Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»Como o futebol explica o comércio exterior?

    Como o futebol explica o comércio exterior?

    wilkesousa21/01/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Por Cristiane Fais – CEO da ACCROM Consultoria em Logística Internacional

    O futebol brasileiro está mudando. Injeções de dinheiro vindas das SAF’s, clubes mais ricos e competitivos e inúmeras transações, de compra e venda de atletas, tem movimentado verdadeiras fortunas.

    A mais recente vem da base do Palmeiras. Vitor Reis foi negociado por 217 milhões de reais. Muito disso em função do preço do Euro. Antes dele, porém, inúmeros atletas do palmeiras foram negociados, na chamada “geração do bilhão”. O curioso é que o valor arrecadado só pelo Palmeiras nos últimos anos já beira os dois bilhões de reais, em uma espécie de comércio exterior pujante e lucrativa.

    Além do Palmeiras, muitas equipes já se atentaram de que a base pode ser a solução para as questões financeiras do clube, que independem de patrocínios. O futebol brasileiro é hoje, além de paixão nacional, um reflexo de uma rede global de trocas, influências culturais e, principalmente, de comércio exterior. Por mais que o esporte pareça distante dos assuntos econômicos, o futebol oferece exemplos claros de como as relações internacionais e o comércio entre nações funcionam na prática.

    A cada janela de transferências, bilhões de dólares são movimentados em transações internacionais, onde clubes de diferentes países compram e vendem atletas. Esses movimentos de jogadores geram uma série de implicações econômicas, desde o aumento do valor de mercado de clubes até a movimentação de capital entre países. Por exemplo, um jogador brasileiro transferido para um clube da Premier League inglesa não é apenas um atleta em movimento, mas também um ativo que envolve contratos, impostos, direitos de imagem, além de um impacto cultural e social entre as duas nações.

    Outro exemplo claro de como o futebol está entrelaçado com o comércio exterior é o envolvimento das grandes marcas globais. Desde as camisas dos clubes até os estádios, o futebol é um dos maiores canais de marketing e publicidade no mundo. Marcas como Nike, Adidas, Coca-Cola e Emirates, entre outras, não se limitam a apoiar clubes locais, mas buscam expandir seu alcance através de acordos internacionais. O futebol é uma vitrine global para essas marcas, permitindo-lhes aumentar sua visibilidade em mercados estrangeiros e, consequentemente, expandir suas operações.

    O esporte também movimenta uma enorme quantidade de recursos financeiros através dos torcedores. Partindo da ideia de que os clubes de futebol têm seguidores internacionais, as receitas de bilheteiras, produtos licenciados e assinaturas de canais de TV se expandem globalmente.

    Já as competições internacionais de futebol, como a Copa do Mundo da FIFA, são eventos que exemplificam claramente a interdependência econômica entre países. A realização de uma Copa do Mundo envolve uma vasta rede de contratos internacionais, desde fornecedores de materiais e infraestrutura até acordos de direitos de transmissão.

    Por fim, o futebol também é uma ferramenta de diplomacia econômica, em que países buscam fortalecer laços através de parcerias esportivas. Muitos países utilizam o futebol para estreitar relações com outras nações, seja promovendo torneios amistosos ou firmando acordos comerciais que envolvem o esporte. A presença de seleções de futebol em outros países pode servir como um elo para novas negociações comerciais, uma vez que a imagem de um país como um líder esportivo pode atrair investimentos e impulsionar o comércio.

    No Brasil, por exemplo, o futebol é uma das principais vitrines para o país no exterior. As exportações de produtos com a marca “Brasil”, como camisetas e acessórios de futebol, são amplamente procuradas em mercados internacionais. Além disso, o país tem investido em parcerias com outras nações para o desenvolvimento do esporte, o que fortalece sua posição como exportador de conhecimento e recursos.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    DAVID ROBERTO FLORIM
    [email protected]

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Previsões 2025 – Inteligência artificial, proteção de dados e personalização de experiências devem impulsionar mudanças estratégicas neste ano

    15/01/20250

    Um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. Mulheres apresentam piores índices da doença

    01/12/20230

    Sanavita participa da maior feira de negócios em produtos naturais da América Latina

    11/06/20240

    Fluxo retrai em lojas físicas, mas faturamento aumenta 9% em fevereiro

    01/04/20240

    Programa de Desenvolvimento de Liderança reúne gestores e equipe multidisciplinar no IgesDF

    18/09/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.