O setor de franquias no Brasil registrou um crescimento significativo de 11,4% no terceiro trimestre de 2024, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising). O faturamento do segmento passou de R$56,2 bilhões para R$62,6 bilhões no período, destacando-se como um dos mais fortes da economia brasileira no ano.
No acumulado de 12 meses, o franchising apresentou um aumento de 13,3% em sua receita, enquanto entre janeiro e setembro de 2024, o crescimento foi de 13,6%. Esses números evidenciam que o setor já deixou para trás os impactos mais severos da pandemia, consolidando sua recuperação e atraindo novos investidores.
Com resultados consistentes e uma demanda crescente, o franchising segue sendo uma opção para investidores e empreendedores.
Por isso, listamos seis opções de franquias de alimentação para quem quer empreender no setor.
Confira.
Musteak
A Musteak é uma steakhouse e boutique de carnes premium, especializada em cortes de produção própria. Com origem em uma tradição familiar de mais de 30 anos, a Musteak combina qualidade e autenticidade em cada prato, atendendo ao público no interior de São Paulo. Além de sua unidade em Monte Alto, SP, a marca está em expansão e oferece oportunidades de franquia para quem deseja levar essa experiência gastronômica única a novas regiões.
Valor de investimento: R$360 mil (já incluindo taxa de franquia e capital de giro)
Faturamento médio mensal: a partir de R$180 mil
Tempo de retorno: entre 18 e 14 meses
Site da empresa: https://musteak.com.br/
Mordidela Burger Grill
Especializada em comida rápida, a Mordidela Burger Grill é uma rede de franquias que oferece refeições que vão do café da manhã até o jantar. O negócio oferece o suporte de um dos maiores grupos de franquias do Brasil, o ZNTT. Os franqueados atuam com a gestão, divulgação e atendimento.
Valor de investimento: a partir de R$65 mil
Faturamento (mês): R$60 mil
Retorno do investimento: 12 meses
Site da empresa: https://franquia.grupozntt.com.br/mordidela/
Sua Coxinha
Fundada em 2017, em Jundiaí, interior do estado de São Paulo, a Sua Coxinha é uma rede de franquias de lanchonetes especializadas em coxinhas com sabor único e qualidade aprovada pelos clientes. Em rápida expansão, a empresa já possui 14 unidades em operação e tem se destacado por sua receita única que torna os seus salgados crocantes por fora e macios por dentro, tudo servido bem quentinho. O papel do franqueado é atuar na administração da unidade.
Valor de investimento: a partir de R$150 mil
Faturamento médio mensal: entre R$60 e R$80 mil
Tempo de retorno: entre 12 e 24 meses
Site da empresa: www.suacoxinha.com.br
Galo Zé
Criada em 2017, a Galo Zé é uma rede de franquias de frango frito que tem se destacado pela eficiência na gestão e qualidade dos produtos. Com uma linha exclusiva de mais de dez molhos, a marca se diferencia ao entregar o frango quentinho e bem servido. E isto não ocorre por acaso. Todas as unidades franqueadas são preparadas e seguem regras de gestão que garantem a agilidade da produção e economia de custos, tudo supervisionado pelos consultores da franqueadora.
Investimento total: A partir de 130 mil
Prazo de retorno:15 a 18 meses
Faturamento médio mensal: R$ 70.000,00
Site da franquia: https://investimento.galozefranquia.com.br/
Temaki Fry
Especializada em comida japonesa, a Temaki Fry é uma rede de franquias que se notabiliza pela qualidade e variedade dos produtos servidos. As operações da marca se destacam pelos pratos servidos, mas também pela praticidade e conveniência. As lojas, em sua grande maioria, ficam abertas até de madrugada e oferecem um ambiente moderno e agradável.
Valor de investimento: a partir de R$200 mil
Faturamento: R$100 mil (médio)
Tempo de retorno: 24 a 36 meses
Site: https://temakifry.com/franquia/
Rap Chef
Fundada por Israel Matias, a Rap Chef é uma inovadora rede de franquias de marmitas ultracongeladas que se destaca no mercado brasileiro. Com sede em São Paulo, a empresa foi criada com a missão de oferecer refeições saudáveis, acessíveis e deliciosas, idealizadas para atender especialmente mulheres, crianças e famílias. A Rap Chef começou sua jornada com uma linha fitness e, após uma fase de reinvenção, expandiu-se para um modelo de franquia bem-sucedido, contando hoje com mais de 500 freezers distribuídos por todo o Brasil. Cada unidade da franquia opera com o suporte total da marca, garantindo qualidade e satisfação tanto para os franqueados quanto para os consumidores finais.
Investimento inicial: a partir de R$ 20.900
Faturamento médio mensal: entre R$ 10.000 e R$ 50.000
Tempo de retorno: 6 a 12 meses
Site da empresa: https://www.instagram.com/meurapchefoficial/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCUS ANTONIO LOPES DE SANTANA JUNIOR
marcus@agenciasucellus.com