Segundo o Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas da Serasa Experian, do total de débitos negativados em julho, 43,2% foram pagos ou renegociados pelas empresas inadimplentes em até 60 dias após o mês de referência. Na abertura por setores, o “Varejo” recebeu o maior percentual de pagamentos (54,0%). Confira os números nos gráficos abaixo:
Para Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, “as consecutivas baixas nos índices de recuperação de crédito das empresas são decorrência da fraca atividade econômica que prevaleceu nos últimos meses. A perspectiva é de que a análise do segundo semestre traga resultados mais favoráveis, motivados pela redução na inflação e na taxa básica de juros, além da estabilidade na inadimplência das companhias”.
Na análise pela idade das dívidas, aquelas com até 30 dias de vencimento foram as mais liquidadas (54,2%). Em seguida ficaram as de até 60 dias (42,0%), 90 dias (31,3%), 180 dias (21,0%), contas com 1 ano (18,5%) e as que venceram há mais de 1 ano (14,7%).
Compromissos financeiros entre R$500 e R$1.000 impulsionaram pagamentos
Os dados do Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas da Serasa Experian mostraram ainda, que os compromissos financeiros com valor entre R$ 500 e R$1.000 foram os mais elegidos pelas empresas inadimplentes na hora de colocar as contas em dia. Por outro lado, encargos de R$2.000 a R$10.000 foram os menos contemplados. Veja, na tabela a seguir, o detalhamento completo nesta visão:
UFs do Nordeste lideram ranking nacional
Ainda segundo o levantamento, seis das nove Unidades Federativas (UFs) do Nordeste ocuparam o topo do ranking nacional do Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas da Serasa Experian, com o Piauí em primeiro lugar. A seguir está a visão com todas as Unidades Federativas (UFs):
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Solução Serasa Experian Recuperação de dívidas
Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.
Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui.
Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U