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    Home»Como o planejamento comercial e de marketing pode fazer um escritório de contabilidade crescer?

    Como o planejamento comercial e de marketing pode fazer um escritório de contabilidade crescer?

    18/11/202400
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    Desenvolver um plano estratégico de marketing é fundamental para empresas de todos os portes e segmentos, inclusive para os escritórios de contabilidade. É como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. No entanto, muitas empresas contábeis enfrentam desafios para fortalecer a atuação da área comercial e de marketing. Para Alexandre Wyllie, Diretor Executivo de Vendas & Marketing da IOB, que une Inteligência em legislação e Tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e de empresas de todos os portes, atuar com a mesma dedicação em duas frentes – como contador e empreendedor – é o pontapé inicial para o escritório contábil alavancar o seu potencial de negócios e ampliar a carteira de clientes. 
     

    O desenvolvimento e execução de um plano de marketing bem estruturado pode tanto lançar o escritório de contabilidade para um mercado mais amplo, como também reforçar a autoridade na área em que ele já atua e ampliar o número de clientes. Para auxiliar contadores a desbravarem novos oceanos de oportunidades, o executivo da IOB lista cinco pontos fundamentais para implementar o setor comercial e de marketing em escritórios contábeis. 
     

    1. Defina seu público-alvo 

    Para iniciar o planejamento de marketing é preciso, antes de tudo, definir o perfil do cliente que se pretende alcançar. O escritório vai atender pequenas, médias ou grandes empresas? Será focado em empresas de quais regimes tributários (MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real)? Ou somente de alguns segmentos da economia? “Ter essa clareza é fundamental para entender quais os melhores caminhos para se especializar e atingir potenciais clientes”, explica Wyllie. 
     

    2. Posicionamento 

    O posicionamento é uma etapa fundamental para referenciar a marca. “É a hora de levantar os pontos fortes que te diferenciam da concorrência: por que o cliente deve escolher você? Quais características, recursos e estratégias distinguem a sua empresa dos seus concorrentes?”, questiona o Diretor da IOB.   
     

    Além de atrair clientes, o posicionamento ajuda a definir como a empresa é percebida no mercado, a diferenciá-la da concorrência e pensar em estratégias de comunicação mais assertivas.  “É estratégico comunicar claramente os pontos fortes, se conectar melhor com o público-alvo, expandir a base de clientes e aumentar a rentabilidade”, pontua o diretor da IOB. 
     

    3. Plano de ação 

    O plano de ação é o momento de colocar as estratégias em execução. Aqui, é importante entender a situação do escritório e avaliar se é melhor contratar uma empresa de marketing ou se é possível fazer esse trabalho sozinho. 
     

    Wyllie alerta que, para os escritórios que optarem por não contratar uma empresa de marketing, é importante capacitar os colaboradores que estarão à frente do setor de vendas e de marketing. Nos pequenos escritórios, muitas vezes é próprio dono que vai liderar essa frente e entre os desafios é encontrar tempo. Contudo, é preciso dedicação para entender quais os melhores meios para atingir potenciais clientes, além de implementar e medir o sucesso das ações.  
     

    4. Monte seu portfólio 

    Neste ponto, o contador deve unir a melhor forma de vender seus serviços com a opção mais atrativa para os clientes. Planos mensais, anuais, pacotes promocionais. Tudo isso influencia na hora do cliente escolher o seu escritório, ao invés da concorrência – combinar o melhor preço com o melhor produto. 
     

    5. Defina métricas 

    Por fim, é hora de definir seus objetivos: quais frutos a estratégia de marketing deve gerar? Mais clientes? Novos contratos? Quantos e quando? Expansão da empresa? Em qual proporção?  

    Com todos os objetivos traçados, é fundamental conferir periodicamente quais metas foram alcançadas, o que deu certo e o que deve ser aprimorado.  
     

    “Esse combinado de estratégias pode atrair, converter e fidelizar clientes em seu escritório. O setor contábil está começando a explorar o mundo do marketing e todas as suas ferramentas, e agora é uma ótima oportunidade de você se destacar no mercado”, finaliza. 
     

    IOB I Tecnologia e Inteligência 

    A IOB une Inteligência em legislação e Tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e de empresas de todos os portes. Referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela confiabilidade aliada às soluções tecnológicas, inteligentes e humanizadas para cada cliente. 
     

    Informações para a imprensa: 

    Focal3 Comunicação  

    [email protected]  

    Daniela Oliveira | +55 (11) 98971-3455 | [email protected]  

    Éder Rezende | +55 (71) 99317-1979 | [email protected] 

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    DANIELA FREITAS DE OLIVEIRA
    [email protected]

    Brasil
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