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    Home»ECONOMIA»Com 18 anos de mercado, franquia Mr. Black Café Gourmet foca expansão com quatro modelos de negócios
    ECONOMIA

    Com 18 anos de mercado, franquia Mr. Black Café Gourmet foca expansão com quatro modelos de negócios

    06/12/202400
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    O café é uma verdadeira paixão entre os brasileiros, tanto que fez com que o país se tornasse o maior produtor e exportador mundial de café, além do Brasil ser o segundo maior mercado consumidor da bebida.

     

    Tomar o típico cafezinho é o combustível para muitas pessoas no dia a dia. O café não somente movimenta a agricultura brasileira, já que este ano são 2,25 milhões de hectares dedicados à cultura do grão, um crescimento de 0,8% em comparação com 2023, mas também movimenta cafeterias, principalmente quando o assunto é qualidade, já que hoje existe no mercado uma infinidade de tipos de cafés.

     

    É o que fez Cristian Soares Figueiredo quando abriu uma pequena cafeteria em 2006 em um shopping de Belo Horizonte/ MG e anos depois transformou o negócio em rede de franquia, a Mr. Black Café Gourmet. Hoje a marca está presente em seis estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Norte), com 30 unidades e faturamento previsto de R$ 36 milhões para 2024.

     

    Pai e filho

     

    Cristian toca o empreendimento em companhia do pai. Ele largou a carreira de Ciências da Computação para dar início ao negócio, onde na época ainda existiam poucas cafeterias gourmet.

     

    “Os dois primeiros anos foram de muita aprendizagem e a busca constante por conhecimento. Durante as viagens aproveitava para entender um pouco mais como funcionavam as cafeterias em outras localidades e o que as pessoas procuravam em produtos e ambiente. Fomos em busca de novos parceiros até que chegamos na excelência e reconhecimento que a marca tem hoje no mercado de cafeterias”, analisa Cristian, CEO da franquia Mr. Black Café.

     

    Virou franquia

     

    Cristian foi o responsável por transformar o modelo em uma rede de franquia, e em 2012 a Mr. Black Café migrava para o franchising após ter o negócio totalmente estruturado. O empresário relembra que nesta época o setor de cafeterias começou a despontar no mundo, o que foi determinante para expandir o negócio para outras localidades além da capital mineira.

     

    Entre os grandes diferenciais da empresa é que a Mr. Black Café trabalha desde 2008 somente com cafés especiais de fazendas de Minas Gerais, posicionamento que só foi ser difundido no mercado a partir de 2014 em outras redes de cafeteria.

     

    “Temos nossa própria indústria de alimentos em Belo Horizonte que fornece os insumos aos nossos franqueados. O grande diferencial é que são fabricados com receitas da gastronomia mineira”, diz Cristian.

     

    Gostinho mineiro

     

    São mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, ampla gama de acompanhamentos como quiches, empanada, broa de milho, bolos e croissants, além de uma linha de sobremesas. Todos os cafés podem ser feitos com leite de aveia para atender ao público com restrição alimentar. O cappuccino cremoso, com receita exclusiva da marca, é o campeão de vendas dentro da franquia, além do tradicional pão de queijo mineiro que pode ser servido com recheio, e da torta red velvet, receita trazida de uma confeitaria de Nova York.

     

    “O café servido é da nossa própria marca. Temos uma micro torrefação em BH que faz a compra dos café em fazendas já homologadas. A torra do café é feita artesanalmente e por demanda, levando um café sempre fresco as nossas lojas, no ápice do aroma e sabor. Trabalhamos somente com cafés especiais que são pontuados entre 84 e 86 pontos na tabela SCA (Specialty Coffee Association). Os cafés são provenientes de fazendas das regiões de Minas, como Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Matas de Minas”, enfatiza o CEO da Mr. Black Café. 

     

    Modelo de negócio

     

    Um dos diferenciais da Mr.Black Café é o combo 2 em 1 onde há a regionalização de parte do mix de produtos, ou seja, são produtos com altíssima qualidade e em conjunto não saem da cultura regional do franqueado.

     

    São quatro modelos de negócios:

     

    Express: O quiosque express é disponível para shopping, centros comerciais, prédios, hospitais e faculdades com área de 8 e 50 metros quadrados. Já a loja express está disponível para shoppings, centros comerciais, prédios, hospitais, faculdades, locais e ruas de grande fluxo de pedestres, em um espaço de 20 e 50 metros quadrados. O investimento para ambos formatos são iguais, o que varia realmente é o local de instalação e o espaço. Investimento inicial (incluso taxa de franquia, capital de giro, instalação e estoque) entre R$ 156.900 a R$ 200 mil, com faturamento bruto mensal de R$ 40 mil, lucro líquido de 20% e retorno previsto entre 24 a 36 meses.

