Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Empreendedorismo Feminino: Mais da metade das empreendedoras brasileiras toma decisões de forma colaborativa, mostra pesquisa da Serasa Experian
    ECONOMIA

    Empreendedorismo Feminino: Mais da metade das empreendedoras brasileiras toma decisões de forma colaborativa, mostra pesquisa da Serasa Experian

    03/12/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Um levantamento inédito realizado pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mostra como é o perfil de liderança das empreendedoras brasileiras e como elas atuam em situações de tomada de decisão no dia a dia. Os dados nos mostram que 51% delas prefere tomar decisões de forma colaborativa, seja trocando experiências com outras pessoas para ter diferentes pontos de vista (38%) ou pedindo conselhos para colegas mais experientes (13%).

    Já 32% das empreendedoras baseiam suas decisões em dados e análises. Esse percentual é maior conforme o porte da empresa: 39% nas empresas de porte micro e 36% nas pequenas e médias.

    Em situações de pressão, as empreendedoras, de acordo com os dados, também mantêm a preferência pela troca de experiência e informações. 59% delas buscam dividir a questão com outras pessoas para achar alternativas, sendo estas envolvidas no negócio (44%) ou não (15%). Dividir a questão com pessoas envolvidas no negócio em busca de uma solução é ainda mais comum em empresas de micro porte (65%) e pequenas/médias (62%).

    Por outro lado, 21% das respondentes preferem, nessas situações de pressão, lidar com a questão sozinha e planejar o que fazer. O número, obviamente, cresce em empresas com porte individual, atingindo 27% das empreendedoras. Já 16% das respondentes escolhem lidar com o tema sozinha e buscar soluções rápidas. Novamente, o percentual cresce em empresas de porte individual, atingindo 18%.

    A pesquisa traz ainda como as empreendedoras lidam com conflitos, com parceiros de trabalho, equipes, fornecedores e clientes, por exemplo. 62% delas responderam que se envolvem e buscam uma solução que satisfaça a todos. 27% também se envolve, mas busca uma solução que julgue justa, mesmo que alguém fiquei insatisfeito. Por fim, 9% das respondentes afirmaram que dá um tempo para que as pessoas encontrem uma solução por elas mesmas.

    “As empreendedoras brasileiras tendem a ter um perfil de liderança colaborativo e voltado ao compartilhamento de informações e à conciliação, como mostrou a pesquisa. E essas soft skills são fundamentais. Mas ainda notamos a oportunidade de incluir dados e inteligência analítica na tomada de decisão. Entender o perfil dessa empreendedora líder é fundamental para que possamos apoiá-la em conteúdos, produtos e soluções que contribuam para decisões assertivas, prosperidade dos negócios e impacto cada vez maior do empreendedorismo feminino na sociedade”, afirma a diretora de produtos para pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Mariana Figueiredo.

    Para apoiar os empreendedores por meio de conteúdo de qualidade, a Serasa Experian lança a segunda edição do boletim “Empreender Brasil: Inteligência de Mercado para MPMEs”. Esse é um material trimestral que traz dados proprietários e de mercado sobre perfil e impactos conjunturais sobre o segmento de micro, pequenas e médias empresas. O estudo se divide em categorias e traz: dados demográficos e segmentação, o Score PJ dessas empresas de modo geral e segmentado, dados de atividade econômica (emprego, demanda, oferta e acesso ao crédito) e inadimplência e insolvência.
     
    Metodologia
    A Pesquisa “Mulheres no Empreendedorismo” da Serasa Experian foi realizada de forma quantitativa, via painel de respondentes e contou com 562 participantes de todas as regiões do país. O detalhamento seguido foi segundo a classificação do Sebrae, considerando: “Comércio, Serviço e Indústria”, “B2B, B2C e Ambos”, “Todas as áreas de atuação (sem cota)”, “Clientes e não clientes de birôs de crédito (sem cota)”, “Maiores de 18 anos”, “100% mulheres” e “Classes ABCD (cotas: 50% AB1 e 50% B2CD)”. 

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    Bruna Leone Romancini
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025

    Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian

    10/05/2025
    EM DESTAQUE

    Centrais Estaduais do Detran-SP agilizam atendimento à população

    28/03/20240

    Para promover nova experiência ao cliente, Mercadão dos Óculos lança totem que faz visagismo e ‘compra inteligente’

    06/08/20240

    Elas & Negócios: Celebrando o Empreendedorismo Feminino no Mês da Mulher

    04/03/20250

    Xcaret México amplia sua oferta com novas experiências de entretenimento para todas as idades

    25/04/20250

    Confraria San Martini brilha na comemoração de 19 anos da Absolute Rio

    10/06/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.