A Vereadora Janaína Lima, conhecida por sua defesa de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo, lançou recentemente uma proposta que promete impulsionar ainda mais os micro e pequenos empresários do estado de São Paulo. A iniciativa visa reduzir burocracias e criar um ambiente mais favorável para o crescimento dos negócios no estado, que já se destaca no cenário nacional.
Em 2023, os micro e pequenos negócios foram responsáveis por 81,38% dos empregos com carteira assinada em São Paulo, conforme dados divulgados pelo Sebrae, baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com a proposta da vereadora, a expectativa é que esse número aumente ainda mais, consolidando o estado como um dos grandes motores econômicos do país.
A proposta de Janaína Lima parte do princípio de que empreender é para todos. “Milhares de brasileiros são empreendedores natos, por instinto de sobrevivência já temos esse DNA. Precisamos garantir que a liberdade de empreender aconteça, e o Estado seja um propulsor – e não um entrave – para o cidadão”, destacou a parlamentar. Segundo ela, o principal objetivo é criar um ambiente de negócios mais desburocratizado, no qual o empresário possa dedicar mais tempo ao crescimento de sua empresa, e menos ao cumprimento de exigências regulatórias.
Nos primeiros cinco meses de 2024, o estado de São Paulo registrou a abertura de mais de 120 mil micro, pequenas e médias empresas, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Para a vereadora, este crescimento demonstra o potencial empreendedor da população paulista, mas reforça a necessidade de políticas mais assertivas.
“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem competitiva. Precisamos criar oportunidades e isso é possível. Vamos trabalhar para garantir que todos que queiram empreender tenham o apoio necessário para transformar seus negócios em sucesso”, finalizou Janaína Lima.
Além da desburocratização, a proposta prevê incentivos fiscais, facilitação de crédito e parcerias com instituições de ensino para qualificação dos empreendedores. A vereadora acredita que, com essa combinação de medidas, São Paulo pode consolidar ainda mais sua posição de destaque no cenário econômico, criando empregos e fortalecendo a economia local.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDUARDO GIOELI MICHELETTO JOEL
micheletto.comunicacao@gmail.com