     

    Quiosque para shopping: modelo disponível para shopping, centros comerciais, prédios, hospitais e faculdades em espaços de 15 e 60 metros quadrados. O investimento inicial total é entre R$ 239.900 a R$ 310 mil, com faturamento mensal de R$ 75 mil, lucro de 20% e prazo de retorno entre 24 a 36 meses.

     

    Loja de rua ou espaços corporativos: Ideal para locais de grande fluxo como supermercados, faculdades, call centers, estações de metrô, hospitais e store in store, esse formato solicita investimento inicial total entre R$ 259.900 a R$ 380 mil, faturamento de R$ 75 mil mensal, lucro de 20% e retorno do capital previsto entre 24 a 36 meses.

     

    Loja para shoppings e aeroportos: modelo disponível para shopping ou rua tem investimento inicial entre R$ 279.900 a R$ 400 mil, faturamento mensal de R$ 75 mil, lucro líquido de 20% e retorno do investimento previsto entre 24 a 36 meses.

     

    Perfil do franqueado

     

    Para empreender com o negócio é necessário que o candidato a franqueado tenha afinidade com comércio e seus desafios; esteja disposto a dedicar tempo e capital ao negócio, e principalmente goste do segmento de alimentação e atendimento ao público.

     

    “Consideramos o setor de alimentação o mais estável dentre os demais no franchising, haja visto que mesmo em momentos de crise o consumo de alimentos é constante e o setor de cafeteria é privilegiado neste quesito, pois o valor de consumo é relativamente baixo em relação a operações maiores na alimentação fora do lar, sendo acessível mesmo em momentos de crise financeira. O mercado de cafeterias está em franca expansão nacional, com o aumento de consumo de café dos brasileiros e criando a cultura do consumo de cafés de qualidade nas cafeterias especializadas”, finaliza Cristian.

     

    Expansão da rede de franquias

     

    Para abrir uma franquia Mr. Black Café é necessário que a cidade tenha acima de 200 mil habitantes ou tenha ao menos um shopping center. A franqueadora também leva em consideração a viabilidade logística, principalmente na região Norte.

     

    A franquia soma 25 unidades franqueadas e cinco lojas próprias, tendo expectativa de encerrar 2024 com mais 10 unidades comercializadas. Em 2023 a marca faturou R$ 30 milhões e projeta alcançar R$ 36 milhões ainda este ano.

     

    RAIO-X

     

    Modelo de negócio: Quiosque e Loja Express; Quiosque para Shopping; Loja de Rua ou Espaços Corporativos; Loja para shoppings ou Aeroportos 

    Segmento de atuação: Alimentação, food service 

    Ano de fundação: 2006

    Entrada para o franchising: 2012

    Unidades próprias: 5

    Unidades franqueadas: 25

    Área mínima: 8m² a 100m²

    Investimento inicial: entre R$ 156.900 a R$ 400 mil

    Taxa de franquia: R$ 39.900 a R$ 49.900

    Capital de giro: a partir de R$ 15 mil

    Investimento de instalação (+ equipamentos): a partir de R$ 102 mil 

    Royalties/ taxa de administração: R$ 2 mil ou 5% do faturamento bruto

    Taxa de publicidade: rateio (não é cobrado % fixa)

    Número de funcionários: de 2 a 8

    Faturamento bruto mensal: entre R$ 40 mil a R$ 75 mil

    Lucro médio (líquido) mensal: 20% 

    Prazo de retorno: 24 a 36 meses

    Prazo de contrato: 60 meses

    Telefone: (31) 3274-2556
    E-mail: [email protected]

    Site: https://mrblackcafe.com.br/

     

    Sobre a Mr. Black Café Gourmet

    Fundada em 2006 em Belo Horizonte (MG), a franquia de cafeteria gourmet consolidou-se rapidamente no mercado, baseando-se em três pilares essenciais: alta qualidade dos produtos, ambiente moderno e acolhedor, e atendimento diferenciado. Em 2012, os gestores implementaram um plano estratégico de longo prazo, expandindo a marca por meio do sistema de franquias. A marca oferece mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, ampla gama de acompanhamentos e conta com quatro modelos de negócios: express, quiosque para shopping, loja de rua ou espaço corporativo, loja para shopping ou aeroportos com investimento inicial a partir de R$ 156.900,00, além de retorno previsto entre 24 a 36 meses.

     

    ASSESSORIA DE IMPRENSA 

    Fatos&Ideias Comunicação – [email protected] 

    Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – [email protected] 

    Elaine Rodrigues – (17) 9 9171-1771 – [email protected]

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    Renata Brito Rodrigues Lucas
    [email protected]

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