Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Passos essenciais para levar seu negócio para outro país com segurança

    09/05/2025

    Fito leva inovação em brand experience para a Agrishow 2025 com projetos para DronePro e Hagra

    09/05/2025

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Passos essenciais para levar seu negócio para outro país com segurança
    • Fito leva inovação em brand experience para a Agrishow 2025 com projetos para DronePro e Hagra
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»FAMOSOS»Apenas 9% dos criadores de conteúdo têm na influência sua principal fonte de renda, segundo censo de criadores de conteúdo
    FAMOSOS

    Apenas 9% dos criadores de conteúdo têm na influência sua principal fonte de renda, segundo censo de criadores de conteúdo

    wilkesousa16/04/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Pesquisa aponta que a maioria dos influenciadores no País são mulheres (87%) e pertencem à geração Millennial (71%). A região Sudeste concentra a maior parte dos criadores (56%), seguida pelo Nordeste (18%) e Sul (14%);
    Apenas 9% dos influenciadores têm a criação de conteúdo como principal fonte de renda. No recorte geracional, a Gen Z se destaca como a que mais consegue viver exclusivamente da profissão;
    86% gerenciam a própria carreira, atuando como microempreendedores.

    São Paulo, abril de 2025 – A Wake Creators, empresa líder em marketing de influência baseado em dados, realizou a segunda edição do censo de criadores de conteúdo no Brasil. Com uma pesquisa com quase 5 mil participantes – a maior da América Latina, o levantamento traçou um raio X do influenciador brasileiro: a maioria é do gênero feminino, representando 87% do total, enquanto 12% são homens e 1% preferiu não responder. Em relação à faixa etária, 71% dos criadores pertencem à Geração Millennial (27 a 46 anos), logo após vem a Geração Z (18 a 26 anos), que são 24%. Já a distribuição geográfica mostra uma concentração no Sudeste, com 56% dos influenciadores, seguida pelas regiões Nordeste (18%), Sul (14%), Centro-Oeste (8%) e Norte (4%).

    “Ainda se fala pouco sobre os bastidores da creator economy e seu impacto real no mercado como um todo e nas profissões do futuro. Por isso damos voz mais uma vez aos criadores de conteúdo para trazer dados concretos que ajudem o mercado a evoluir, entendendo quem eles são, como trabalham, quais suas dores e expectativas para o futuro”, afirma Julia Affonseca, Diretora de Negócios e Operações Wake Creators.

    A força dos microinfluenciadores
    O censo reforça a importância dos microinfluenciadores para o mercado de influência digital. A maioria dos criadores (83%) tem até 100 mil seguidores, nessa divisão, 33% possuem até 10 mil seguidores e 38% estão na faixa de 10 a 50 mil seguidores. Esse grupo se destaca pela conexão mais próxima com suas audiências e por gerar maior engajamento, tornando-se estratégico para marcas que buscam comunicação mais autêntica e segmentada.

    Monetização ainda é um desafio
    A grande parte dos influenciadores ainda não conseguem viver exclusivamente da produção de conteúdo. Apenas 9% dos criadores têm na influência sua principal fonte de renda. No entanto, a Geração Z (18 a 26 anos) se destaca por ser a que mais consegue se sustentar financeiramente com a profissão, demonstrando que maior adaptação ao mercado digital e novas formas de receita.

    Liberdade criativa
    A pesquisa também mostra que 41% dos influenciadores afirmam não ter total liberdade criativa ou tê-la apenas em alguns trabalhos. Influenciadores relatam que as marcas ainda tentam controlar a narrativa das campanhas e os enxergam como atores de publicidade, reduzindo sua autenticidade na comunicação com o público.

    A influência como profissão do futuro
    Os dados do censo mostram que 75% dos jovens brasileiros desejam seguir carreira como influenciadores. Apesar da força dessa ambição, a realidade da profissão ainda apresenta inúmeros desafios. A maior parte dos criadores de conteúdo não consegue viver exclusivamente da renda gerada com influência, e 86% afirmam gerenciar sozinhos a própria carreira — um sinal de como o apoio especializado ainda está concentrado entre os macro influenciadores.

    Para Julia, esse cenário levanta um alerta: “Estamos falando de uma geração que já enxerga a influência como profissão. Mas, para que ela seja de fato sustentável e acessível, é urgente que se avance em debates sobre regulamentação, boas práticas e educação sobre o mercado.” Ela reforça ainda que esse movimento é especialmente importante para criadores de nicho e de comunidades, que muitas vezes atuam de forma independente e têm menos acesso a recursos, formação e oportunidades. “A influência é a profissão do futuro, mas precisamos garantir que ela seja uma profissão com direitos, estrutura e apoio para quem quer trilhar esse caminho”, conclui.

    Para baixar o estudo completo, acesse o site.

    Sobre a Wake Creators:
    A Wake Creators é uma empresa de tecnologia, com mais de 10 anos de existência, líder em marketing de influência baseado em dados. Fundada em 2014, foi adquirida pelo grupo LWSA em 2021, e desde 2023 faz parte do ecossistema Wake, que oferece soluções digitais integradas para o varejo e a indústria. A Wake Creators tem a maior base de influenciadores da América Latina, com 260 mil criadores cadastrados e usa inteligência artificial e machine learning para as campanhas trazerem o melhor impacto e performance para as marcas. No portfólio de clientes, grandes marcas, como Samsung, Ambev, Spotify, Unilever, Bradesco, Natura, Magazine Luiza, iFood, entre outras. Saiba mais em:  https://wake.tech/wake-creators/

    Mais informações à imprensa:
    Máquina CW: [email protected]   

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    ELLEN ALVES BATISTA
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    MC Pedrinho comemora 23 anos com lançamento do projeto So Crazy em São Paulo

    08/05/2025

    Dentista das celebridades, Dr. Paulo Antonioli conquista São Paulo com sorrisos que transformam vidas

    08/05/2025

    Hospital do Amor se preparar para mais uma edição do Baile de Debutantes Fadas Madrinhas

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    Consultorias de imigração: Cresce fraudes e garantia de vistos nos Estados Unidos.

    11/07/20240

    Escolas de SP podem manifestar interesse no programa de unidades cívico-militares

    25/06/20240

    A.C.Camargo lança MBA em parceria com IBMEC sobre Gestão em Saúde com ênfase em Ambientes Complexos

    26/02/20250

    Ney Leprevost leva propostas a comunidades carentes de Curitiba e ouve pessoas que estão em situação de vulnerabilidade

    20/08/20240

    Fatec e Etec de Esportes participam de evento global de inovação

    02/12/20230
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.