Entender o que é Martech é cada vez mais necessário, visto que essa área pode revolucionar como executamos as ferramentas de marketing nos negócios, poupando tempo e aumentando os resultados.
Não é novidade que a tecnologia é importante no nosso setor. Inclusive, as empresas abrem cada vez mais espaço para que os profissionais de Martech liderem as estratégias e campanhas.
O que é Martech?
Afinal, o que é martech? Trata-se da união entre marketing e tecnologia, possibilitando que as agências sejam totalmente voltadas para a integração de ferramentas. Entender essa definição nos ajuda a nos diferenciarmos da concorrência, pois enquanto o que mais vemos é o uso convencional na rotina, uma martech se destaca pela imersão tecnológica.
Pode parecer mais do mesmo, mas empresas como a Aunica, SEMRush, HubSpot e muitas outras estão aplicando essa abordagem de forma diferenciada. Elas entregam resultados que vão além de prestação de serviço com uso de tecnologia.
Por que ela é importante para o seu negócio?
O martech é importante porque soluciona a gestão de dados, oferece mais capacidade de tomar decisões, e aprimora suas campanhas de marketing. Sua importância, afinal, chega tanto para a equipe com a qual trabalha, como para o público.
Além disso, gera um melhor custo-benefício, pois você faz o investimento em ferramentas integradas, e o seu ROI (retorno sobre investimento) é satisfatório. Ou seja, abrange todos os setores da organização, e um dos problemas nas empresas é a falta de conversão interna para alcançar objetivos comuns.
As principais categorias de ferramentas de Martech
As principais ferramentas de Martech, como o Google Analytics, já são populares entre os profissionais de Marketing, independentemente do segmento empresarial. Mas, segundo o estudo Martech Trends 2024, 61,7% dos entrevistados preferem o ChatGPT.
Antes de Martech, você conheceu a Adtech, que é um termo voltado apenas para as ações de publicidade nas mídias e plataformas. As ferramentas mais completas para suas estratégias são:
- HootSuite, para gestão de redes sociais;
- Google Analytics, reúne pra você dados completos sobre o público e marketing em ação;
- MailChimp, provando que o uso de e-mails ainda é poderoso;
- Social Miner, que usa IA para gerir dados que vão te ajudar a identificar a jornada do consumidor;
- Salesforce, uma ótima ferramenta para relacionamento com seus clientes.
O melhor é que elas fornecem integração com as principais plataformas de propagação de mídias, conteúdos e anúncios, as que você já usa ou deseja explorar. Com a escalada da IA, o uso exclusivo da produção manual não te dará o melhor resultado.
Desafios na integração de diferentes ferramentas de Martech
Entre os desafios está a procura por profissionais em Martech que saibam os caminhos para lidar com dados e potenciá-los em conversões. As empresas, por sua vez, enfrentam dificuldades em operar suas próprias ferramentas, mesmo após a automação.
Nesse contexto, o maior desafio é não depender apenas das ferramentas – que já são muito eficazes por si mesmas – mas sim garantir que haja uma ou mais pessoas responsáveis pela administração e maximização de seu potencial.
Como criar uma estratégia de integração de Martech eficaz
A verdade é que não há uma única estratégia, mas sim um investimento em estrutura, tecnologia e montagem de etapas e processos, devendo-se alinhar os objetivos, conhecer seu público e executar a melhor ação. Assim, um caminho prático para criar estratégia de integração em martech seria:
- Traçar seus objetivos e suas metas;
- Fazer pesquisas;
- Focar no público-alvo;
- Selecionar as melhores ferramentas e seu custo-benefício;
- Criar uma jornada de cliente;
- Usar os canais;
- Montar as campanhas;
- Estabelecer um padrão de análise.
Ao operar as ações de martech, é essencial acompanhar as métricas, estar perto dos números o máximo possível e sempre fazer ajustes. Um dos pontos mais importantes é não deixar de manter os colaboradores sempre ativos, criando material e conteúdos relevantes.
Dicas para otimizar a integração de Martech e maximizar os resultados
Automatize seus processos básicos e técnicos, como o envio de e-mails e templates, postagens programadas nas redes sociais; e tenha uma boa base de data analytics e BI (Business Intelligence).
Siga as etapas e sempre tenha pessoas monitorando tudo. Assim, novos insights surgem, e, à medida que você vê as respostas do público, consegue melhorar o desempenho e ter maiores chances de vendas.
Contrate a Aunica! Nós revelamos o que é Martech e quais ferramentas você deve usar agora mesmo. Juntos, podemos viver a cultura do marketing e da tecnologia e gerar ainda mais valor para os negócios!