Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»TECNOLOGIA»Ascensão e desafios sobre o uso da IA generativa nas organizações
    TECNOLOGIA

    Ascensão e desafios sobre o uso da IA generativa nas organizações

    30/11/202300
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    A inteligência artificial (IA) generativa já faz parte do dia a dia de muitas organizações, impactando de maneira significativa nas operações e nos resultados do negócio. Um levantamento recente divulgado pelo Gartner mostrou que, atualmente, 45% das empresas estão em fase de teste da tecnologia, enquanto 10% afirmaram utilizá-la efetivamente. Na pesquisa anterior, feita em março, esses números eram de 15% e 4%, respectivamente.

    Essa ascensão, no entanto, não acontece livre de debates sobre suas implicações éticas e desafios regulatórios. A questão é que, ao mesmo tempo em que a tecnologia avança, as diretrizes governamentais ainda não conseguem acompanhar o ritmo. As organizações, por sua vez, precisam enfrentar a tarefa complexa de equilibrar inovação e conformidade legal, haja vista que ainda há pontos de desencontro entre a IA e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    Ao observar o cenário, notamos um impacto real na forma como as empresas precisarão gerenciar aspectos relacionados à privacidade, proteção de dados pessoais e de propriedade intelectual para minimizar os riscos corporativos. Vale sempre o alerta de que as polêmicas em torno da IA generativa não são apenas abstratas. Temos acompanhado casos de uso indevido, que contribuem para a disseminação de informações falsas e a manipulação de conteúdos, por exemplo.

    Apesar da linha tênue entre o seu potencial criativo e o uso indiscriminado, a aposta do mercado é para o crescimento expressivo do investimento nesse tipo de tecnologia. De uma maneira geral, o investimento em inteligência artificial só evolui e muito disso é impulsionado pelo boom da IA generativa. Segundo um estudo do grupo financeiro Goldman Sachs, a previsão é de que o setor movimente US$200 bilhões até 2025.

    Isso reflete o otimismo dos executivos em relação aos benefícios das soluções para os negócios mesmo com as evidentes preocupações. Ainda de acordo com a pesquisa da Gartner, 78% dos CEOs entrevistados acreditam que as vantagens da tecnologia podem se sobrepor aos riscos.

    Recentemente, a IDC Brasil, a pedido do Google, conduziu um estudo envolvendo 117 grandes empresas brasileiras, com mais de mil funcionários, para avaliar a relação dessas corporações com a IA generativa. Um dado interessante é que a tecnologia já aparece em terceiro lugar dentre as prioridades de implementação imediata, representando 42% das empresas consultadas, atrás apenas de infraestrutura em nuvem (48%) e IA e Machine Learning (44%). A pesquisa destaca, ainda, que a IA generativa é frequentemente discutida em reuniões estratégicas, sendo mencionada por 81% dos líderes de TI das organizações participantes.

    A diversidade de utilização é, de fato, um grande atrativo para as organizações, que enxergam potencial para acelerar o crescimento, aprimorar as operações e abrir novas oportunidades. Ainda de acordo com o Gartner, a principal área de foco é Customer Experience (CX) e retenção (38%); seguida de crescimento de receita (26%); otimização de custos (17%) e continuidade de negócios (7%). Esses números destacam a crescente aceitação e reconhecimento do potencial da IA generativa nas estratégias empresariais. Na Runtalent, por exemplo, iniciamos a implementação dessas ferramentas nos nossos processos, priorizando, inicialmente, a sua utilização no desenvolvimento da maioria dos projetos internos. O intuito é, posteriormente, ter condições de oferecer esse conhecimento também aos nossos clientes.

    Desde a transparência algorítmica até a necessidade de educar continuamente os profissionais sobre ética na IA, as organizações precisam buscar ativamente meios de mitigação. Por isso, é fundamental a necessidade de uma implementação responsável da ferramenta, além de uma evolução mais ágil das políticas governamentais que moldarão o futuro da implementação dessa tecnologia.

    *Ary Gatto é sócio-fundador e CEO da Runtalent.

     

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

    09/05/2025

    Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

    09/05/2025

     Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    OneSight EssilorLuxottica Foundation promove ação de cuidados visuais no PanAfro Femadum 2024

    07/12/20240

    5 desafios e 4 dicas de como se preparar para o mundo hiperconectado do 5G

    05/12/20230

    Sindilojas Caxias promove Lab Talk sobre vendas em alta performance

    09/04/20251

    Bangu Shopping participa da campanha de vacinação contra a gripe

    18/04/20240

    FIV no Brasil completa 40 anos e revoluciona a reprodução assistida

    03/10/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.