Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»FAMOSOS»Brasil ganha 800 mil novos influenciadores em um ano e chama atenção para direitos trabalhistas de profissionais da área
    FAMOSOS

    Brasil ganha 800 mil novos influenciadores em um ano e chama atenção para direitos trabalhistas de profissionais da área

    wilkesousa04/04/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O mercado de influenciadores digitais no Brasil tem experimentado um crescimento expressivo. Entre março de 2024 e março de 2025, o número de criadores de conteúdo aumentou 67%, passando de 1,2 milhão para 2 milhões, conforme dados da Influency.me. O aumento reflete a ascensão de novas ocupações impulsionadas pelas tendências das novas gerações, que integram o mundo online ao offline de maneira fluida.​

    Nesse cenário, surge uma questão jurídica relevante: os influenciadores digitais devem ser considerados funcionários ou autônomos? A especialista em direito digital e sócia do escritório Zanini Riether Advogados, Bruna Zanini, esclarece que a maioria dos influenciadores atua de forma autônoma, estabelecendo contratos de prestação de serviços com empresas para a divulgação de produtos e serviços específicos. Nesses contratos, são definidos aspectos como volume de inserções, formato, período de divulgação e conteúdo a ser promovido. Em troca, espera-se que a divulgação realizada pelo influenciador gere resultados como visitas a sites, aumento de vendas, engajamento e transferência de autoridade.​

    A especialista destaca que, embora a maioria dos influenciadores opere de forma autônoma, nada impede que sejam firmados contratos de trabalho tradicionais ou parcerias estratégicas, como o modelo conhecido como “Media for Equity”, no qual o influenciador recebe participação acionária em troca de espaço de mídia em seus canais. Ela ressalta que a caracterização do vínculo empregatício depende da presença de elementos como subordinação, habitualidade, pessoalidade e onerosidade. Se o influenciador mantém autonomia na criação de conteúdo, define seus próprios horários e pode trabalhar com múltiplas marcas, a tendência é que seja considerado um prestador de serviços independente. Por outro lado, se há imposição de horários, controle rígido sobre o conteúdo e exigência de exclusividade, pode-se configurar uma relação de emprego.​

    A especialista enfatiza a importância de contratos bem elaborados para evitar litígios e garantir clareza nas relações entre influenciadores e empresas. “Contratos claros, que estabeleçam a autonomia criativa do influenciador e delimitem as obrigações de ambas as partes, são essenciais para prevenir conflitos trabalhistas”, conclui.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    SUENIA MICHELLE QUEIROZ DANTAS
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    MC Pedrinho comemora 23 anos com lançamento do projeto So Crazy em São Paulo

    08/05/2025

    Dentista das celebridades, Dr. Paulo Antonioli conquista São Paulo com sorrisos que transformam vidas

    08/05/2025

    Hospital do Amor se preparar para mais uma edição do Baile de Debutantes Fadas Madrinhas

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    Turismo de SP: temporada de verão gera alta procura por destinos litorâneos no Estado

    21/01/20240

    Lei exclui adicional de periculosidade que pode impactar milhares de caminhoneiros

    28/02/20240

    Tecnologia ao alcance do pulso: a revolução dos smartwatches na saúde

    24/12/20240

    Guararapes inicia operação da maior planta de MDF das Américas com tecnologia Valmet

    15/07/20240

    Policiais militares de SP param trânsito para gestante chegar a tempo em hospital

    31/10/20230
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.