Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»IA está cada vez mais presente na gastronomia

    IA está cada vez mais presente na gastronomia

    wilkesousa07/03/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma presença constante em nossas vidas. Ela nos auxilia recomendando aquele filme no streaming para relaxarmos, nos lembrando do horário por meio da assistente virtual, ou ajudando a desviar do trânsito no caminho para o trabalho. No entanto, sua influência vai muito além dessas conveniências diárias. A IA está revolucionando processos e estratégias em empresas de diversos setores, incluindo o gastronômico.

    Você já pensou que o prato que você provou no almoço naquele restaurante tradicional, pode ter sido recomendado por uma Inteligência Artificial? 

    Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 28% dos bares e restaurantes brasileiros já utilizaram IA em algum momento. Já 17% dos estabelecimentos afirmaram utilizar a IA para criar ou atualizar cardápios, definir preços dos pratos e sugerir novas combinações.

     

                                                                   

    Em uma recente edição do congresso gastronômico mais importante do mundo, o Madrid Fusión, o chef espanhol Eneko Atxa Azurmendi, que ostenta 3 estrelas Michelin, desafiou o ChatGPT a criar uma receita. Isso levantou uma dúvida interessante: é possível confiar em um robô para criar pratos culinários? 

    Se você perguntar ao ChatGPT, ele vai dizer que sim, embora seja difícil garantir que ele recomende um prato que nunca tenha sido feito antes. No entanto, é possível criar sugestões únicas explorando combinações inesperadas. Imagine um taco de tapioca com recheio de peixe grelhado em molho de coco e wasabi, uma fusão da culinária japonesa com a nordestina, ou uma pizza de polenta crocante com cogumelos trufados e queijo brie, combinando texturas com ingredientes sofisticados. 

    No Madrid Fusión, a conclusão foi clara: a IA é uma ferramenta incrível, mas não substitui o toque humano de um chef. Ainda assim, ela está se expandindo no mundo gastronômico, ajudando chefs e estabelecimentos a otimizar experiências culinárias e criar produtos que surpreendem o paladar. 

    Além de criar menus inovadores, a IA possui outras aplicações poderosas. Um exemplo é o atendimento de um sommelier virtual, desenvolvido pelo Atena.ai, empresa paulista especializada em automação, que recomenda vinhos com base no prato escolhido pelo cliente. Essa tecnologia também oferece informações detalhadas sobre rótulos, safra e harmonização, otimizando o autoatendimento e suprindo a ausência de sommeliers especializados. 

    “Uma das maiores deficiências nos estabelecimentos que vendem vinho é a falta de sommeliers qualificados. Encontrar um ‘profissional do vinho’ está cada vez mais difícil, e muitos restaurantes acabam treinando garçons para essa função. No entanto, com o auxílio da tecnologia, é possível ajudar os garçons a oferecerem excelentes recomendações de vinhos, de forma precisa e personalizada, com base no prato escolhido”, explica Francisco Gioielli, CEO da Atena.ai. 

    A personalização vai além. Restaurantes podem usar IA para analisar o histórico de pedidos de clientes e oferecer sugestões sob medida. Ela também ajuda a monitorar preferências e ajustar o cardápio conforme as tendências.

    Segundo Carlos Drechmer, CEO da ACOM Sistemas, na parte operacional, a IA pode ser um aliado poderoso na gestão de compras e estoque do restaurante, por exemplo. Ela pode ajudar a estimar o volume de clientes, monitorar a movimentação de ingredientes em tempo real e automatizar o re-abastecimento, reduzindo desperdícios e garantindo ingredientes sempre frescos.
     

    Outro uso  interessante é a identificação de  novas tendências culinárias. Ao analisar redes sociais, avaliações online e padrões de pedidos, ela sugere novos pratos e ingredientes em alta. “Prever a demanda também é essencial para o sucesso de um restaurante, e a IA já é capaz de fazer análise de vendas, pratos mais vendidos e horários mais movimentados. Isso ajuda a tornar a rotina mais eficiente, auxiliando em um atendimento de qualidade”, diz o CEO. 

    A inteligência artificial pode ser usada inclusive no treinamento dos  funcionários. De acordo com a pesquisa da Abrasel, 13% das empresas já adotam a tecnologia para treinar funcionários, por meio de chatbots, assistentes virtuais e simulações interativas.  

    “Esse recorte mostra como a IA está transformando a gastronomia, seja na criação de pratos inovadores, na personalização de atendimento ou na otimização de operações, oferecendo aos restaurantes novas formas de encantar seus clientes e melhorar seus negócios”, conclui Drechmer. 

    Sobre a ACOM Sistemas: https://acomsistemas.com.br/

     

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    JAINE APARECIDA MACHADO
    [email protected]

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    INGOH, em parceria com a BD, disponibiliza primeiro serviço de autocoleta vaginal para detecção do vírus HPV em Goiás

    23/04/20240

    Dia Internacional do Idoso: a importância de políticas para o envelhecimento ativo no Brasil

    30/09/20240

    Agrishow: movimento com o turismo chega a R$ 273,2 milhões

    06/05/20240

    Operação especial do Governo de SP transporta 1º trem da Linha 17-Ouro até a capital

    08/09/20240

    Deputado Marangoni é convidado a palestrar na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, em evento que reúne lideranças do setor público e privado

    09/04/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.