Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Do básico ao ideal, entenda o papel da ultrassonografia em cada fase da gestação

    09/05/2025

    Mordidas de pets podem causar infecções graves e levar à cirurgia na mão

    09/05/2025

    Você conhece o TPAC?

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Do básico ao ideal, entenda o papel da ultrassonografia em cada fase da gestação
    • Mordidas de pets podem causar infecções graves e levar à cirurgia na mão
    • Você conhece o TPAC?
    • Um Dia das Mães sem pressão
    • Alerta no SUS: internações por pneumonia custaram R$ 381 milhões em 2025
    • Prêmio eSports Brasil elege 13 influenciadores para a campanha de promoção da nona edição do evento
    • Dia das Mães à mesa
    • Inovações sustentáveis e experiências culturais marcam presença da Korin Alimentos no maior festival supermercadista do mundo
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Consumidores e pequenos negócios serão prejudicados pela fusão de Petz e Cobasi
    ECONOMIA

    Consumidores e pequenos negócios serão prejudicados pela fusão de Petz e Cobasi

    wilkesousa31/03/202501
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A fusão entre as gigantes Petz e Cobasi tem provocado inquietação num mercado onde os pequenos negócios – a alma do setor pet – já lutam para manter seu espaço. A contestação da PetLove junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aponta para um cenário onde a concentração de poder não só estreita as opções para os consumidores, mas também sufoca a diversidade e a rentabilidade dos empreendedores locais.

    “A concorrência com uma gigante reduziria ainda mais as nossas opções para captar clientes, além de permitir que esta nova companhia imponha preços finais. Sem dúvida, a fusão prejudicará a rentabilidade dos pequenos lojistas e, por consequência, as vantagens para um mercado sadio para o consumidor final”, avalia Bianca Souza, que há mais de 10 anos vive e respira o segmento pet. Como proprietária da Foster Pet Place, um pequeno negócio localizado em Blumenau (SC), ela alerta que em meio a essa transformação, o risco não se restringe apenas à venda de produtos: serviços essenciais como banho e tosa e atendimentos veterinários também estariam na berlinda. A nova companhia, ao explorar sua escala, correria o risco de espremer até mesmo os últimos sopros de rentabilidade desses serviços, marcando o fim de margens saudáveis para os pequenos.

    Embora o setor pet brasileiro seja majoritariamente composto por pequenos, médios e microempreendedores, a análise sobre a concentração e o poder de compra para formação de estoque precisa levar em conta as especificidades dos negócios. “Não há outras empresas no Brasil com o mesmo porte da Petz e da Cobasi. A fusão, ao concentrar esse poder, pode desestabilizar o equilíbrio do setor, prejudicando tanto os lojistas quanto os consumidores que, no fim, terão menos opções e personalização”, conclui Bianca, alinhando-se com os argumentos apresentados pela PetLove na contestação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

    Atualmente, conforme dados do Sebrae, existem quase 230 mil empresas que atuam neste setor que deve movimentar R$ 77 bilhões em 2025 no Brasil. Porém, cerca de 60% destes negócios são de Microempreendedores Individuais (MEI’s), que possuem o faturamento anual limitado a R$ 81 mil e podem empregar apenas um colaborador.  Informações levantadas pelo Instituto Pet Brasil (IPB), em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), apontam que a união de Petz e Cobasi representa um faturamento anual superior a R$ 7 bilhões, algo próximo dos 10% do total movimentado por este mercado.

    Bianca também explica que, ao observar os números de vendas on-line, a força desta nova companhia fica ainda mais evidente. Conforme dados de 2024, apurados pela IPB e Abinpet, pequenos e médios pet shops faturaram R$ 1,2 bilhão na soma de todos os canais de vendas. Esse valor é superado pelas vendas online da combinação de Petz e Cobasi. As duas gigantes, unidas, teriam ultrapassado R$ 1,5 bilhão nos 12 meses do último ano.

    Em meio a esse turbilhão, os pequenos negócios têm buscado alternativas inovadoras e diferenciadas para resistir à maré da concentração. A Bianca comenta que a estratégia adotada pela Foster Pet Place, por exemplo, para encarar esta nova realidade do mercado pet e ficar preparada para a possível fusão das concorrentes é de valorizar os produtos locais, especialmente aqueles feitos artesanalmente. Pequenos fabricantes reúnem mais facilidades para ofertar volumes menores para cada lojista, além de incluírem uma seleção mais apurada de cada item que desenvolvem. Facilitando o sortimento das lojas menores.

    Nesse contexto, iniciativas como a da Foster Pet Place emergem com vigor e personalidade. Em um mercado cada vez mais competitivo, ser a praça de encontro dos apaixonados por animais é uma ideia atraente para os tutores e seus patudinhos. A Foster está localizada bem no coração de Blumenau, ocupando uma galeria que resgata um prédio quase centenário – um verdadeiro patrimônio histórico do município –. O espaço se destaca por um atendimento simples e genuíno, um ambiente colorido e de design diferenciado e, principalmente, uma curadoria de produtos locais que ajuda o tutor a não errar na escolha do que levar para os filhotes pet. Essa aposta na seleção de itens fabricados por artesãos, pequenos e microempreendedores – desde alimentação natural a petiscos e acessórios exclusivos – e na personalização do atendimento, transforma a loja num ambiente de diálogo e aconchego, aproximando o cliente do dia-a-dia da operação.
     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    TARCISO ANTUNES SOUZA
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Fundo Social de São Paulo oferece 18 novos cursos gratuitos de curta duração

    27/11/20230

    Volta às Aulas Solidária: Carioca Shopping arrecada material escolar

    03/02/20250

    Regulamentação da reforma tributária é aguardada pelo setor industrial

    17/06/20240

    Domitila Barros é a primeira convidada do podcast ‘Vale o Post?’ do Grupo Soller

    01/05/20240

    Prefeito de Jundiaí (SP) chama proposta do governo Lula de “Robin Hood”

    28/03/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.