Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»A inteligência artificial centrada no ser humano

    A inteligência artificial centrada no ser humano

    03/09/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    Embora não exista um descritor único e universalmente aceito para Inteligência Artificial (IA), sabe-se que o recurso não é uma tecnologia, mas sim um conjunto delas. Segundo o Gartner, pode-se definir a ferramenta como a aplicação de análises avançadas e técnicas baseadas em lógica — incluindo aprendizado da máquina para interpretar eventos, apoiar e automatizar decisões e realizar ações. É claro que com o avanço e uso por diversos setores, o grande desafio é como equalizar a equação entre eficiência e humanização para que as atuações e interações realizadas com a ferramenta não se tornem robóticas.

     

    Para solucionar a questão precisamos, primeiramente, ensinar a IA da forma correta. O aprendizado dela é uma técnica crítica que permite que ela resolva problemas. Apesar dos equívocos comuns — e dos nomes impróprios na cultura popular —, as máquinas não aprendem. O que acontece, de fato, é que elas armazenam e computam de maneiras cada vez mais complexas e a forma como isso é realizado auxilia na resolução de problemas de negócios, usando modelos estatísticos para extrair conhecimento e padrões dos dados.

     

    Hoje em dia existem basicamente três métodos para treinar IA com informações:  por dados brutos e da web, de exemplos elaborados e de julgamentos humanos. Porém, a questão principal é que se treinarmos a IA apenas com dados brutos e da web, ela provavelmente se tornará sexista, racista e espalhará desinformação. E os outros dois modos são, na verdade, muito caros e, atualmente, apenas algumas empresas de tecnologia podem pagá-los. No entanto, este modelo sugere que precisamos inovar os algoritmos para torná-los mais poderosos, sustentáveis ​​e humanísticos.

     

    Neste sentido, para torná-la mais humana, é interessante observarmos as semelhanças de como a ferramenta e os humanos são “treinados”. Para a tecnologia, precisamos de algo que possamos usar para capturar o meio ambiente como uma câmera ou um sensor — um conceito semelhante ao modo como nós, pessoas, lidamos com nossos sentidos. O próximo está relacionado a compartilhar, precisamos de um mecanismo que possa distribuir dados entre vários sistemas — algo que remete a forma como nos comunicamos uns com os outros. E, para finalizar, existe o fator de decisão, para que sejam capazes de tomar decisões e resolver tarefas complexas semelhantes às nossas, no entanto, a diferença aqui depende de quão bem a IA pode automatizar processos e identificar padrões em grandes quantidades e tipos de dados.

     

    Todos esses fatores contribuem para a utilização assertiva da ferramenta no dia a dia que, embora seja de grande ajuda nos trabalhos, é preciso ponderar sobre como é treinada, além dos seus impactos. À medida que avançamos no uso da ferramenta, é essencial que nos adaptemos ao novo sistema e, por isso, desenvolver e trabalhar com uma IA humanizada auxilia na autenticidade das relações e na eficiência das interações, contribuindo para que se obtenham melhores resultados nos negócios. Para isso, recomendo que as organizações apliquem a seguinte lógica, dedicando 10% dos seus esforços para a codificação de algoritmos, 20% para a construção deles e, os 70% restantes para combinar IA com pessoas e processos.

     

    Por fim, finalizo com a frase do Sal Khan, fundador e CEO da Khan Academy. “O caso de uso mais poderoso é se a IA puder ser usada para aprimorar a inteligência humana, potencial humano e propósito humano”.

     

    *Gabriela Knob é Estrategista de Negócios & Inovação da ilegra,
    empresa global de estratégia, inovação e tecnologia

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    FERNANDA DIAS FERRAZ
    [email protected]

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    EM DESTAQUE

    Yoga contra o estresse para mulheres. Saiba como usar a respiração para combatê-lo

    06/05/20240

    Voos em classe executiva de São Paulo a Miami por USD 1999.00

    17/07/20240

    Contrato de Seguro

    23/01/20250

    Medicina integrativa: abordagem holística conquista cada vez mais espaço no Brasil

    14/08/20240

    Duo australiano Hollow Coves lança o single "Milk & Honey"

    13/12/20230
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.