes do Gartner, conforme publicação veiculada recentemente, a Inteligência Artificial (IA) começa a despertar um certo incômodo com relação à necessidade de aumento de gastos na nuvem para sua utilização. Um estudo da Finops Fundacion revelou que 45% das empresas consideradas grandes consumidoras de nuvem, ou seja, aquelas que gastam US$ 100 milhões ou mais anualmente, já tendem a ver IA como uma fonte de custo variável em rápido crescimento que precisa ser gerenciada.

    De acordo com o Gerente de Cloud Services da Sencinet, Danilo Silva, a inexistência de um serviço de Finops adequado para controlar o desenvolvimento de soluções baseado nesta tecnologia pode realmente levar as companhias a perdas financeiras significativas. “Embora muitas empresas já estejam focadas em reduzir custos, é possível que ainda existam oportunidades não exploradas. Ambientes de nuvem complexos e dinâmicos podem ocultar custos inesperados e as ferramentas disponíveis no mercado, embora eficientes, ainda não alcançaram o equilíbrio perfeito entre preço, usabilidade e intuitividade. Por isso, revisitar essas estratégias pode ajudar a identificar novas maneiras de otimizar ainda mais os gastos”, explica.

    A Sencinet, empresa integradora de soluções e serviços gerenciados, acaba de anunciar o lançamento de sua nova oferta de Finops, projetada para atender às crescentes demandas das empresas em gerenciar custos e otimizar o uso de recursos neste ambiente. Compatível com as principais plataformas de nuvem do mercado, incluindo AWS, GCP, Azure, OCI e Huawei Cloud, o serviço proporciona gestão eficiente e integrada de todo o ambiente cloud. A ferramenta oferece condições de evitar que até 30% do orçamento das empresas destinado à nuvem seja desperdiçado devido a práticas de gestão ineficazes.

    Segundo ele, a reformulação do serviço de Finops da Sencinet tem justamente o objetivo de cobrir este gap e maximizar o valor do retorno dos investimentos em nuvem, oferecendo compatibilidade com as plataformas mais utilizadas no mercado. “Com base nas melhores práticas do setor, nosso serviço incorpora processos, ferramentas e práticas que proporcionam visibilidade completa dos custos e promovem a colaboração entre equipes de finanças, operações e desenvolvimento”, afirma.

    O executivo argumenta que sem um serviço de Finops as empresas assumem a imprevisibilidade como parte de sua operação de nuvem e aceitam o risco de encontrar custos descontrolados, desperdício de recursos e falta de transparência nos gastos com nuvem. Isso pode levar a decisões de negócios baseadas em dados incompletos ou imprecisos, impactando negativamente a lucratividade e a capacidade de inovação.

    Ao adotar um serviço de Finops, as empresas conseguem realmente ter a certeza de que há uma governança sobre os gastos com seus serviços de nuvem, graças à otimização contínua e à alocação precisa de custos. Além disso, o Finops estimula uma cultura de eficiência e contribui para decisões de negócios mais informadas e estratégicas.

    Danilo Silva comenta que a aposta no mercado de Finops pela Sencinet é uma resposta da empresa à crescente complexidade na gestão de custos de nuvem. “A rápida adoção de tecnologias de inteligência artificial e modernização de aplicações impulsiona a demanda por um controle financeiro mais rigoroso, fazendo do Finops uma disciplina essencial para qualquer empresa que deseje manter a competitividade”, concluiu.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    CAIQUE TEIXEIRA ROCHA
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

    08/05/2025

    IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

    08/05/2025

    ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    Já está no ar a retrospectiva anual do iFood para os clientes, saiba como acessar-

    09/12/20241

    Progress apresenta nova versão do Flowmon com recursos de IA para análise contextual de ameaças cibernéticas

    07/12/20230

    Inovação em programa de fidelidade aumenta em 242% as vendas em apenas um ano

    20/11/20240

    Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice estreia no Raposo Shopping

    27/08/20240

    Quase 400 pessoas das cenas abertas de uso voltaram à autonomia após Hub de Cuidados

    10/04/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.