Dez de julho é marcado pelo Dia da Saúde Ocular. A data é um alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças oculares. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há cerca de 1,5 milhão de pessoas cegas no Brasil. O estudo aponta que o envelhecimento e a pobreza estão entre os principais fatores de risco para perda da visão.
O oftalmologista Antônio Sardinha Neto, do Hospital de Olhos de Cuiabá, enfatiza a necessidade de se dedicar à prevenção e ao cuidado adequado dos olhos. “Muitas doenças oculares podem ser detectadas numa consulta com o oftalmologista. Os exames preventivos podem diagnosticar desde doenças sistêmicas até tumores”, afirma o médico.
O especialista aponta ainda para o aumento das doenças oculares relacionadas ao estilo de vida moderno. “Passamos cada vez mais tempo em frente a telas digitais, seja no trabalho, no lazer ou nos estudos. Isso tem levado ao surgimento de problemas como a síndrome do olho seco e a fadiga visual. Além disso, o envelhecimento da população também traz consigo um aumento nas doenças oculares crônicas, como a degeneração macular relacionada à idade.”
Segundo o Dr. Antônio, a prevenção é a chave para a saúde ocular. “É muito importante ressaltar que os olhos não apresentam somente problemas de grau, há doenças sérias que podem levar à cegueira se não detectadas e tratadas a tempo. Por isso, recomendamos visitas anuais ao oftalmologista”, ressalta o médico.
Ainda de acordo com o especialista, as principais doenças oculares são: conjuntivite aguda bacteriana, conjuntivite viral, conjuntivite crônica (tracoma), catarata e glaucoma. Além de consultar regularmente o oftalmologista, o médico também lista algumas dicas para proteção dos olhos:
– Evitar coçar ou esfregar os olhos;
– Remover a maquiagem antes de dormir. Sempre verificar a validade dos produtos;
– Não compartilhar maquiagem;
– Verificar o nível de glicose para evitar problemas causados pela diabetes;
– Pelo menos uma vez ao dia, é importante higienizar a área em volta dos olhos (pálpebras, cílios e cantos). Ao remover as impurezas, o paciente evita as coceiras, irritações e até conjuntivite;
– Usar óculos ou lentes quando prescritos;
– Usar óculos escuros em locais com muita claridade, e
– Piscar com frequência para lubrificar as córneas. Isso ajuda a prevenir a Síndrome da Visão de Computador.
“Em caso de baixa visão, dores oculares, irritações frequentes, procure um oftalmologista”, recomenda o médico do Hospital de Olhos de Cuiabá.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATHALIA FERNANDES RIBEIRO VAJAS
nath.vajas@gmail.com