O Dia dos Namorados, celebrado no próximo 12 de junho, promete ser de bilhões para a economia da capital mineira. De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a expectativa é que a movimentação de vendas em torno da data gere um faturamento de R$ 2,17 bilhões durante o mês de junho. Este valor é 1,87% maior que o do mesmo período do ano anterior, quando o montante foi de R$ 2,13 bilhões.
“O Dia dos Namorados fecha a temporada de datas comemorativas do primeiro semestre. E, com essa boa expectativa de vendas, dá fôlego para que o lojista cumpra com suas obrigações financeiras e traz ânimo para que os próximos seis meses sejam positivos para o comércio”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
A pesquisa da entidade, realizada entre os dias 6 e 20 de maio com 150 lojistas da capital, revela ainda que os comerciantes esperam um tíquete médio de R$ 221,81 por presente. Como a expectativa é que sejam adquiridos dois produtos, o investimento dos apaixonados pode chegar a R$ 443,62. Um crescimento de 22% em relação à data de 2023.
A maioria dos lojistas entrevistados (76%) acredita que os consumidores vão optar pelo pagamento parcelado no cartão de crédito, com uma média de três parcelas. Já 16,7% esperam o uso do cartão de crédito à vista; 4% o pagamento no débito e 3,3% aguardam pagamento em PIX.
Quando questionados sobre a expectativa de gastos dos casais para o Dia dos Namorados deste ano, em comparação ao ano passado, 76% dos comerciantes acreditam que será igual, 16,7% acham que irá aumentar e 7,3% esperam uma queda.
Lista de presentes
Na perspectiva dos lojistas, os produtos com maior saída deverão ser:
Roupas – 60%
Acessórios – 19,3%
Calçados – 19,3%
Malas e Mochilas – 12,7%
Cosméticos – 7,3%
Itens de decoração – 6%
Para atender as demandas da data, 41,3% dos comerciantes reforçaram o estoque e 51,3% mantiveram o mesmo volume; 7,3% disseram que reduziram.
Em relação aos fatores que podem contribuir para as vendas do Dia dos Namorados, 62% dos entrevistados acreditam na liquidação dos produtos, 9,3% em flexibilidade de pagamento, 6,7% em divulgação, 5,3% no aumento da empregabilidade e 4,7% em bom atendimento.
Já referente aos dificultadores de vendas, os comerciantes afirmam que os principais obstáculos são: falta de agilidade e cordialidade no atendimento (52%), aumento do preço dos produtos (18%), desemprego (11,3%), inadimplência (6,7%), diminuição da renda dos consumidores (3,3%).
Para driblar essas dificuldades e fisgar os namorados interessados em presentear, os lojistas vão investir em estratégias como:
Decoração da loja – 90%
Divulgação dos produtos – 70%
Variedade de produtos – 68%
Flexibilidade e/ou facilidade de pagamento – 54%
Os principais canais de vendas, além da loja física (97,3%), serão as redes sociais, com destaque para o Instagram (58,7%) e WhatsApp (51,3%). O site da empresa será utilizado por 37,3%.
As ferramentas utilizadas para divulgação são: vitrine (92,7%), Instagram (90,7%), WhatsApp (64%), boca a boca (64%), site próprio (26%) e Facebook (8,7%).
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MARIA CRISTINA GOMES REIS
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