Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»INTERNACIONAL»Apesar de cenário global desafiador para agenda de diversidade, 63% das empresas fortaleceram apoio à inclusão no Brasil, aponta pesquisa
    INTERNACIONAL

    Apesar de cenário global desafiador para agenda de diversidade, 63% das empresas fortaleceram apoio à inclusão no Brasil, aponta pesquisa

    29/11/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Em um momento de crescentes incertezas e tensões globais sobre o tema, a Blend Edu lança pesquisa inédita que analisa a posição do Brasil frente à agenda de Diversidade e Inclusão (D&I), destacando avanços e desafios que podem impactar o futuro dessas iniciativas. Apesar da recente decisão da Suprema Corte dos EUA de desincentivo às ações afirmativas em universidades e do aumento de uma articulação anti-ESG no mercado americano, o estudo revelou que 63% das organizações brasileiras aumentaram o apoio à agenda em 2024. Com apenas 4% dos respondentes relatando diminuição nesta frente, os dados apontam um cenário positivo do contexto nacional.

    “Nosso objetivo com essa pesquisa é ajudar as empresas brasileiras a enxergarem a realidade sem ilusões: temos avanços e dados tangíveis que mostram uma perspectiva mais otimista do que a prevista, porém estamos expostos a riscos globais que podem influenciar o cenário local nos próximos anos. Queremos garantir que a pauta de D&I seja trabalhada de forma estruturada, mitigando as chances de retrocesso e potencializando o valor estratégico da inclusão para negócios e para a sociedade”, afirma Thalita Gelenske, CEO e fundadora da Blend Edu.

    A pesquisa de benchmarking, chamada “Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil em 2024 e Tendências para 2025”, teve a participação de 99 relevantes empresas do cenário nacional e traça um panorama detalhado sobre ações de D&I implementadas no país. “Este ano adicionamos perguntas inéditas para identificar se há um retrocesso real dos esforços de inclusão no Brasil em 2024. Para isso buscamos identificar o nível de alocação de equipe, investimento nas ações, apoio de colaboradores e lideranças, assim como o sentimento das lideranças em relação à diversidade e inclusão para os próximos anos”, explica Gelenske.

    O estudo revela que 46% das empresas aumentaram seu orçamento de D&I no ano, sendo que 16% desta fatia afirma ter investido, inclusive, de forma superior a outras áreas e departamentos. Apenas 7% das empresas disseram que o orçamento em 2024 diminuiu na mesma proporção que em outras áreas, indicando um corte geral da companhia.

    Apesar do aumento, o orçamento insuficiente ainda se mostrou como o principal desafio para avanços mais expressivos na implementação dos programas de D&I, de acordo com 21,4% das empresas.

    Em relação a alocação de equipe de D&I no Brasil, considerando notícias sobre recentes reduções de equipes anunciadas em grandes marcas como a Microsoft e John Deere, a pesquisa mostra que o mercado brasileiro teve um movimento inverso: 37,5% das instituições aumentaram a equipe em relação ao ano anterior e outros 50% mantiveram o time intacto. Apenas 3,6% apresentaram uma redução.

    Com isso, o sentimento predominante das lideranças de D&I das empresas participantes do benchmarking é positivo. Ao serem questionados sobre o nível de otimismo em relação à agenda de diversidade no Brasil, 72% afirmaram estar muito otimistas ou otimistas em relação aos próximos 5 anos. Já o nível de pessimismo é de apenas 9% (soma dos que se dizem pessimistas ou muito pessimistas).

    “Os dados nos levam a analisar que não estamos vivendo um retrocesso da pauta de D&I no Brasil. Por outro lado, é importante mencionar que esses índices foram observados entre empresas que já possuem uma agenda de D&I estabelecida. Portanto, claro que não podemos descartar a hipótese do contexto global ter gerado um maior receio e consequente desaceleração na adesão de novas empresas à pauta”, analisa Gelenske.

    A publicação também apontou tendências relevantes para os próximos anos, incluindo a necessidade de potencializar a integração entre a estratégia de diversidade ao core dos negócios, mostrando como D&I contribui para resultados tangíveis. Segundo Thalita Gelenske, “Esses dados evidenciam o que já observamos na prática: empresas que integram D&I à sua estratégia de negócio têm maior resiliência em momentos de crise e conseguem responder melhor às mudanças do mercado. Queremos que mais empresas entendam esse valor e invistam nele como uma vantagem competitiva sustentável.”

    Além disso, a pesquisa destaca outras quatro áreas prioritárias para os próximos anos: a construção de narrativas interseccionais, criação de processos e métricas para tangibilizar a inclusão, investimento em mudanças estruturais que envolvam diferentes departamentos e a promoção do aprendizado contínuo em diversidade. “Diversidade é muito mais do que uma agenda de RH, é uma estratégia que precisa permear todas as áreas da empresa. Quando D&I passa a integrar processos e operações, ela deixa de ser apenas uma pauta e se transforma em uma cultura. Nosso papel é apoiar as empresas, oferecendo dados, soluções e estratégias que sustentem a inclusão mesmo em um ambiente desafiador. A diversidade não é apenas uma demanda de hoje, mas uma construção sólida para o amanhã,” conclui Thalita Gelenske.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    Bianca Priscila Lucas
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Vem aí o Fibac pela Paz – Japão 2025!

    09/05/2025

    Passos essenciais para levar seu negócio para outro país com segurança

    09/05/2025

    Imigração Profissional: A Armadilha entre Elegibilidade e Admissibilidade nos Vistos Americanos

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    BConnected reúne grandes marcas e franquias para discutir mercado varejista brasileiro

    05/09/20240

    PLANO SAFRA: Oferta de R$ 3 bi é boa notícia em meio a possível queda de produção

    14/01/20240

    Núcleo de Estratégias Empresariais apresenta o case "Aliança Estratégicas"

    07/03/20240

    Vem aí mais uma etapa do Mega Drift Brasil

    27/06/20240

    Gustavo Kuerten é o novo embaixador da Biolab Genéricos

    21/03/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.