Garantir a satisfação dos clientes é um dos pilares para uma empresa de sucesso. E um setor logístico estruturado e eficaz é essencial para causar um impacto significativo na satisfação e fidelização dos compradores. Segundo Javiera Lyon, especialista em Psicologia Organizacional e Country Manager da SimpliRoute no Brasil, investir em tecnologia e inovação na logística é uma estratégia crucial para garantir o sucesso das entregas, além de trazer diversos benefícios para a empresa, como o aumento de eficiência dos processos e a redução de erros..
Segundo dados do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), as principais queixas dos consumidores quando compram on-line são referentes a atrasos ou não entrega de produtos. Já dados do Reclame Aqui, um site que registra a insatisfação dos clientes, mostram que houve um aumento de mais de 30% nas queixas em um período de dois anos sobre atrasos no recebimento das compras. ”As empresas precisam acompanhar o grande crescimento de compras online. Muitas não estão conseguindo se desenvolver e investir o suficiente para atender o aumento do fluxo de produtos. No entanto, esse problema pode ser solucionado por meio de estratégias logísticas”, explica Javiera.
O crescimento do comércio online, principalmente pós pandemia, é um desafio para o setor logístico. De acordo com a pesquisa Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024, da Dito e da Opinion Box, 43% das pessoas leem as avaliações dos produtos no site/loja, da mesma forma que 32% sempre procuram avaliações da marca no Google. Observando esses dados e o mercado, Lyon entende que ter uma logística bem executada ajuda a construir uma reputação positiva e a atrair mais clientes, evitando a perda de vendas e otimizando a taxa de conversão.
Tecnologias como a da SimpliRoute, líder em tecnologia de roteirização inteligente na América Latina, ajudam as empresas a otimizarem as rotas e maximizar os resultados de entrega com o software de última milha. Um planejamento estratégico de rotas, monitoramento em tempo real e uma comunicação eficaz com o cliente, é o que Javiera considera essencial para a fidelização do consumidor final. Com uma melhor comunicação direta com o cliente, de acordo com dados da SimpliRoute, mais de 90% das entregas são realizadas com sucesso na primeira tentativa diminuindo o retrabalho, economizando recursos e aumentando a satisfação do consumidor.
“Investir em logística é investir em uma vantagem competitiva no mercado”, afirma Javiera. “Quando uma empresa oferece uma experiência logística positiva, os compradores tendem a se tornar clientes fiéis e também a recomendar a sua empresa para outros, o que aumenta as chances da empresa crescer e prosperar”, finaliza.
Sobre a SimpliRoute
A SimpliRoute é uma empresa de tecnologia para logística, fundada em 2014. Com mais de 1000 clientes em 26 países, em dois continentes, oferece soluções personalizadas para otimização de rotas, redução de custos operacionais e melhoria da eficiência das operações logísticas, atendendo companhias de todos os portes. Suas soluções utilizam inteligência artificial e algoritmos avançados para o planejamento de rotas, permitindo monitoramento em tempo real e melhorando a tomada de decisões dos clientes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALVARO CAMPAGNOLI NETO
emanuelle@prismacomunicacao.com