O setor de franchising brasileiro faturou um total de R$240,661 bilhões e 2023, representando um aumento de 14% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com o crescimento do setor, mais pessoas começaram a enxergar as franquias como uma oportunidade promissora de entrada no mundo dos negócios ou até mesmo uma forma interessante de diversificar seus investimentos. Contudo, alguns cuidados devem ser considerados.
Ter sinergia e identificação com a franquia escolhida é o primeiro passo. Franqueadoras trabalham com regras e padrões pré-determinados, com fornecedores e insumos especificados, que devem ser utilizados por todos os franqueados da rede, além de ações de marketing criadas pela franqueadora que serão disseminadas em todas as lojas da rede, muitas vezes estabelecidas previamente por contrato.
“É extremamente vantajoso abrir uma franquia que já vem com modelo e know-how anteriores e bem definidos, mas franquias precisam e devem ter normas firmes para garantir a qualidade e sucesso de todas as lojas. Dessa forma, todos que entrarem na rede precisam manter esse padrão”, diz Matheus Krauze, sócio-fundador da SOFT Ice Cream, rede de franquias especializada em sorvetes artesanais.
Para o empresário, ter a compreensão dessas regras é o primeiro passo antes de fechar um contrato com a sua franquia de preferência, e deve ser acompanhado de um entendimento profundo sobre a parte financeira da rede e da unidade em específico. “Toda franqueadora deve passar a Circular de Oferta de Franquias (COF) para todos seus potenciais franqueados, e divulgar todos os custos que seu franqueado terá com a loja, antes e depois das obras da unidade, discriminadamente”, complementa o empresário.
Custos como capital de giro, pró-labore e contas básicas, como luz e água, devem estar descritas no documento, assim como a definição de todos os itens a serem comprados para o funcionamento da operação.
“Entrar em contato com franqueados já ativos na rede é também uma ótima ideia, pois eles podem mostrar a realidade que vivem na operação e até mesmo retirar dúvidas do dia a dia da sua unidade”, comenta Krauze.
Segundo o franqueador, estando de acordo com estes processos, e compreendendo a realidade diária e financeira da franquia escolhida, aliada à uma gestão próxima da operação, aumentam as chances de sucesso do negócio.
Para saber mais sobre as lojas da SOFT, acesse o perfil oficial no Instagram (@soft.icecream.co) ou o site www.softicecream.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA EMILIA RODRIGUES SILVEIRA
emilia@pmaisg.com.br