Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»TECNOLOGIA»Como a inteligência artificial generativa pode ser integrada em empresas de marketing?
    TECNOLOGIA

    Como a inteligência artificial generativa pode ser integrada em empresas de marketing?

    16/09/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A popularização de ferramentas e soluções digitais criadas a partir de tecnologias disruptivas como a inteligência artificial corrobora o movimento de transição que consolida a nova fase Web3 na internet. Antes do furor provocado no mercado pelo lançamento do ChatGPT, em 2022, vimos uma tentativa (em andamento) de inserção de outras iniciativas, como o metaverso do Facebook (agora Meta). 

    O uso de tecnologias disruptivas é uma realidade inegável para empresas no momento atual de transição do espaço web, principalmente no setor de marketing. A corrida pela adoção de soluções como o ChatGPT é prova dessa transformação, em que ferramentas utilizam sistemas autônomos de linguagem comum para desenvolver imagens, vídeos e textos. 

    Dessa forma, apresento cinco setores vitais do marketing onde a IA generativa desencadeará mudanças estruturais no processo de execução de atividades nos próximos anos. Antes disso, fica a reflexão: será que alguma profissão corre risco com o domínio da inteligência artificial? 

     

    IA generativa na automação de atividades 

    Recursos como o ChatGPT criam parâmetros de produção de conteúdo no espaço web, os quais são aperfeiçoados de forma constante com base em atividades anteriores exercidas pela ferramenta. Isso possibilita sua integração na automação de processos do marketing, por exemplo, permitindo a customização autônoma de campanhas e a personalização de mensagens. 

     

    Uso na publicidade paga 

    Segmentos como a publicidade paga também já sentem os impactos do uso de ferramentas de inteligência artificial, que são usadas para gerar anúncios automaticamente. O aprendizado permanente dessa tecnologia permite ainda a otimização de anúncios baseada no gerenciamento inteligente de dados. 

     

    Copywriting 

    O copywriting é a força motriz que impulsiona o marketing, desempenhando tarefas cruciais de redação publicitária. Com a adesão de ferramentas de IA generativa nesse segmento, é possível criar blog posts com personalização da atividade, incluindo desde o tom da escrita até técnicas de SEO. Isso vale para a criação da descrição de produtos de e-commerce, uma tarefa já desempenhada pela inteligência artificial com maestria. 

     

    SEO também será afetado? 

    O SEO é responsável por direcionar campanhas, além de delimitar o público-alvo e posicionar a publicação de forma competitiva nos motores de busca. O uso de inteligência artificial nessas atividades consiste em pesquisar palavras-chave e personalizar conteúdos. 

     

    Vídeos automáticos 

    Além de textos, a cada dia, as ferramentas de IA generativa apresentam sólida evolução no desenvolvimento de imagens e vídeos de alta qualidade.  
     

    Assim como a chegada do computador nas redações jornalísticas (substituindo as antigas máquinas de escrever), ferramentas de inteligência artificial devem reestruturar profundamente setores estratégicos como o marketing. No entanto, ainda é precipitado concluir que a tecnologia apresenta uma verdadeira ameaça a determinadas profissões. Por outro lado, há de se concordar que uma reorganização dessas funções não deve ser descartada em um futuro breve. 

     

    *Adilson Batista é especialista em inteligência artificial – [email protected]  

    Sobre Adilson Batista 

    Nascido em 1976, na cidade de São Paulo, Adilson Batista é um especialista em inteligência artificial que une três capacidades distintas em seu trabalho: design, tecnologia e estratégia de negócios. Foi vice-presidente da Wunderman e diretor de estratégia digital da Young & Rubicam, atualmente VML. Foi fundador e CEO da agência digital Today e hoje ele está à frente de sua consultoria, a Adbat, e de projetos voltados para negócios digitais. Para mais informações, acesse: https://www.linkedin.com/in/adilson/ ou https://www.adbat.com.br/. 

     

    Informações à imprensa

    NB Press Comunicação 

    Tel.: +55 11 99419-5757 

    E-mail: [email protected] 

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

    09/05/2025

    Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

    09/05/2025

     Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Redbelt Security alerta empresas sobre necessidade de conciliar ESG e cibersegurança

    31/01/20240

    Governo de SP participa de feira mundial de frutas e verduras

    17/04/20240

    Cada vez mais profissional, caprinocultura investe em cercamento de qualidade

    28/12/20230

    SP mantém gabinete de crise e monitora situações de queimadas em todo o estado

    26/08/20240

    Especialista alerta para questões passíveis de anulação no Concurso da Polícia Militar do Estado do Pará

    12/01/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Musa fitness do OnlyFans exibe shape impecável após festividades de fim de ano e choca seguidores

    12/01/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.