O mercado de franquias no Brasil está em pleno crescimento, tornando-se uma opção atraente para quem deseja empreender no próximo ano. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um aumento de 12,9% no faturamento no terceiro trimestre, totalizando R$70,2 bilhões.
Esse avanço, em comparação ao mesmo período de 2023, foi impulsionado por todos os 12 segmentos analisados, com destaque para os setores de entretenimento e lazer, alimentação e serviços de food service, além de limpeza e conservação.
Com esses números, as franquias reafirmam seu potencial como modelo de negócios estruturado e resiliente para novos empreendedores.
Por isso, fizemos uma seleção com sete opções de franquias e licenciamentos – que possuem modelos parecidos – para quem quer empreender em 2025.
Confira.
Maria Gasolina Express
A Maria Gasolina Express é uma rede de franquias de minimercados autônomos gourmet com mais de 150 franqueados espalhados por todo o Brasil. A rede se destaca pelo oferecimento de um mix variado de produtos e pelos espaços das lojas, com lay-out agradável e área de convivência com internet, micro-ondas e forno elétrico para que os clientes possam preparar e comer as suas refeições no local. O papel do franqueado é administrar o ponto comercial – o que pode ser feito em qualquer horário.
Valor de investimento: a partir de R$50 mil
Faturamento médio mensal: R$45 mil (em média)
Tempo de retorno do investimento: média de 22 meses
Site da empresa: https://mariagasolinaexpress.com.br/
Mr. Mart
A Mr. Mart é uma rede de minimercados autônomos que faz parte de um grupo com mais de 19 anos de experiência neste segmento. As unidades operam sem funcionários e oferecem um mix de produtos que podem variar de acordo com a região de atuação de cada investidor. Além disso, toda a estrutura de pagamentos e operação é feita com tecnologia de última geração e já conta com o apoio da Inteligência Artificial. As lojas podem ser abertas dentro de condomínios, empresas e outros pontos comerciais.
Valor de investimento: a partir de R$58 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$20 mil
Tempo de retorno do investimento: 12 a 18 meses
Site da empresa: http://www.mrmart.com.br/
My Place Office
A My Place Office, criada em 2009, é uma franquia de coworking que oferece não só espaços físicos de trabalho, mas também uma série de soluções virtuais que enriquecem a experiência de coworking. Esses serviços incluem atendimento personalizado de secretárias, gestão de correspondências e outros. A particularidade do modelo está nas possibilidades aos franqueados: permite a geração de receitas tanto através do aluguel dos espaços físicos quanto pela oferta dos serviços de atendimento virtuais. A marca também possui o selo de excelência em franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Valor de investimento: a partir de R$180 mil
Faturamento médio mensal de uma unidade: R$50 mil
Tempo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
Site da empresa: https://www.myplaceoffice.com.br/seja-um-franqueado/
Baby Gym
Fundada em Porto Alegre em meados de 2014, a Baby Gym é uma inovadora rede de franquias que se dedica ao desenvolvimento social, afetivo, psicomotor, cognitivo, de comunicação e emocional de crianças de dois meses a quatro anos. Utilizando um ambiente seguro e estimulante, a Baby Gym oferece uma variedade de atividades físicas, lúdicas e multissensoriais que incluem jogos, brinquedos e exercícios especialmente projetados para promover o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças. Além de fortalecer os laços familiares, a Baby Gym proporciona uma experiência divertida e educativa, onde os pais participam ativamente do crescimento e aprendizado dos seus filhos.
Valor de investimento: a partir de R$126 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$40 mil
Tempo de retorno do investimento: 15 meses
Site da empresa: https://franquias.meubabygym.com/
Avantar
A Avantar, anteriormente conhecida como RSup!, é uma rede de franquias especializada em seguros, consórcios, planos de saúde e serviços financeiros. Com uma estrutura voltada para oferecer suporte premium a clientes e franqueados, a marca se destaca como uma das redes de franquias que mais crescem no Brasil. Seu diferencial está em transformar franqueados em empresários de alta performance. A Avantar é a única no país a contar com um método patenteado de faturamento previsível e constante, além de um suporte prático e focado em resultados, onde a franqueadora auxilia o investidor diretamente na operação.
Valor de investimento: a partir de R$25 mil
Faturamento Mensal (médio): a partir de R$100 mil
Tempo de retorno: até 6 meses
Site da empresa: https://franquiaavantar.com.br/
Hyperlocal Franquia
A Hyperlocal Franquia é uma rede de franquias de tecnologia voltada para negócios. Com sistemas que ajudam donos de estabelecimentos com pagamentos, gestão e até delivery, a empresa conta com 60 unidades espalhadas pelo Brasil. O foco da expansão é nacional e o papel do franqueado é prospectar e administrar o atendimento dos clientes dentro da localidade definida.
Valor de investimento: R$25 mil
Faturamento médio (mês): R$15 mil (média dos 12 primeiros meses)
Retorno do investimento: 7 meses (médio)
Site da empresa: http://www.hyperlocalfranquias.com.br/
Turquesa Beleza e Bem Estar
Fundada em 2012 por Laura López e Claudia Kiriyama, a Turquesa Beleza e Bem Estar é líder no mercado de beleza, especialista em serviços de manicure e alongamento de unhas. A empresa se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor de franquias de beleza.
A Turquesa Beleza e Bem Estar também é uma marca associada da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e, entre 2019 e 2023, recebeu a certificação de franquia internacional pela mesma associação. Este reconhecimento reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a expansão internacional.
Investimento: a partir de R$69 mil
Faturamento médio mensal: R$45 mil
Retorno do investimento: 18 a 24 meses
Site: https://turquesabemestar.com.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCUS ANTONIO LOPES DE SANTANA JUNIOR
marcus@agenciasucellus.com