São Paulo, setembro de 2024 – Ainda que o tema seja pouco comentando pela população, em decorrência do constrangimento e desconforto causado aos pacientes, cerca de 10 milhões de brasileiros são afetados pela Incontinência Urinária no país, segundo dados da Associação Brasileira de Urologia (SBU). Para trazer a discussão à tona, a Bigfral, marca líder em cuidado adulto e referência em incontinência urinária no Brasil, e a Dra Maria Augusta Bortoli, médica uroginecologista da Associação Brasileira pela Continência BC Stuart, esclarecem algumas das principais dúvidas relacionadas ao distúrbio: incontinência urinária acomete pessoas de qualquer idade? Como deve ser feito o tratamento e qual é a causa para o aparecimento do desconforto?
Obesidade, tabagismo, complicações no parto e histórico familiar são alguns dos fatores de predisposição ao aparecimento da incontinência urinária, portanto, a condição pode se manifestar tanto em homens quanto em mulheres. Dra Bortolini salienta que, o aumento da idade também é tendencioso para a incontinência, mas que outros fatores são cruciais para a evolução do caso. “É importante frisar que todo mundo pode ter incontinência, em todas as idades. Não é algo inevitável na sua grande maioria e não deve ser considerado normal”, afirma. Doenças neurológicas, diabetes, menopausa, doenças na próstata, enfraquecimento do assoalho pélvico e até fatores associados ao estilo de vida, como exercícios de alto impacto ou gravidez e parto vaginal, também podem estar relacionados ao aparecimento da incontinência urinária, por esse motivo o histórico do paciente, seus hábitos e costumes, devem ser observados.
Vale destacar ainda que a condição pode ter diferentes graus, portanto, é preciso avaliar individualmente e traçar a melhor solução para cada caso. “Há algumas classificações para a IU. Pode ser por urgência – que ocorre juntamente com um súbito e forte desejo miccional difícil de controlar, ou por esforço – quando há escape de urina ao tossir, rir, fazer exercícios ou em outros afazeres cotidianos. A incontinência também pode ser mista – que é a combinação das IUs por urgência e por esforço; ou por transbordamento – em casos em que a bexiga está sobrecarregada e o escape ocorre pelo fato de a bexiga não comportar maior quantidade de urina”, explica Bortolini.
O tratamento da incontinência urinária gera resistência nos pacientes por conta do tabu e desinformação acerca da doença. E, dependendo do caso, a vergonha em expor os sintomas, entender as causas e buscar auxílio médico se tornam impeditivos para a cura. Há alguns exames, como ecografia pélvica, cistoscopia, estudo urodinâmico e cultura da urina que podem ajudar a traçar um diagnóstico preciso. “Com base no correto diagnóstico e na severidade do problema é possível direcionar o tratamento para a incontinência da urina, podendo ser algo mais simples e menos invasivo, como fisioterapia pélvica, uma mudança comportamental, ajuste de rotina e hábitos. Medicamentos são usualmente utilizados para tratar casos de urgência urinária, e cirurgias em casos de incontinência urinária de esforço, que falharam aos tratamentos conservadores”, destaca Bortolini.
Medidas simples na rotina de todas as pessoas podem ajudar a prevenir a doença ou tratá-la nos estágios iniciais, quando o desconforto passa de pontual para recorrente. “Alarmes e avisos para lembrar o indivíduo de ir ao banheiro em intervalos de tempo, além de evitar o escape da urina, auxiliam na manutenção do trato urinário, assim como a hidratação e consumo de água em quantidades adequadas”, finaliza a especialista.
A Bigfral oferece um portfólio completo para pessoas com Incontinência Urinária de qualquer idade, com calcinhas e cuecas descartáveis, diversos tamanhos e diferentes graus de severidade, além de absorventes e fraldas para adultos. Conheça mais sobre a marca e produtos em https://loja.bigfral.com.br/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEUSARINA ALVES SANTANA
deusarina.santana@maquinacohnwolfe.com