Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»Além da estética: O poder do design na competição de mercado

    Além da estética: O poder do design na competição de mercado

    04/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    São Paulo, abril de 2024 – De acordo com um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company, “The Business Value of Design”, divulgado em 2018, as empresas mais comprometidas com os princípios do design alcançaram 32% mais receita e 56% mais retorno dos acionistas. E é por isso que para aqueles que desejam passar uma mensagem clara de onde quer estar e com quem desejam falar, investir neste segmento é uma estratégia fundamental.

    Esse conceito é o que tangibiliza todo o direcionamento que o branding ou gestão de marca constrói, já que é responsável por dar forma e função. “Quando utilizamos o design para construção de marca, pensamos em uma identidade visual. Atualmente, no entanto, trata-se muito mais de um sistema que engloba o logotipo (símbolo + tipografia), padronagens e demais elementos que ajudam a marca a se comportar, adequar e existir no ambiente digital, gráfico e no mundo”, diz Vanessa Queiroz, sócia-fundadora do Estúdio Colletivo, escritório independente e multidisciplinar de design e comunicação.

    “Todos esses fatores servem para que as organizações se destaquem. Você pode ser mais um, ou pode investir em design e posicionamento, que usa uma série de ferramentas para munir não só a cultura da empresa e o institucional dela, mas também a comunicação e o marketing”, explica a profissional. A estratégia bem aplicada mostra para o mercado a real intenção do negócio, como robustez, agilidade e inovação — assim, a mensagem que deseja passar depende do design e de como e quando ele é usado.

    Um bom exemplo é o reposicionamento da cerveja Colorado. Criada em Ribeirão Preto (SP), a bebida tornou-se uma paixão nacional e os ativos de diferenciação e elementos de marca, juntamente com a comunicação, trouxeram o produto para uma escala nacional, mantendo sua alma artesanal. “Não há dúvidas de que, para um projeto assertivo, é necessário pesquisa, embasamento e conhecimento. A estratégia precisa de gestão, além de ser aplicada e ajustada para se manter eficiente, atual e atemporal. Para aqueles que desejam usar o design para se diferenciar da concorrência, a primeira dica é começar revendo o posicionamento e propósito da empresa e, na sequência, reorganizar o sistema de identidade visual e pontos de contato com o consumidor, além de entender que quem faz gestão de marca chega mais longe e antes dos concorrentes”, finaliza.

    Sobre o Colletivo
    Há 20 anos no mercado, o Colletivo está entre os principais estúdios de design e comunicação do país, sendo referência na integração entre pesquisa, estratégia, tecnologia e design junto a marcas brasileiras e internacionais, em projetos multifacetados. Evidenciando a brasilidade, a irreverência e a experimentação em seus trabalhos, a empresa conta com grandes nomes no portfólio, como Gold&Ko, Colorado, Matilha, Bohemia e Torra, além de Nike, Pepsi, Netflix e Spotify.

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    EM DESTAQUE

    Exportações de Trigo Sem Glúten Alcançam Níveis Históricos e Impulsionam Agronegócio Brasileiro

    25/11/20230

    Veja as condições climáticas e observacionais para o eclipse lunar parcial deste sábado (28)

    26/10/20230

    Dia dos Namorados: data gera oportunidades de negócios para comércio e serviços

    07/06/20241

    Naturgy apresenta perspectivas do Gás Natural para 2025

    29/11/20240

    Como a fabricação nacional de hardware pode trazer vantagens ao mercado tecnológico brasileiro

    22/10/20241
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.