Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»TECNOLOGIA»Alerta: Menos de 1% das pessoas consegue detectar com precisão falsificações geradas por IA, afirma iProov
    TECNOLOGIA

    Alerta: Menos de 1% das pessoas consegue detectar com precisão falsificações geradas por IA, afirma iProov

    wilkesousa12/02/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Londres, Reino Unido – 12 de fevereiro de 2025 – Uma nova pesquisa da iProov, fornecedora líder mundial de soluções científicas para verificação biométrica de identidade, revela que a maioria das pessoas não consegue identificar deepfakes – vídeos e imagens incrivelmente realistas gerados por IA (Inteligência Artificial), geralmente projetados para se passar por pessoas. O estudo testou 2.000 consumidores no Reino Unido e nos EUA, expondo-os a uma variedade de conteúdo da vida real e deepfakes. Os resultados são alarmantes: apenas 0,1% dos participantes conseguiram distinguir com precisão entre conteúdo real e falso em todos os estímulos, incluindo imagens e vídeos.

    “Apenas 0,1% das pessoas pesquisadas foi capaz de identificar deepfakes com precisão, ressaltando o quão vulneráveis as organizações estão diante das ameaças de fraude de identidade”, afirma Andrew Bud, fundador e CEO da iProov. “Mesmo quando as pessoas suspeitam que é um deepfake, nossa pesquisa nos releva que a grande maioria delas não faz nada. Além disso, os criminosos se aproveitam da incapacidade dos consumidores em distinguir imagens reais de falsas, o que põe em risco as informações pessoais e a segurança financeira.”

    Dentre as principais conclusões do estudo, destacam-se:

    Falha na detecção de deepfakes: Apenas 0,1% dos entrevistados foram capazes de identificar corretamente todos os estímulos deepfakes e reais em um estudo no qual foram instruídos a procurarem por deepfakes. Em situações do mundo real, onde as pessoas estão menos conscientes da ameaça, a vulnerabilidade a deepfakes provavelmente é ainda maior.

    Gerações mais velhas são mais vulneráveis: O estudo descobriu que 30% das pessoas entre 55 e 64 anos e 39% das pessoas com 65 anos ou mais nunca tinham ouvido falar de deepfakes, destacando uma lacuna significativa de conhecimento e uma maior suscetibilidade nesse grupo.

    Os vídeos são mais preocupantes: Os vídeos são particularmente desafiadores, pois apenas 9% das pessoas conseguem identificar todos os deepfakes. Essa vulnerabilidade levanta sérias preocupações sobre o potencial de fraude baseada em vídeo, como falsificação em videochamadas ou em cenários em que a verificação de vídeo é usada para verificar a identidade.

    Deepfakes estão por toda parte, mas não são compreendidos: Embora a preocupação com deepfakes esteja crescendo, muitas pessoas desconhecem essa tecnologia. Um em cada cinco consumidores ouvidos (22%) nunca tinha ouvido falar de deepfakes antes do estudo.

    O excesso de confiança é generalizado: Apesar do baixo desempenho, os entrevistados permaneceram confiantes demais em suas habilidades de detectar deepfakes (mais de 60%), independentemente de suas respostas estarem corretas ou não. Isto foi especialmente verdadeiro para adultos jovens (18-34 anos). Essa falsa sensação de segurança é motivo de grande preocupação.

    A confiança está sob ataque: As plataformas de mídia social são vistas como criadouros de deepfakes, com Meta (49%) e TikTok (47%), sendo os lugares onde os deepfakes são mais comumente encontrados online. Isso, por sua vez, reduziu a confiança nas informações e na mídia online: 49% confiam menos nas mídias sociais depois de saberem sobre deepfakes. Apenas um em cada cinco pesquisados denunciaria uma suspeita de deepfake nas plataformas de mídia social.

    Preocupações generalizadas: Três em cada quatro pessoas (74%) estão preocupadas com o impacto social dos deepfakes, especialmente a disseminação de “fake news ” (68%). Esse medo é mais pronunciado em pessoas com mais de 55 anos (82%).

