A Unisys (NYSE: UIS) divulgou um novo relatório que mostra que funcionários e empregadores acreditam que a IA afeta positivamente seu ambiente de trabalho. O estudo conta com entrevistados de quatro países e destaca o impacto transformador da IA na satisfação no trabalho, produtividade e progressão na carreira, ressaltando sua crescente importância nas estratégias organizacionais.
A nova pesquisa da Unisys, “The AI Equation: 2024 AI Business Impact Research”, revela que 71% dos funcionários dos EUA, Reino Unido, Alemanha e Austrália acreditam que a IA impactou positivamente sua satisfação no trabalho, com mais relatos de aumento de realização no trabalho, pois a IA é mais efetivamente integrada em suas tarefas diárias. O estudo também mostra que a influência da IA se estende além da felicidade sobre o trabalho, com 83% dos entrevistados afirmando que ela aumenta significativamente a produtividade do dia a dia.
“Este relatório mostra que os funcionários estão cada vez mais reconhecendo os benefícios da IA, não apenas em suas tarefas diárias, mas também em seu desenvolvimento geral de carreira”, disse Patrycja Sobera, vice-presidente sênior e gerente geral de Soluções de Local de Trabalho Digital da Unisys. “A IA é muito mais do que uma ferramenta para eficiência; é um catalisador para o crescimento da carreira e avanço profissional. Ao automatizar tarefas de rotina, a IA permite que os funcionários se concentrem em aspectos mais significativos e estratégicos de suas funções, aumentando a produtividade e a satisfação no trabalho.”
A satisfação no trabalho não é o único benefício. O relatório mostra que os impactos positivos da IA se estendem a muitos aspectos da vida profissional:
79% dos funcionários acreditam que adquirir habilidades de IA permitirá uma progressão mais rápida na carreira, abrindo novas oportunidades de avanço dentro de suas organizações.
44% dos funcionários que economizaram tempo usando IA estão investindo parte desse tempo “ganho” em treinamento ou desenvolvimento profissional, aprimorando ainda mais suas habilidades e perspectivas de carreira.
61% dos funcionários acreditam que a IA levará a mais criação de empregos, contrariando os receios de substituição de empregos e destacando o papel da IA na promoção de um mercado de trabalho dinâmico e em evolução.
Os empregadores compartilham uma visão similarmente positiva, considerando a IA como uma parte confiável e permanente de seu modelo de negócios. 93% dos executivos acreditam que a IA será um acessório permanente nas estratégias de suas organizações, com 89% esperando que o uso de IA por suas empresas aumente no próximo ano.
O potencial real da IA é percebido não apenas por meio do investimento, mas também em como as empresas a integram e priorizam de forma eficaz. Aqueles que estão investindo estrategicamente estão vendo retornos significativos, com 30% dos executivos relatando uma vantagem competitiva. Além disso, 86% das empresas com um Chief AI Officer relatam economias de tempo significativas, destacando a importância da liderança na integração de IA.
Essa confiança no potencial da IA se reflete no planejamento estratégico e nas decisões de investimento das empresas, guiadas por critérios-chave como um histórico comprovado de integração bem-sucedida, benefícios mensuráveis e recursos de fornecedores respeitáveis e estabelecidos.
“Pense na IA como o melhor colega de trabalho que nunca dorme, sempre pronto para aumentar a eficiência e estimular a inovação. Ao automatizar processos mundanos, a IA permite que os funcionários se envolvam em um trabalho mais significativo, promovendo uma cultura de aprendizado e crescimento contínuos”, disse Brett Barton, vice-presidente e líder global de prática de IA na Unisys. “Nossa pesquisa mostra que quando a IA está no centro da estratégia de negócios, ela não apenas aumenta a produtividade, mas também abre novos caminhos de carreira e oportunidades de emprego empolgantes.”
A pesquisa da Unisys destaca o papel crítico da IA na formação do futuro do trabalho, destacando tanto as oportunidades quanto os desafios que vêm com sua adoção. À medida que as organizações navegam neste cenário em evolução, os investimentos estratégicos em IA serão vitais para desbloquear todo o seu potencial e impulsionar o sucesso a longo prazo.
O relatório, intitulado “The AI Equation: 2024 AI Business Impact Research”, reuniu respostas de participantes em dois estudos diferentes conduzidos pela Ipsos e PSB Insights. O primeiro incluiu respostas de 2.015 participantes, incluindo executivos C-Suite, líderes de TI e funcionários de empresas globais em quatro países: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Austrália. O segundo estudo entrevistou 250 executivos de negócios nos EUA com responsabilidades de tomada de decisões de TI.
Para mais informações e para baixar o relatório de pesquisa completo, visite Unisys.com.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA MARTINS MIGUEL
cmiguel@golin.com