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Home»EMPREENDEDORISMO»Como integrar diferentes ferramentas de Martech para maximizar os resultados
EMPREENDEDORISMO

Como integrar diferentes ferramentas de Martech para maximizar os resultados

newsadm228/08/202400
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Entender o que é Martech é cada vez mais necessário, visto que essa área pode revolucionar como executamos as ferramentas de marketing nos negócios, poupando tempo e aumentando os resultados.

Não é novidade que a tecnologia é importante no nosso setor. Inclusive, as empresas abrem cada vez mais espaço para que os profissionais de Martech liderem as estratégias e campanhas. 

O que é Martech?

Afinal, o que é martech? Trata-se da união entre marketing e tecnologia, possibilitando que as agências sejam totalmente voltadas para a integração de ferramentas. Entender essa definição nos ajuda a nos diferenciarmos da concorrência, pois enquanto o que mais vemos é o uso convencional na rotina, uma martech se destaca pela imersão tecnológica.

Pode parecer mais do mesmo, mas empresas como a Aunica, SEMRush, HubSpot e muitas outras estão aplicando essa abordagem de forma diferenciada. Elas entregam resultados que vão além de prestação de serviço com uso de tecnologia. 

Por que ela é importante para o seu negócio?

O martech é importante porque soluciona a gestão de dados, oferece mais capacidade de tomar decisões, e aprimora suas campanhas de marketing. Sua importância, afinal, chega tanto para a equipe com a qual trabalha, como para o público.

Além disso, gera um melhor custo-benefício, pois você faz o investimento em ferramentas integradas, e o seu ROI (retorno sobre investimento) é satisfatório. Ou seja, abrange todos os setores da organização, e um dos problemas nas empresas é a falta de conversão interna para alcançar objetivos comuns.

As principais categorias de ferramentas de Martech

As principais ferramentas de Martech, como o Google Analytics, já são populares entre os profissionais de Marketing, independentemente do segmento empresarial. Mas, segundo o estudo Martech Trends 2024, 61,7% dos entrevistados preferem o ChatGPT.

Antes de Martech, você conheceu a Adtech, que é um termo voltado apenas para as ações de publicidade nas mídias e plataformas. As ferramentas mais completas para suas estratégias são:

  • HootSuite, para gestão de redes sociais;
  • Google Analytics, reúne pra você dados completos sobre o público e marketing em ação;
  • MailChimp, provando que o uso de e-mails ainda é poderoso;
  • Social Miner, que usa IA para gerir dados que vão te ajudar a identificar a jornada do consumidor;
  • Salesforce, uma ótima ferramenta para relacionamento com seus clientes.

O melhor é que elas fornecem integração com as principais plataformas de propagação de mídias, conteúdos e anúncios, as que você já usa ou deseja explorar. Com a escalada da IA, o uso exclusivo da produção manual não te dará o melhor resultado.

Desafios na integração de diferentes ferramentas de Martech

Entre os desafios está a procura por profissionais em Martech que saibam os caminhos para lidar com dados e potenciá-los em conversões. As empresas, por sua vez, enfrentam dificuldades em operar suas próprias ferramentas, mesmo após a automação.

Nesse contexto, o maior desafio é não depender apenas das ferramentas – que já são muito eficazes por si mesmas – mas sim garantir que haja uma ou mais pessoas responsáveis pela administração e maximização de seu potencial.

Como criar uma estratégia de integração de Martech eficaz

A verdade é que não há uma única estratégia, mas sim um investimento em estrutura, tecnologia e montagem de etapas e processos, devendo-se alinhar os objetivos, conhecer seu público e executar a melhor ação. Assim, um caminho prático para criar estratégia de integração em martech seria:

  1. Traçar seus objetivos e suas metas;
  2. Fazer pesquisas;
  3. Focar no público-alvo;
  4. Selecionar as melhores ferramentas e seu custo-benefício;
  5. Criar uma jornada de cliente;
  6. Usar os canais;
  7. Montar as campanhas;
  8. Estabelecer um padrão de análise.

Ao operar as ações de martech, é essencial acompanhar as métricas, estar perto dos números o máximo possível e sempre fazer ajustes. Um dos pontos mais importantes é não deixar de manter os colaboradores sempre ativos, criando material e conteúdos relevantes.

Dicas para otimizar a integração de Martech e maximizar os resultados

Automatize seus processos básicos e técnicos, como o envio de e-mails e templates, postagens programadas nas redes sociais; e tenha uma boa base de data analytics e BI (Business Intelligence).

Siga as etapas e sempre tenha pessoas monitorando tudo. Assim, novos insights surgem, e, à medida que você vê as respostas do público, consegue melhorar o desempenho e ter maiores chances de vendas.

Contrate a Aunica! Nós revelamos o que é Martech e quais ferramentas você deve usar agora mesmo. Juntos, podemos viver a cultura do marketing e da tecnologia e gerar ainda mais valor para os negócios!

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