Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Vem aí o Fibac pela Paz – Japão 2025!

    09/05/2025

    YOLO Club aposta no Dia das Mães com 35% de desconto no plano semestral

    09/05/2025

    Lançamento do livro Infértil Desejo: Uma obra que rompe o silêncio sobre o abuso estrutural patriarcal e nas relações lésbicas

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Vem aí o Fibac pela Paz – Japão 2025!
    • YOLO Club aposta no Dia das Mães com 35% de desconto no plano semestral
    • Lançamento do livro Infértil Desejo: Uma obra que rompe o silêncio sobre o abuso estrutural patriarcal e nas relações lésbicas
    • Prefeita de Colônia visita São Paulo em evento para fortalecer laços Brasil-Alemanha
    • Planos de saúde sem PS e o risco de ainda mais sobrecarga ao SUS
    • Previdência sob suspeita: SPPREV e o dever de fiscalização
    • Vereador Lucas Zacarias apoia evento solidário de Dia das Mães promovido pela ONG Raízes do Bem em Santo André
    • Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ESTADOS»São Paulo»Café é experiência afetiva para o consumidor, mostra pesquisa do Instituto Agronômico
    São Paulo

    Café é experiência afetiva para o consumidor, mostra pesquisa do Instituto Agronômico

    07/12/202300
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    De olho no perfil consumidor, o Instituto Agronômico (IAC-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Axxus e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), divulgam a pesquisa “Evolução dos Hábitos e Preferências dos Consumidores de Café no Brasil”, entre 2019 e 2023.

    Nas três avaliações realizadas nos anos de 2019, 2021 e 2023, foram constatados que o consumidor continua tendo uma relação afetiva com o produto e que a experiência de beber café faz parte de um ritual diário e emocional, concebido como um dos prazeres da vida.

    A pesquisa apontou que 97% dos entrevistados disseram beber café ao acordar, e para 61%, a bebida colabora para a melhora do humor e da disposição. Foram entrevistadas 4.200 pessoas, sendo 1.890 homens e 2.310 mulheres. A pesquisa foi aplicada em todas as regiões brasileiras, em diferentes faixas etárias e classes sociais. O nível de confiança do estudo é de 99%, e a margem de erro, de 2%.

    “Os resultados foram finalizados em outubro de 2023 e criou um panorama sobre o padrão de consumo antes, durante e pós pandemia”, afirma o pesquisador do Instituto Agronômico, Sérgio Parreiras Pereira.

    O objetivo é de buscar informações que sejam uteis e proporcionem melhorias não só aos envolvidos diretamente à cadeia produtiva, mas também aos consumidores de café de todo o Brasil.

    Pereira informa que entre as metas da pesquisa está o conhecimento das percepções, opiniões, preferências e objeções dos consumidores em relação ao consumo do café. “Além de descobrir como e quando o café está presente no dia a dia dos consumidores e identificar as mudanças nos hábitos de compra e de consumo nos últimos anos”.

    O levantamento apontou que atualmente 29% dos entrevistados bebem mais de seis xícaras de café por dia, enquanto 46% consomem de três a cinco xícaras diárias.

    Outra constatação foi em relação aos entrevistados que afirmam não consumir café. “Em 2019, esse percentual foi de 8%, enquanto em 2021 e 2023, essa taxa foi de 3%, ocorrendo uma estabilização”, afirma Pereira.

    Outra mudança que a pesquisa revelou foi que o trabalho voltou a ser o local de maior consumo de café, em segundo lugar ficaram as residências, em terceiro as cafeterias e em quarto as casas de amigos e parentes.

    Em 2021, o primeiro lugar de maior consumo era em casa em função da pandemia e a frequência de consumo em cafeterias caiu de 48% para 9%. Nessa última edição da pesquisa houve um aumento para 51%, devido aos entrevistados voltarem a consumir café em lojas especializadas.

    A variação dos dados registrados na pesquisa de 2019 e 2023 também chama a atenção quanto aos critérios de escolha relacionados às compras. Este ano, 16% afirmaram comprar o café mais barato – em 2021, o índice foi de 21%. No grupo que afirmou comprar dentre as marcas de preferência àquela de menor preço, o índice passou de 39%, em 2021, para 43%, em 2023.

    Pereira destaca ainda a importância desse tipo pesquisa para o sistema agroindustrial dos cafés do Brasil. “Existem poucos estudos que apresentam uma grande amostragem da população, com esse nível de confiança e margem de erro. E este serve para elucidar muitas questões relacionadas aos impactos da Covid-19 no consumo de café no Brasil”, diz.

    Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
    https://bit.ly/govspnozap

    O post Café é experiência afetiva para o consumidor, mostra pesquisa do Instituto Agronômico apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

    Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Adolescentes da Fundação CASA de São Bernardo visitam Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista

    09/05/2025

    Adolescentes da Fundação CASA de São Bernardo participam de workshop de boxe

    08/05/2025

    Adolescentes da Fundação CASA de Guarujá mergulham na história afro-brasileira em visita ao Museu Afro

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    Iguatemi Campinas lança evento mensal de bem-estar para a terceira idade em parceria com a Bodytech

    04/04/20250

    MAPFRE inaugura nova estrutura em São Paulo para impulsionar transformação digital

    31/07/20240

    Foro privilegiado ou prerrogativa de foro? 

    02/04/20240

    Reforma tributária estabelece trava para impedir aumento da carga de impostos

    21/12/20230

    PM apreende mais de 1,1 mil objetos perfurantes em ações no centro de SP

    06/03/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.