Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»Aumenta a conscientização das empresas para neutralização de gases do efeito estufa

    Aumenta a conscientização das empresas para neutralização de gases do efeito estufa

    23/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Empresas que adotam medidas proativas para reduzir suas emissões de carbono e promover a sustentabilidade ambiental são      percebidas como mais atraentes para investidores e podem se beneficiar de uma vantagem competitiva no mercado. Além de atender às expectativas dos consumidores e da sociedade, as práticas ESG também têm implicações financeiras significativas.

    No mundo todo, a neutralização de carbono está emergindo como uma prioridade para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover um futuro mais resiliente e sustentável para nós e as futuras gerações. Há uma conscientização cada vez maior do quanto esses gases são prejudiciais ao meio ambiente.

    Para se ter uma ideia, o número de companhias que reportam suas emissões de carbono é maior a cada ano. De acordo com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), 434 organizações publicaram inventário de gases de efeito estufa no ano passado. A quantidade é 42% maior do que em 2022, quando 305 organizações fizeram a publicação.

    Este importante dado mostra como as empresas estão tratando o tema. Tais inventários são essenciais para que possa ser feita a neutralização. É com base neles que são planejadas e efetuadas as compensações dos gases do efeito estufa.

    Neutralização de carbono refere-se ao processo de compensação das emissões de carbono por meio de atividades que reduzem ou absorvem uma quantidade equivalente de carbono da atmosfera. Isso pode incluir investimentos em projetos de reflorestamento e manutenção florestal, energia renovável ou captura de carbono. A neutralização de carbono é crucial porque ajuda a mitigar os impactos negativos das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a estabilização do clima global.

    A comprovação das ações relacionadas à neutralização de carbono e às práticas ESG é fundamental para garantir a transparência e a credibilidade das empresas. Isso pode ser alcançado por meio de relatórios detalhados, auditorias independentes e certificações reconhecidas internacionalmente. Ao demonstrar de forma tangível seus esforços e resultados na redução das emissões de carbono e no cumprimento de padrões ambientais, as empresas podem fortalecer sua reputação, aumentar a confiança dos stakeholders e impulsionar seu desempenho financeiro a longo prazo.

    A importância disso tem sido cada vez mais difundida por conta da criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), uma vez que ele estabelece tetos para emissões e um mercado de venda de títulos. Adicionalmente, temos a Resolução 193 da CVM, que define regras para a elaboração e divulgação do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade.

    “Estas normas e regulações farão este movimento andar com mais rapidez. Muitas empresas já perceberam que em um futuro não muito distante, a neutralização de carbono será mandatória”, afirma Luiz Henrique Terhorst, CEO e fundador do Carbon Free Brasil.

    Neste contexto, o Carbon Free aparece como uma parceira para ajudar as empresas a encontrarem um caminho mais sustentável. E não apenas de empresas brasileiras, mas de multinacionais que trazem este conceito de suas operações globais. Alguns exemplos são a Sterlite, empresa indiana de tecnologia óptica e digital; a Jeep, montadora de veículos; John Deere, fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas; Lufthansa, companhia aérea alemã; e a cervejaria Heineken.

    “São empresas de diversos segmentos, países e tamanhos. Mas elas têm uma coisa em comum, a percepção de que lidar com sustentabilidade é algo que deve fazer parte da realidade de todas as empresas”, destaca Terhorst. “Grandes corporações estabeleceram metas ambiciosas para alcançar a neutralidade de carbono até 2030, mas os movimentos nos mostram que não serão apenas as gigantes que avançam na compensação de carbono. Outras companhias já perceberam que isso já é um diferencial competitivo”, finaliza.

    Sobre o Carbon Free
    O Carbon Free Brasil foi criado com o propósito de inspirar mudanças sustentáveis por meio da melhoria do ambiente onde vivemos e conscientizando pessoas e empresas. Sua missão é tornar a neutralização das emissões de CO₂ uma tarefa descomplicada e acessível a todas as empresas por meio do crédito de carbono e ações como o plantio de árvores. Entre os serviços oferecidos ao mercado estão neutralização de emissões, projeto de redução de emissões e inventário de gases de efeito estufa.
    Saiba mais: https://carbonfreebrasil.com/

     

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    EM DESTAQUE

    Agência de comunicação promove conteúdo gratuito para ajudar as pré-candidaturas de mulheres nas eleições 2024

    03/01/20240

    Problemas de audição aumentam o risco de demência

    29/08/20240

    Montagem de Stands: Como Planejar e Impressionar nos Eventos?

    09/12/20240

    Radar Automóveis: A Escolha Certa para Quem Busca Qualidade em Veículos Semi Novos

    22/12/20240

    Trabalhadores do Varejo e da Saúde são mais vulneráveis a sofrimento psicológico no trabalho, mostra levantamento da Alper

    25/03/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.