No dia 15 de março, celebrou-se o Dia do Consumidor em diversos países ao redor do mundo. A data não é apenas uma oportunidade para grandes promoções e descontos, mas também uma ocasião para refletir sobre os direitos e responsabilidades dos consumidores.
Para entender melhor o significado deste dia, a professora de Direito da UniCesumar, Suzane de França Ribeiro destaca que o Dia do Consumidor é uma ocasião importante para lembrar que os consumidores têm direitos fundamentais que devem ser respeitados pelas empresas e órgãos governamentais. “O Dia do Consumidor é uma oportunidade para reforçar a importância da proteção dos direitos dos consumidores e para promover a conscientização sobre as práticas comerciais justas”, afirma a Prof.
Um levantamento feito pelo PicPay identificou que 64% dos brasileiros pretendem fazer compras na data este ano, e 79,5% realizaram pesquisas para comparar o valor dos produtos antecipadamente. Pensando nisso, Suzane orienta que os consumidores têm o direito de reclamar e buscar compensação quando se sentirem lesados por práticas comerciais injustas ou enganosas. No entanto, também existem responsabilidades. “É importante que os consumidores estejam cientes de seus direitos, mas também é fundamental que exerçam esses direitos de forma responsável. Isso inclui fazer escolhas conscientes, ler e compreender os termos e condições dos contratos antes de assiná-los e agir de acordo com as leis e regulamentações que protegem os consumidores”, disse.
Origem
O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma data que tem suas raízes em um acontecimento marcante na história dos direitos dos consumidores. Essa data, que inicialmente tinha como objetivo promover reflexões sobre os direitos e deveres dos consumidores, acabou se tornando uma ocasião importante para o comércio em diversos países ao redor do mundo.
A origem do Dia do Consumidor remonta ao ano de 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, proferiu um discurso perante o Congresso americano no qual enfatizou a importância de proteger os direitos dos consumidores. Naquela época, Kennedy ressaltou que os consumidores mereciam um conjunto de direitos básicos, como o direito à segurança, à informação, à escolha e à reparação de danos.
A partir desse discurso, surgiu um movimento que visava promover a conscientização sobre os direitos dos consumidores e pressionar governos e empresas a garantir a proteção e o respeito aos consumidores.
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Há mais de 30 anos no mercado educacional, e desde 2022 como uma das marcas integradas no grupo Vitru Educação, a UniCesumar possui mais de 600 mil alunos ativos, tanto na modalidade presencial quanto EAD. Atualmente, possui mais de 1,2 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três polos internacionais, localizados em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, um dos grandes destaques é o curso de Medicina, ofertado no campus de Maringá (PR) e em Corumbá (MS). Além disso, conta com outros quatro campi nas cidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Campo Grande (MS). A instituição está entre os dez maiores grupos educacionais privados do país. Em seu portfólio estão mais de 130 cursos de graduação e 130 de pós-graduação, 71 cursos técnicos e 16 cursos profissionalizantes.