O aprimoramento das medidas de segurança é um tema comum a empresas e empreendimentos de todos os segmentos. Independentemente do nicho, a busca por ambientes mais seguros é uma prioridade crescente no mercado. Com a chegada de 2025, a expectativa é de que novas inovações tecnológicas, como equipamentos e sensores conectados à Inteligência Artificial (IA) e à Internet das Coisas (IoT), ganhem força. Contudo, quem deve continuar como destaque em soluções de controle de acesso inteligente é o reconhecimento facial.
Essa tecnologia não apenas reforça a proteção, mas também oferece rastreabilidade e agilidade, tornando-se indispensável para pequenos e grandes empreendimentos. A adoção de sistemas baseados em reconhecimento facial já está transformando o acesso em condomínios residenciais, prédios comerciais, escolas, hospitais e empresas.
O diferencial desse recurso é a versatilidade, uma vez que pode ser usado em dispositivos acoplados a portas, catracas, relógios de ponto e outras estruturas. Além disso, a sua capacidade de garantir um controle rigoroso sobre quem entra e sai dos ambientes eliminando a necessidade de chaves, senhas ou cartões – itens que podem ser esquecidos, perdidos ou clonados, é outro ponto de destaque.
Em condomínios residenciais, ele traz mais tranquilidade aos moradores ao restringir o acesso exclusivamente a pessoas autorizadas. Em prédios comerciais e empresas, garante que apenas funcionários, clientes e visitantes previamente cadastrados pela direção ou portaria possam circular, prevenindo ameaças e otimizando a gestão de acesso. Em escolas e hospitais, a tecnologia é uma aliada crucial. Nas escolas, protege estudantes e professores de acessos indesejados, enquanto nos hospitais facilita o fluxo de profissionais de saúde, pacientes e visitantes, além de proteger áreas sensíveis, como laboratórios e farmácias.
Rastreabilidade e agilidade
Além de reforçar a segurança, os sistemas de reconhecimento facial oferecem relatórios precisos, com os acessos e os locais que foram visitadas . Essas informações são valiosas para auditorias ou investigações, caso necessário. Outra vantagem é a agilidade: ao automatizar processos, a tecnologia reduz filas e melhora a experiência do usuário.
“Além da segurança, o uso do reconhecimento facial traz um reforço jurídico importante para os espaços, especialmente para empresas. É um sistema que elimina fraudes, o que o torna altamente disruptivo”, afirma Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções de controle de acesso, ponto e presença.
Tendências para 2025
De acordo com Ristow, a expectativa é que a demanda por soluções de reconhecimento facial aumente significativamente em 2025, impulsionada pela popularização da tecnologia. “Os algoritmos de reconhecimento facial estão mais precisos e confiáveis, o que reduz erros de identificação e aumenta a aceitação desta inovação. Além disso, os custos de implantação têm diminuído, tornando essas soluções acessíveis a empresas de diferentes tamanhos e setores. Estamos muito otimistas em relação ao ano que começa”, destaca.
Com a combinação de acessibilidade, eficiência e alto impacto na segurança, o reconhecimento facial segue como uma das principais apostas tecnológicas para transformar a gestão de acesso em diversos contextos em 2025.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALINE PORFIRIO RIBEIRO
aline@parolacomunicacao.com