A Customer Data Platform está cada vez mais associada a empresas de sucesso. Esta solução é praticamente universal, uma unanimidade em benefícios que atingem diretamente as necessidades atuais do marketing e de vendas. Mas para aproveitar tantas vantagens é preciso saber como implementar uma plataforma CDP.
Há alguns passos que devem ser dados para conseguir adaptar a plataforma à sua empresa de maneira eficiente, onde o foco deve ser sempre as necessidades do seu negócio e clientes. Uma vez que sua empresa tenha se adaptado ao CDP, seu marketing passa a ter mais eficiência em conversão e performance ao atingir o público-alvo.
O que é uma Customer Data Platform (CDP)?
CDP – customer data platform – é a sigla para Plataforma de Dados de Clientes, um sistema que visa reunir diversas informações sobre seus consumidores. Localização, e-mails, dados de compras, histórico de negociação, produtos pelos quais demonstraram interesse – tudo isso são dados integrados, compilados e apresentados por essas ferramentas.
Por que as empresas precisam de uma CDP?
Hoje uma plataforma CDP é mais do que um simples benefício, é uma necessidade que responde diretamente ao grande número de concorrência e a disputa por público no ambiente digital. Neste embate ganham as empresas que oferecem exatamente o que o seu público-alvo deseja.
Saber o que seu público-alvo procura não é fácil, mas isso pode ser facilmente mostrado por uma plataforma CDP. Por compilar e apresentar os dados de maneira sistematizada, a plataforma mostra quem é o seu público-alvo e o que ele procura ao fazer negócio com sua empresa, suas preferências e necessidades. Ter essas informações é crucial para as vendas.
Por que as empresas estão adotando CDPs?
A necessidade de ter um elemento que responda de maneira imediata o marketing e as solicitações do público é a principal razão pela qual empresas tendem a adotar o CDP. Hoje em dia é fundamental entregar aquilo que o seu público deseja, de maneira personalizada e eficiente. Entre outras razões por que as empresas procuram a Customer Data Platform estão:
- Mais conhecimento sobre seu público-alvo;
- Enriquecimento de estratégias comerciais;
- Criação de produtos e serviços que atendam as necessidades do público;
- Personalização do marketing e do atendimento.
Uma plataforma CDP pode ser a melhor maneira de otimizar suas conversões de clientes na prática, aumentar a receita da empresa e conseguir atuar no mercado de maneira mais inteligente e estratégica. A plataforma está associada com muita razão ao aumento de performance do time de vendas e marketing.
Como uma CDP funciona na prática?
Na prática a CDP funciona por meio da integração de dados conquistados por ferramentas diversas, como o CRM, o banco de dados da empresa e softwares de dados. Depois de identificados e compilados, esses dados passam a ser filtrados e disponibilizados para as equipes em uma perspectiva ampla sobre cada consumidor.
Uma vez que os dados são integrados e organizados, a CDP cria perfis unificados de clientes, reunindo informações demográficas, comportamentais e transacionais em um só lugar. Isso permite que as equipes de marketing e vendas tenham acesso a uma visão 360 graus de cada consumidor, facilitando a segmentação e a personalização das campanhas.
Diferenças entre CDP e outras ferramentas de marketing
A principal diferença do CDP para outras ferramentas de marketing é a sua abrangência, pois esta plataforma é mais universal e pode ser integrada com diversos outros recursos. É como se o CDP fosse um recurso ainda mais universal do que todos os outros, capaz de fornecer uma perspectiva ampla e completa.
Por outro lado, o Customer Data Platform também necessita de mais trabalho para ser bem implementado. Vale a pena que a empresa estude bem como irá utilizar ele com outras ferramentas já disponibilizadas. E lembre-se: uma ferramenta não substitui a outra. Pelo contrário, o CDP é feito para ser usado com outros serviços.
Como implementar uma CDP?
Para implementar o CDP o conhecimento é o item mais básico: compreender bem a plataforma, suas limitações e aplicações é fundamental. Conte com a Aunica para entender bem o que é a ferramenta, quais as aplicações e qual a melhor maneira de implementá-la na sua empresa.
Há certos elementos que são universais, como utilizar ferramentas de integração de dados, ter uma política de conservação dessas informações e contar com quem saiba aplicá-los. Mas esses elementos vão ainda mais além e precisam ser planejados estritamente para sua empresa.
Entender o que é CDP pode ser complexo à primeira vista, mas se torna mais simples quanto mais contato tiver com a ferramenta. Portanto se deseja compreender melhor o Customer Data Platform, conte com a Aunica. Visite o site e se torne um expert no assunto.