O Brasil alcançou o maior número de aberturas de pequenos empreendimentos do ano no mês de julho, somando quase 378 mil novas empresas. De acordo com informações do Sebrae e da Receita Federal, o total chegou a 2,8 milhões em 2024.
A cada novo negócio criado, nasce também um logotipo. Segundo dados do Boletim Mensal e Propriedade Industrial, divulgados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em julho foram 119.209 pedidos de registro de novas marcas, um aumento de 11,2% em comparação ao mesmo período de 2023.
Rick Garcia, publicitário e sócio-fundador da MAVERICK 360, agência 100% digital especializada em áreas complexas ou regulamentadas, explica a importância de construir um conceito para a identidade da nova empresa. “O branding de forma geral tem que ser uma tradução dos valores do empreendimento, ou seja, surge de dentro para fora. Não adianta você atribuir uma ideia que não reflete a realidade, como querer empregar luxo a um produto que não carrega essa característica, por exemplo. As pessoas percebem a falta de transparência e isso afeta a construção da imagem e a credibilidade”, alerta.
No entanto, esse processo não deve ser uma preocupação apenas para jovens empreendedores. Empresas consolidadas precisam constantemente avaliar se a comunicação está adequada e é aí que entra o rebranding. “Uma companhia é um organismo vivo e mutável. É natural que, com o tempo, as propostas do início se transformem e novos serviços ou produtos sejam agregados ao portfólio, por exemplo. Quando essas mudanças ocorrem, pode ser necessário fazer uma atualização”, explica.
Segundo o especialista, reconectar-se com os clientes, inspirar colaboradores, facilitar a estratégia de vendas, reposicionamento, ou ainda, se o nome ou logotipo limitam o universo de atuação e não refletem os atributos principais do produto ou serviço, são fatores importantes na hora de optar pelo rebranding. “Mais do que uma renovação, essa decisão demonstra que a organização busca se manter atual e moderna”, pontua.
Longe de ser algo estático, tanto o branding quanto o rebranding – como os próprios nomes sugerem – são processos em constante evolução, que exigem ações contínuas com a finalidade de manter a marca relevante. Para quem está construindo uma nova identidade empresarial ou, mesmo, pretende fazer um reposicionamento, o publicitário dá algumas dicas:
1 – Analise seus valores e o mercado: entenda os princípios que devem ser transmitidos e faça uma pesquisa para ver como os concorrentes se comunicam.
2 – Destaque seu diferencial: use as características únicas da sua marca para se destacar com autenticidade e, para ser mais assertivo, conheça bem o público-alvo.
3 – Crie uma conexão: encontre formas de desenvolver uma ligação emocional com seus consumidores, por meio do storytelling, realizando ações de impacto social ou de experiência do cliente.
4 – Revise no rebranding: no caso de um reposicionamento, reavalie os pontos anteriores e identifique o que precisa ser ajustado. Lembre-se de manter a essência da marca.
5 – Comunique as mudanças: explique a novidade de forma clara, destacando os benefícios e o impacto positivo.
6 – Prepare-se: esteja pronto para receber críticas e lidar com desafios que possam surgir durante o processo.
Sobre a MAVERICK 360
A MAVERICK 360 é uma agência digital que oferece soluções em Branding, Assessoria de Imprensa, Marketing on e off e In-house. A empresa é especializada no atendimento a áreas complexas ou regulamentadas. Fornece um diagnóstico integrado de comunicação a todos os seus clientes, com a personalização dos serviços prestados. Desde 2014, ano em que foi fundada, o modelo de trabalho é 100% digital, sob o conceito remote first, com profissionais espalhados por diversas partes do mundo e dedicados a desenvolver projetos criativos, exclusivos e de alta performance. O cumprimento de prazos é um compromisso assumido, com 80% das entregas realizadas antecipadamente e o restante inteiramente dentro dos prazos acordados. A agência conta com a expertise de seus sócios-diretores, o publicitário Rick Garcia e a jornalista Fabíola Cottet, que possuem mais de 20 anos de experiência em comunicação estratégica e corporativa.
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LILIAN DA CRUZ
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