    São necessários mecanismos melhores de conscientização e denúncia: Menos de um terço das pessoas (29%) não toma atitude alguma quando se deparam com uma suspeita de deepfake, provavelmente porque quase a metade (48%) afirma não saber como denunciar deepfakes, enquanto um quarto não se importa se virem uma suspeita de deepfake.

    A maioria dos consumidores não verifica ativamente a autenticidade das informações on-line, aumentando sua vulnerabilidade a deepfakes: Apesar da crescente ameaça de desinformação, apenas um em cada quatro afirma buscar fontes alternativas de informação caso suspeite que se trata de um deepfake. Apenas 11% das pessoas analisam criticamente a fonte e o contexto das informações para determinar se são deepfakes, o que significa que a grande maioria é altamente suscetível a enganos e à disseminação de narrativas falsas.

    “Os especialistas em segurança há muito alertam sobre as ameaças representadas pelos deepfakes tanto para indivíduos quanto para organizações. Este estudo demonstra que as organizações não podem mais confiar no julgamento humano para detectar deepfakes e devem buscar meios alternativos para autenticar os usuários de seus sistemas e serviços”, afirma o professor Edgar Whitley, especialista em identidade digital da London School of Economics and Political Science.

    “As empresas de tecnologia precisam proteger seus clientes implementando fortes medidas de segurança. O uso da biometria facial com vivacidade fornece um fator de autenticação confiável e prioriza a segurança e o controle individual, o que garante que as organizações e os usuários possam manter o ritmo e permanecer protegidos dessas ameaças em constante evolução”, completa o CEO da iProov.

    A crescente ameaça dos deepfakes
    Os deepfakes representam uma ameaça avassaladora no cenário digital atual e evoluíram a um ritmo alarmante nos últimos 12 meses. O Relatório de Inteligência de Ameaças de 2024 da iProov destacou um aumento de 704% na troca de rostos, que é um tipo de deepfake.

    A capacidade dos deepfakes de se passarem por pessoas de forma convincente os torna uma ferramenta poderosa para que criminosos cibernéticos obtenham acesso não autorizado a contas e dados confidenciais. Eles também podem ser usados para criar identidades sintéticas para fins fraudulentos, como abrir contas falsas ou solicitar empréstimos. Isso representa um desafio significativo à capacidade humana de discernir o que é real do falso, e tem amplas implicações para a segurança, a confiança e a disseminação de desinformação.

    O que pode ser feito
    À medida que os deepfakes se tornam cada vez mais sofisticados e os humanos sozinhos não conseguem mais distinguir com segurança o real do falso, eles precisam confiar na tecnologia para detectá-los. Para combater a crescente ameaça dos deepfakes, as organizações devem buscar adotar soluções que utilizem tecnologia biométrica avançada com detecção de vida, que verifica se uma pessoa é a pessoa certa, uma pessoa real, e se ela está se autenticando naquele momento.

    Essas soluções devem incluir detecção constante de ameaças e melhoria contínua das medidas de segurança para ficar à frente das técnicas de deepfake em evolução. Também é necessária uma maior colaboração entre provedores de tecnologia, plataformas e formuladores de políticas para desenvolver soluções que mitiguem os riscos representados pelos deepfakes.

    Teste avalia a capacidade de detecção de deepfakes

    Para avaliar a capacidade das pessoas de identificarem deepfakes, a iProov criou um teste online que desafia você a diferenciar o verdadeiro do falso. Faça o teste e veja sua pontuação.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    ERNANDES RODRIGUES DA SILVA
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

    08/05/2025

    IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

    08/05/2025

    ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    Detran-SP anuncia mais 2 novos leilões de veículos

    11/07/20240

    O TEMPO E A TEMPERATURA: quarta-feira (17) com céu nublado no Piauí

    16/01/20240

    Entenda como funciona novo sistema de alerta de emergência de São Paulo

    05/12/20240

    CPTM emite 24 mil cartões de transporte para trabalhadores desempregados em 2023

    07/01/20240

    Turismo de SP deve gerar R$ 304 bilhões em movimentação econômica em 2024

    15/02/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.