A Black Friday, principal data d o e-commerce, gerou resultados expressivos para o comércio brasileiro. Somente no dia 29 de novembro, o setor alcançou R$ 4,27 bilhões em vendas, um aumento de 8,4% em relação ao ano anterior. Considerando também o dia anterior, o resultado chega a R$ 5,97 bilhões, com mais de 20 milhões de pedidos realizados – um crescimento de 9,4% a mais que em 2023. Os números são da Neotrust Confi, empresa especializada em monitoramento de dados para o varejo online, com base em informações fornecidas por mais de 5 mil varejistas nacionais.
Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, responsável pelo programa Compra e Volta, destacou: “Os números positivos refletem o fortalecimento do e-commerce no Brasil, impulsionado por fatores como conveniência, facilidade na comparação de preços e maior diversidade de produtos e serviços. Para os varejistas, é crucial adotar estratégias que não apenas atraiam novos consumidores, mas também os fidelizem.
Segundo a Neotrust, os segmentos que mais se destacaram foram os eletrônicos, que representaram 11,6% da demanda. Em segundo lugar aparece telefonia, que representou 9,9% das compras. Em terceiro está o setor de moda e acessórios, com 7,2%.
Mudança de cenário
Apesar do destaque dos eletrônicos, Eduardo ressalta que o cenário muda em dezembro. Conforme os dados recentes da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), o varejo online deve faturar R$ 23,3 bilhões, com aproximadamente 36 milhões de pedidos ao longo do último mês do ano.
“Em dezembro, o setor de supermercados ganha relevância, tornando-se a categoria de maior interesse dos clientes, impulsionado pelo 13º salário e pelas festas de Natal e Ano Novo, marcadas por uma alta demanda por alimentos e bebidas típicas da época. Entender essas dinâmicas é essencial para traçar estratégias mais assertivas e manter esse movimento de expansão”, avalia.
Retail media deve ser uma estratégia para atrair clientes
Eduardo também destacou a importância do retail media como ferramenta para atrair consumidores de forma personalizada. Essa abordagem utiliza espaços publicitários em plataformas digitais, como e-commerces e redes sociais, para promover produtos e serviços de forma mais direcionada. Ele complementa que estratégias como cashback, clubes de compras e programas de recompensas são essenciais para melhorar a experiência do cliente e aumentar a lucratividade.
“O retail media está transformando o e-commerce ao alinhar anúncios às necessidades dos consumidores. Hoje, mais de 60% das marcas brasileiras já adotam essa prática, segundo um estudo da Newtail. Para os empresários que ainda não investiram nessa estratégia, 2025 é o momento ideal para reavaliar suas ações”, finaliza Eduardo.
Sobre a Tenerity
A Tenerity é uma multinacional americana com sede em Stamford, especializada em Customer Engagement, que vem aprimorando o valor das relações que as marcas têm com seus clientes há pelo menos 50 anos. Atualmente presente em 15 países, incluindo França, Espanha, Reino Unido, Brasil e outros. Especialista em aumento de retenção e geração de receita incremental, a Tenerity ajuda os seus clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo, com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes. Desde 2012 no Brasil, permite aos e-commerces rentabilizarem e melhorarem suas propostas de valor por meio da receita extra gerada através da monetização da página de confirmação com uma solução de Retail Media.
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