O assédio moral trabalhista, é um problema sério que pode gerar consequências devastadoras para a saúde mental e física das vítimas. Identificar os sinais desse tipo de violência é o primeiro passo para buscar ajuda e garantir um ambiente de trabalho seguro.
É importante ressaltar que o assédio moral se manifesta de diversas formas e pode ser difícil de identificar, principalmente se a vítima for alguém que nunca passou por essas situações antes e funcionários inexperientes no ambiente de trabalho.
O que é assédio moral no trabalho?
O assedio moral trabalhista é uma forma de violência psicológica que se caracteriza por comportamentos abusivos, repetitivos e sistemáticos, visando humilhar, constranger, intimidar ou isolar um trabalhador.
Essa conduta, além de violar a dignidade do trabalhador, pode gerar graves danos à saúde mental e física de quem a sofre, afetando sua vida pessoal e profissional. É importante frisar que o assédio moral pode se apresentar de diversas formas e algumas podem ser difíceis de se identificar.
Quais são os tipos de assédio moral mais comuns?
Os tipos de assédio moral mais comum são aqueles que têm a intenção de prejudicar, ofender ou isolar o funcionário. Não necessariamente precisa ser de forma direta e verbalizada, atitudes isoladas e sobrecarga de trabalho também são uma forma de assédio moral trabalhista.
Quais os sinais de que você está sofrendo assédio moral?
Alguns sinais de assédio moral aparente, podem ser críticas constantes e humilhações públicas, com objetivo de desmoralizar a vítima, isolamento social, quando a vítima é excluída de atividades, ameaças e intimidações são outros sinais recorrentes.
As consequências do assédio moral para a saúde
As consequências do assédio moral variam com os tipos de discriminacao sofrida, podendo englobar problemas de saúde mental, como, ansiedade, depressão e transtorno de sono, como também problemas físicos, como, dores de cabeça e problemas gastrointestinais.
Como diferenciar assédio moral de outros conflitos no trabalho?
A principal diferença reside na intencionalidade e na repetição dos comportamentos assediadores. O Assédio moral e conflitos no trabalho são termos que, embora possam se confundir, possuem características distintas.
Alguns canais de denúncia como a Contato Seguro podem ser úteis para te ajudar a descobrir se está sofrendo assédio moral ou se é um simples conflito. Em casos que demonstram uma superioridade de função do assediador, geralmente se encaixa em assédio moral.
Tipos de discriminação e como eles se relacionam com o assédio moral
A discriminação é o comportamento que envolve o tratamento desigual de trabalhadores ou grupos com base em características como raça, gênero, orientação sexual, idade, religião, deficiência, entre outras.
É imprescindível ter em mente que o assédio moral é uma forma de violência psicológica que se caracteriza por comportamentos abusivos, repetitivos e sistemáticos, com o objetivo de humilhar, constranger ou intimidar alguém, no ambiente de trabalho.
O que fazer se você estiver sofrendo assédio moral?
Em casos mais simples, isso pode ser resolvido de formas que não envolvam confronto, como uma conversa com o agressor, procurar o RH, pode ser outra forma de coibir essas atitudes, caso não resolva, o ideal é denunciar para os órgãos competentes.
Sofrer assédio moral é uma experiência traumática que pode ter diversas graves consequências para a saúde mental e física, é importante saber que você não está sozinho e que existem meios de lidar com essa situação.
Como denunciar o assédio moral?
Denunciar o assédio moral é o passo correto para proteger seus direitos e assegurar sua segurança no ambiente de trabalho. Ao tomar essa atitude, você não apenas se ajuda, mas também contribui para a prevenção desse tipo de agressão.
Os primeiros passos para efetuar uma denúncia eficiente é documentar quaisquer provas úteis das agressões. Procure o sistema de denúncias Contato Seguro para garantias de anonimato e bom andamento do processo da denúncia.
Sofrer assédio moral é um tópico sério que não pode ser deixado de lado, em casos em que ele ocorre a vítima deve quanto antes buscar ajuda para não sofrer danos psicológicos e físicos devido esse tipo de atitude no trabalho.