Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»CULTURA»LIVROS»Editora Modelo: nova editora fundada por coordenadores do NESPE tem foco na disseminação do conhecimento sobre mercado editorial
    LIVROS

    Editora Modelo: nova editora fundada por coordenadores do NESPE tem foco na disseminação do conhecimento sobre mercado editorial

    29/10/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE) foi fundado em 2016 com a missão de transformar o mercado editorial brasileiro através da disseminação de conhecimento especializado e da promoção de práticas inovadoras. Criada pelos sócios-diretores Cibele Bustamante e Leandro Müller, a instituição une teoria, prática e academia de forma integrada.

    O NESPE está sempre atento às tendências do mercado editorial, tanto no Brasil quanto no exterior. Por isso, Cibele Bustamante e Leandro Müller se juntaram a Silvia Rebello, professora na pós-graduação de Edição e Gestão Editorial, também no NESPE, para fundar a Editora Modelo. A editora já possui três títulos lançados na Flip 2024: “Os livros antes do livro” e “Composição tipográfica: Como escolher fontes, compor parágrafos e ir além do desenho de tipos”, de Cibele Bustamante; e “O que pensa o mercado editorial brasileiro?”, de Leonardo Neto.

    Foco na disseminação do conhecimento sobre mercado editorial

    A editora nasce com uma dupla missão: estimular a publicação de conteúdo sobre o mercado editorial como um todo e dar oportunidade para que os pós-graduandos do NESPE coloquem em prática aquilo que aprenderam em aula, sob supervisão de profissionais do mercado.

    “Como nossa missão é o foco na disseminação de conhecimento para e sobre o mercado editorial como um todo, publicaremos principalmente livros de não-ficção sobre livros, mercado e produção editorial, bem como sua história e temas correlatos, como design de livros, composição tipográfica, manuais de escrita etc.”, afirma Leandro Müller. 

    O catálogo da editora valoriza a difusão de conhecimento sobre livros, com produções de autoria nacional. Também há planos para traduções de textos estrangeiros para o português. Müller diz que temas ligados ao mercado de livros brasileiro, com todas as suas particularidades, são muito bem-vindos

    A editora pretende publicar livros pertinentes para o bom exercício de práticas  profissionais no mercado editorial, da escrita criativa e produção de conteúdo. A ideia também é consolidar padrões editoriais, tornar-se referência na divulgação de conhecimento no campo editorial.

    Primeiros títulos a serem publicados: conheça as obras

    “Os livros antes do livro”, de Cibele Bustamante, é uma jornada pela história da escrita, seus suportes e formatos que antecederam o códice, convidando o leitor a repensar o papel dos livros hoje e revelando como eles continuam a ser uma ponte entre gerações, culturas e realidades.

    Recheado de histórias e detalhes pitorescos, além de belíssimas imagens de artefatos que cobrem mais de 400 mil anos de história, “Os livros antes do livro” é uma obra para ler, ver e se deliciar; com leitura fácil, linha do tempo, mapas, desenhos e esquemas que convidam a conhecer mais sobre o livro e sobre a humanidade. 

    Para a publicação do mesmo, está acontecendo uma campanha de financiamento coletivo no Catarse até dia 2 de outubro. A meta é de R$30.000 e 40 pessoas já apoiaram. A autora, Cibele Bustamante, trabalhou como designer em várias editoras e em agências de comunicação tanto no Brasil como na Itália. No âmbito acadêmico, lecionou em instituições renomadas como o Politécnico de Milão e o SENAI. Como pesquisadora, focou em inovação, tecnologia e história, principalmente no que tange à comunicação e publicação multimídia.

    Também de Cibele Bustamante, será publicado “Composição tipográfica: como escolher fontes, compor parágrafos e ir além do desenho de tipos”. A obra se propõe a guiar o leitor na escolha e no uso eficaz das fontes em projetos gráficos, especialmente em textos longos para mídia impressa. Destinado a estudantes de design gráfico, designers editoriais, profissionais da área editorial e entusiastas da tipografia, este livro oferece uma abordagem prática e abrangente, com exemplos e modelos de composição que guiam o leitor desde os princípios básicos até técnicas mais avançadas.

    Já “O que pensa o mercado editorial brasileiro?” é uma coletânea de entrevistas conduzidas por Leonardo Neto que oferece um panorama profundo das visões e experiências de profissionais que dão forma ao universo editorial no Brasil. Originadas da coluna “Bate-papo” da newsletter Happy Hour NESPE, uma fonte de informação descontraída e acessível, estas entrevistas capturam a riqueza e a complexidade do setor.

    Com contribuições de figuras influentes como Karine Pansa, presidente da International Publishers Association, e Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, este livro revela histórias inspiradoras e oferece insights valiosos sobre os desafios e oportunidades do mercado editorial.

    Organizada por Marcos Filho, a obra convida o leitor a pensar no setor e refletir sobre o futuro dos livros e da leitura no Brasil. Ideal para profissionais, estudantes e apaixonados por livros, esta obra é uma peça essencial para quem deseja se aprofundar no fascinante mundo dos livros.

     

    Adquira os livros no site da editora: www.editoramodelo.com.br  

    Siga no Instagram:  @editoramodelo_

    Siga no Tiktok – @editoramodelo    

    Linkedin: https://www.linkedin.com/in/editora-modelo/

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    VERIANA RIBEIRO ALVES
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    "Meu Mundo em Palavras": autobiografia infantil celebra a infância ao convidar os pequenos a registrarem suas histórias

    08/05/2025

    Mães de anjo e bebês arco-íris: Como a escrita transforma traumas em narrativas universais

    08/05/2025

    Cocô é super-herói em novo livro infantil da escritora Gabriela Metzker

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    Todas as estações da CPTM terão serviço para atendimento em Libras

    18/12/20230

    Black Friday do Shopping Campo Limpo tem descontos que chegam a 70% OFF

    27/11/20240

    Em constante crescimento, ICC anuncia parceria com a norte-americana Balchem e deve chegar a mais de 40 estados dos EUA

    22/03/20240

    Artigo: Novo benefício do INSS para dependentes de vítimas de feminicídio

    11/11/20230

    BOLETIM DA SITUAÇÃO DAS CHUVAS NO ESTADO – 19/11/2023 – 10H

    19/11/20230
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.