Nos últimos meses, os hatches têm sido os modelos mais vendidos no mercado brasileiro de automóveis, impulsionados pelos descontos oferecidos pelo programa do governo federal. No entanto, com o fim dos incentivos, a tendência está mudando. De acordo com dados da Anfavea, a venda de SUVs e picapes aumentou em agosto, enquanto a demanda por hatches diminuiu.
O programa de redução de preços do governo tinha como objetivo estimular a venda de carros populares, oferecendo descontos de até R$ 8 mil para veículos de até R$ 120 mil. No entanto, os recursos previstos para o programa acabaram mais cedo do que o esperado, após apenas um mês de funcionamento.
Como resultado, os hatches, que são geralmente mais baratos, experimentaram um crescimento nas vendas nos últimos meses, enquanto os SUVs e picapes tiveram uma queda. No entanto, em agosto, essa tendência se inverteu, com os consumidores optando por SUVs e picapes em vez de hatches.
Essa mudança pode ser atribuída ao fato de que muitos hatches ultrapassaram o limite de preço estabelecido pelo governo, enquanto a maioria dos SUVs e picapes não foram afetados. Além disso, os sedãs tiveram pouca variação nas vendas, já que possuem faixas de preço mais variadas.
Embora as vendas de veículos como um todo tenham caído 8% em agosto, em comparação com o mês anterior, essa queda não é significativa, considerando o encerramento do programa de descontos. A produção de veículos, por outro lado, teve um aumento de 24% em agosto, impulsionada pela redução dos estoques.
No geral, a indústria automobilística brasileira está apresentando sinais positivos de recuperação, com um aumento expressivo nas exportações para países como México, Argentina, Colômbia e Chile. Essas exportações têm contribuído para a melhoria do desempenho da indústria nacional, especialmente considerando o acordo de livre comércio entre o Brasil e o México.
Apesar do fim dos descontos no carro zero, o mercado automobilístico brasileiro está se adaptando às novas condições, com mudanças nas preferências dos consumidores. Os próximos meses serão importantes para observar se essa tendência de aumento nas vendas de SUVs e picapes e diminuição nos hatches irá se manter.
quarta-feira, outubro 30
EM DESTAQUE
- Fetranslog-NE participa da 39ª Assembleia Geral da CIT nos Estados Unidos
- Fetranslog/NE está presente na 39ª Assembleia Geral da CIT nos Estados Unidos
- Fetranslog/NE representa Nordeste na 39ª Assembleia Geral da CIT nos Estados Unidos
- Fetranslog/NE participa da 39ª Assembleia Geral da CIT nos EUA
- Fetranslog/NE participa da 39ª Assembleia Geral da CIT nos Estados Unidos
- Crédito Baseado em Recebíveis aumenta competitividade entre empresas na Gig Economy
- Qual é a diferença entre Governança e Cultura de Governança?
- Empreender com propósito: a missão da nova geração de líderes empresariais